quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Leopold Mozart

Celebrando, ainda que tardiamente, o Dia dos Pais, falaremos sobre um compositor que é muito mais conhecido como o Pai de um Gênio.

Trata-se de Johann Georg Leopold Mozart, ou simplesmente, LEOPOLD MOZART, o pai de Wolfgang Amadeus Mozart.
Descendente de uma família de artesãos católicos estabelecida há décadas na atual Baviera Alemã, na cidade de Augsburgo, nascido no dia 14 de Novembro de 1.719, filho de Johann Georg Mozart, um encadernador de livros, e Anna Maria Sulzer, sendo o primogênito dentre oito irmãos, a partir de 1.722 a família passa a viver numa casa de propriedade dos jesuítas, membros da Companhia de Jesus, que cuidam da educação do Leopold, no colégio San Salvador entre 1727 a 1736. Foi nesta época que tomou parte no coro infantil dos jesuítas e aprendeu a tocar violino e piano.
Aos dezoito anos, Leopold decide deixar a sua cidade natal em direção para estudar lógica, ciência e teologia, em seguida Filosofia e Direito na Universidade de Salzburgo, em 1737.
A desatenção e às constantes faltas culminaram com a sua expulsão da Universidade. Como em sua terra natal havia atuado como ator, cantor e músico, decidiu investir no que realmente gostava, envolvendo-se com o teatro, e direcionou seus estudos para o violino e órgão, contrariando assim, o desejo de sua família e seguisse a carreira clerical. A partir de então não mais se encontra com os pais.
Leopold inicia sua carreira como violinista profissional como um dos cânones da Universidade. Neste contexto, ele compõe sua primeira obra chamada de "Seis Sonatas de Igreja e Câmara", Opus 1.
Anna Maria
Walburga Pertl
Conheceu Anna Maria Walburga Pertl e com ela se casou em 21 de novembro de 1747. Eram conhecidos como o mais belo casal de Salzburgo. Desta união vieram ao mundo sete filhos, sendo eles: Johann Leopold Joachim, Maria Anna Cordula, Maria Nepomucena Walpurgis, Maria Anna Walburga Ignatia, "Nannerl",nascida em 30 de Julho de 1.751, Johann Karl Amadeus, Maria Crescentia Franziska de Paula e Johann Chrysostomus Wolfgang Amadeus, "Wolferl", nascido em 27 de Janeiro de 1.756. 

Maria Anna
Walburga Ignatia
Johann Chrysostomus
Wolfgang Amadeus
Dos sete filhos, cinco morreram antes de completarem o primeiro ano de vida, chegaram à idade adulta apenas “Nannerl” e o caçula Johann Chrisostomus.
A esta época Leopold dava aulas de música, e desenvolvia alguns métodos de ensino. 





Em julho de 1756, Johann Jacob Lotter publicava o Ensaio sobre o ensino do violino (Versuch einer gründlichen Violinschule) escrito por Leopoldo em 1755, e que se tornaria um método bastante utilizado pelos violinistas de sua época. 

Arcebispo Sigismund Christoph
von  Schrattenbach
No ano seguinte Leopold foi nomeado compositor de câmara da corte de arcebispo Sigismund Christoph von Schrattenbach, e 1758 ocupava o cargo de segundo violinista, e vice-mestre de capela de Salzburgo em 1763.






Quando Nannerl tinha sete anos de idade começou a ter aulas de cravo com o pai, a menina aprendia com tal facilidade que Leopoldo desenvolveu um caderno com uma série de exercícios intitulado “Para o cravo, este livro pertence à senhorita Maria-Anna Mozart” segundo consta nas memórias de Maria Anna seu irmão esperava pacientemente que ela terminasse os exercícios para que ele passasse horas tocando terças no cravo de sua irmã. Logo Leopold começou a observar e anotar no caderno quanto tempo Amadeus levava para aprender uma peça. A primeira delas, um Scherzo de Wagenseil, levou meia hora em 24 de Janeiro de 1761, o menino tinha apenas cinco anos.
A partir deste instante Leopold passa a dedicar-se exclusivamente aos dois filhos, Maria Anna e Wolfgang que seguiram a carreira musical. A filha foi uma excelente musicista e o filho...
Leopold compôs uma grande variedade de música, sendo bastante conhecido em sua época principalmente na atual Alemanha. Suas composições incluem serenatas, oratórios, sonatas para pianoforte, música sacra, divertimentos e trios para diversos instrumentos, sinfonias e concertos. Muito de sua obra se perdeu ou foi esquecida com o passar dos anos em razão da supervalorização das obras de seu filho Wolfgang.
Haydn

Arenger
Dentre as suas obras uma sempre teve um questionamento sobre a sua real autoria por muitos estudiosos, trata-se da Sinfonia dos Brinquedos inicialmente atribuída a Joseph Haydn, posteriormente a Leopold Mozart e atualmente discute-se que a autoria seria de um monge beneditino tirolês chamado Edmund Angerer.

Leopold Mozart, como dito no início é mais conhecido como o pai de Wolfgang Amadeus Mozart, e apesar de não ter sido compositor extraordinário como o seu filho. Dentre as obras que escreveu, merece destaque O concerto para trompete em ré maior.

No dia 28 de Maio de 1787, faleceu em Salzburgo.

Para acessar parte da obra deste compositor clique no link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/0B4FphzZsBcqhfjFpc2FCNzNiWGFKZUgxbV9UZE45dGlXdVh1czZzR1JHb0hhNFA1R1E2Zmc?resourcekey=0-of-W5-26EWYaqFReU3UbdQ&usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário