quarta-feira, 26 de agosto de 2015

TEREMIM

Desta vez faremos uma postagem totalmente diferente de todas as anteriores, falaremos não de uma obra, ou de um autor e sim de um instrumento musical.

Trata-se do Teremim um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos e com um pequeno detalhe sem qualquer contato físico entre o instrumento e o músico.

O Teremim é “tocado” através de duas antenas de metal, que percebem a posição das mãos do músico que controla os osciladores de frequência com uma, enquanto que com a outra o volume, de forma que não seja preciso tocar no instrumento. Os sinais elétricos do teremim são amplificados e enviados para um alto-falante.


O teremim original foi produto de pesquisas em torno de sensores de proximidade, financiadas pelo governo russo. O instrumento foi inventado por um jovem físico russo chamado Lev Sergeevich Termen (conhecido no ocidente como Léon Theremin), em outubro de 1920, depois do início da Guerra Civil Russa. Após uma longa turnê pela Europa, onde demonstrou sua invenção, Theremin conseguiu ir para os Estados Unidos, onde patenteou sua invenção em 1928. Posteriormente cedeu os direitos de produção à RCA.


Apesar do Thereminvox da RCA não ter sido um sucesso comercial, ele fascinou audiências dentro e fora da América. Clara Rockmore, uma famosa tereminista, fez um tour para divulgá-lo, executando um repertório clássico em concertos ao redor dos Estados Unidos.



Este material está disponível para audição, no link abaixo.
O instrumento cria um som "alienígena" como uma voz soprano processada. Muito utilizado em filmes de terror e suspense.

Em 1951, Bernard Herrmann utilizou dois teremins para a trilha sonora do filme “O Dia em que a Terra Parou” de Ray Wise. O instrumento dava um toque futurista e ameaçador que combinava perfeitamente com o filme.
Howard Stein utilizou em It – a ameaça que veio do espaço. Miklós Rózsa usava para destacar a instabilidade emocional de vários personagens em filmes como Quando Fala o Coração de Alfred Hitchcock e Farrapo Humano de Billy Wilder. E em muitos mais filmes como “A Máscara do Mágico”, “Mata-me, por favor”, “O Segredo da Casa Vermelha”, “A Casa de Cera”. Mais recentemente, Ed Wood, Marte Ataca ou Existenz.
Em The Song Remains the Same, podemos ver Jimmy Page, tocando um teremim durante a música Whole Lotta Love. Assista o vídeo no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=uiLKT5rPHBA), a partir de 1:48 min de duração.
 Outros artistas como Pink Floyd, Jean Michel Jarre, Radiohead, Marilyn Manson e Nine Inch Nails fizeram uso deste instrumento. Durante anos, o instrumento foi esquecido até meados dos anos noventa, quando o documentário “Theremin, uma Odisseia Eletrônica” de 1994, o trouxe de volta.
A já citada Clara Rockmore após ter sua carreira como violinista interrompida por causa de uma lesão tornou-se uma das maiores teremistas.  Outros nomes que divulgaram o instrumento foram Samuel Hoffman e Lucie Bigelow Rosen.
Atualmente, existem vários teremistas conhecidos como Lydia Kavina, Barbara Buchholz, Masami Takeuchi, Carolina Eyck, Celia Sheen, Ernesto Mendoza, Jonny Greenwood, Robby Virus ou Pamelia Kurstin. E, claro, Sheldon Cooper, um personagem da série de televisão The Big Bang Theory.


Especial agradecimento a  Vassily Genrikhovich do PQPBACH, pelo material, ora divulgado.

Link:

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

David Russell


David Russell

O violonista clássico David Russell é reconhecido mundialmente por sua magnífica maestria musical e sua inspirada habilidade artística, conquistando os mais altos elogios de crítica e público.
Nascido em 1953, em Glasgow na Escócia, aos cinco anos de idade, sua família mudou de Glasgow para Minorca, na Espanha. Ali demonstrou interesse pelo violão, principalmente pela obra de Andrés Segóvia e Julian Brean, no que foi incentivado pelo seu pai, que era um violonista amador.
Andres Segovia                        Julian Bream
Na Espanha teve sua formação inicial, onde viveu boa parte de sua vida, pesquisando a obra de Tárrega, Albeniz, Sor, Rodrigo e outros tantos compositores espanhóis.
da esquerda para direita: Tarrega, Albeniz, Sor e Rodrigo.
Como reconhecimento ao seu grande talento e a sua carreira internacional, em 1997 foi nomeado Membro da "Royal Academy of Music" de Londres.
Em Maio de 2003 foi nomeado "hijo adoptivo" de Es Migjorn, pela cidade de Menorca onde passou sua infância. Posteriormente, uma rua na cidade recebeu o seu nome, "Avinguda David Russell".
Em Outubro de 2003 foi outorgada a ele a "medalha de honra" do Conservatório das Ilhas Baleares.
Após a conquista do Grammy, em Nigrán, na Galicia, onde reside atualmente, foi agraciado com a medalha de prata da cidade numa emocionante cerimônia.
Durante seus anos de estudo na "Royal Academy of Music" de Londres, ganhou o prêmio Julian Bream por dois anos consecutivos. Conquistou numerosos concursos internacionais, dentre eles destacam-se:
- o concurso de violão de Alicante,
- o concurso José Ramírez de Santiago de Compostela,
- o concurso Andrés Segóvia de Palma de Mallorca,
- o Concurso de violão de Benicasim,
Assim como o prêmio Francisco Tárrega.
David Russell passa a maior parte do ano em turnê pelo mundo, com apresentações regulares em importantes cidades, tais como Nova Iorque, Londres, Tóquio, Los Angeles, Madri, Toronto e Roma.
O público de todo o mundo se maravilha com sua genialidade musical e se sente inspirado por sua presença de palco cativante. Seu amor pelo instrumento ressoa através de sua interpretação impoluta e aparentemente sem esforço. A atenção aos detalhes e seu sugestivo fraseado lírico, sugerem um entendimento inato do que cada compositor particularmente tentou demonstrar, aportando em cada obra um sentido de aventura.
Em Maio de 2005 recebeu una homenagem do conservatório de música de Vigo, que abriu um novo auditório, que leva o nome de "Auditorio David Russell".
Em 2009 foi nomeado "membro honorífico" dos "Amigos de la Guitarra" de Valencia, a sociedade de violonistas mais antiga da Espanha.

Desde 1995, David Russell tem um contrato de exclusividade com a Telarc Internacional, com quem gravou dezesseis álbuns, dentre eles se encontra “Aire Latino”, ganhador do GRAMMY em 2005 na categoria de melhor solista instrumental em música clássica.
Dentre os álbuns gravados estão um com a música de paraguaio guitarrista e compositor Agustín Barrios Mangoré;
Outro com a música do compositor espanhol Federico Moreno Torroba;
Um dedicado ao compositor Isaac Albéniz 
Uma gravação incluindo os três concertos de Joaquin Rodrigo para violão solo (Concierto de Aranjuez, Fantasía de un gentilhombre e Concierto para una Fiesta,
e As Obras Completas de Francisco Tárrega, este pela gravadora Opera Tres.

O New York Times escreveu sobre sua atuação: "... O Sr. Russell torna evidente sua maestria, sem jamais desviar-se de uma interpretação que coloca os valores musicais acima de uma mera exibição. Foi notório para o público durante o recital que o Sr. Russell possui um talento de extraordinária dimensão”.
Andrés Segóvia, um de seus ídolos, escreveu depois de escutá-lo em Londres: "Minhas felicitações por tua musicalidade e tua técnica violonística".
Em 2014 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Arizona em Tucson.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Leopold Mozart

Celebrando, ainda que tardiamente, o Dia dos Pais, falaremos sobre um compositor que é muito mais conhecido como o Pai de um Gênio.

Trata-se de Johann Georg Leopold Mozart, ou simplesmente, LEOPOLD MOZART, o pai de Wolfgang Amadeus Mozart.
Descendente de uma família de artesãos católicos estabelecida há décadas na atual Baviera Alemã, na cidade de Augsburgo, nascido no dia 14 de Novembro de 1.719, filho de Johann Georg Mozart, um encadernador de livros, e Anna Maria Sulzer, sendo o primogênito dentre oito irmãos, a partir de 1.722 a família passa a viver numa casa de propriedade dos jesuítas, membros da Companhia de Jesus, que cuidam da educação do Leopold, no colégio San Salvador entre 1727 a 1736. Foi nesta época que tomou parte no coro infantil dos jesuítas e aprendeu a tocar violino e piano.
Aos dezoito anos, Leopold decide deixar a sua cidade natal em direção para estudar lógica, ciência e teologia, em seguida Filosofia e Direito na Universidade de Salzburgo, em 1737.
A desatenção e às constantes faltas culminaram com a sua expulsão da Universidade. Como em sua terra natal havia atuado como ator, cantor e músico, decidiu investir no que realmente gostava, envolvendo-se com o teatro, e direcionou seus estudos para o violino e órgão, contrariando assim, o desejo de sua família e seguisse a carreira clerical. A partir de então não mais se encontra com os pais.
Leopold inicia sua carreira como violinista profissional como um dos cânones da Universidade. Neste contexto, ele compõe sua primeira obra chamada de "Seis Sonatas de Igreja e Câmara", Opus 1.
Anna Maria
Walburga Pertl
Conheceu Anna Maria Walburga Pertl e com ela se casou em 21 de novembro de 1747. Eram conhecidos como o mais belo casal de Salzburgo. Desta união vieram ao mundo sete filhos, sendo eles: Johann Leopold Joachim, Maria Anna Cordula, Maria Nepomucena Walpurgis, Maria Anna Walburga Ignatia, "Nannerl",nascida em 30 de Julho de 1.751, Johann Karl Amadeus, Maria Crescentia Franziska de Paula e Johann Chrysostomus Wolfgang Amadeus, "Wolferl", nascido em 27 de Janeiro de 1.756. 

Maria Anna
Walburga Ignatia
Johann Chrysostomus
Wolfgang Amadeus
Dos sete filhos, cinco morreram antes de completarem o primeiro ano de vida, chegaram à idade adulta apenas “Nannerl” e o caçula Johann Chrisostomus.
A esta época Leopold dava aulas de música, e desenvolvia alguns métodos de ensino. 





Em julho de 1756, Johann Jacob Lotter publicava o Ensaio sobre o ensino do violino (Versuch einer gründlichen Violinschule) escrito por Leopoldo em 1755, e que se tornaria um método bastante utilizado pelos violinistas de sua época. 

Arcebispo Sigismund Christoph
von  Schrattenbach
No ano seguinte Leopold foi nomeado compositor de câmara da corte de arcebispo Sigismund Christoph von Schrattenbach, e 1758 ocupava o cargo de segundo violinista, e vice-mestre de capela de Salzburgo em 1763.






Quando Nannerl tinha sete anos de idade começou a ter aulas de cravo com o pai, a menina aprendia com tal facilidade que Leopoldo desenvolveu um caderno com uma série de exercícios intitulado “Para o cravo, este livro pertence à senhorita Maria-Anna Mozart” segundo consta nas memórias de Maria Anna seu irmão esperava pacientemente que ela terminasse os exercícios para que ele passasse horas tocando terças no cravo de sua irmã. Logo Leopold começou a observar e anotar no caderno quanto tempo Amadeus levava para aprender uma peça. A primeira delas, um Scherzo de Wagenseil, levou meia hora em 24 de Janeiro de 1761, o menino tinha apenas cinco anos.
A partir deste instante Leopold passa a dedicar-se exclusivamente aos dois filhos, Maria Anna e Wolfgang que seguiram a carreira musical. A filha foi uma excelente musicista e o filho...
Leopold compôs uma grande variedade de música, sendo bastante conhecido em sua época principalmente na atual Alemanha. Suas composições incluem serenatas, oratórios, sonatas para pianoforte, música sacra, divertimentos e trios para diversos instrumentos, sinfonias e concertos. Muito de sua obra se perdeu ou foi esquecida com o passar dos anos em razão da supervalorização das obras de seu filho Wolfgang.
Haydn

Arenger
Dentre as suas obras uma sempre teve um questionamento sobre a sua real autoria por muitos estudiosos, trata-se da Sinfonia dos Brinquedos inicialmente atribuída a Joseph Haydn, posteriormente a Leopold Mozart e atualmente discute-se que a autoria seria de um monge beneditino tirolês chamado Edmund Angerer.

Leopold Mozart, como dito no início é mais conhecido como o pai de Wolfgang Amadeus Mozart, e apesar de não ter sido compositor extraordinário como o seu filho. Dentre as obras que escreveu, merece destaque O concerto para trompete em ré maior.

No dia 28 de Maio de 1787, faleceu em Salzburgo.

Para acessar parte da obra deste compositor clique no link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/0B4FphzZsBcqhfjFpc2FCNzNiWGFKZUgxbV9UZE45dGlXdVh1czZzR1JHb0hhNFA1R1E2Zmc?resourcekey=0-of-W5-26EWYaqFReU3UbdQ&usp=sharing