GEORG
ANTON BENDA, cujo nome original era Jiří Antonín Benda, foi um compositor,
violinista e mestre de capela do período clássico, amplamente admirado durante
a sua vida. Tem como data de batismo o dia 30 de junho de 1722. Nascido em Staré
Benátky, na Bohemia, atual República Tcheca.
Franz Benda |
Foi
o quarto dos seis filhos de Jan Jiří Benda, músico e tecelão de linho, e Dorota
Brixi, descendente de uma família de músicos bem conhecidos, ele e František
Benda, o mais velho, foram os mais famosos dentre todos os irmãos.
Seus
outros irmãos são: Jan Jiří Benda, Viktor Benda, Josef Benda e Anna Františka
Hatašová, sendo os dois últimos mais novos que Georg.
Foi
iniciado na música com o seu pai. Estudou no Piarist Gymnasium (escola
secundária) em Kosmanos e posteriormente foi seminarista no Jesuit Gymnasium em
Gitschin de 1739 a 1742, que era conhecido por sua intensa música vocal e
instrumental, retórica, e, especialmente, o seu teatro.
Friedrich III |
Em
1750, recebeu o cargo de Mestre de Capela na Corte de Friedrich III, Duque de Saxe-Gotha,
permaneceu no cargo por trinta anos, foi onde ele desenvolveu o seu talento
para a composição, especializando-se em música instrumental e religiosa. O
clero local proibia qualquer ideia de formar um teatro musical, exceção feita
para o aniversário da Duquesa Luisa Dorotea em 1765, ocasião em que escreveu
sua primeira ópera Xindo reconnosciuto.
Com
o sucesso desta obra e vários pequenos intermezzos que compôs, O Duque
concedeu-lhe uma bolsa para que estudasse na Itália, onde teve contato com
vários compositores de ópera da época, influenciando assim o seu estilo de
composição, no seu retorno dedicou-se à composição de óperas populares.
Como
um membro da orquestra da corte, ele aprendeu as composições de Johann Joachim
Quantz.
Com
a morte da duquesa em 1767 e do próprio Duque em 1772, passou a prestar
serviços ao sucessor Duque Ernst II, a partir dai começa a escrever um novo
estilo que fundia o drama falado com a música.
Esta
foi sua contribuição mais importante, o desenvolvimento dos melodramas alemães,
uma forma de entretenimento musical que influenciou Mozart. O (das) Melodram,
um recurso dramatúrgico-musical em meio à ópera, designando um trecho ou cena
em que há execução falada do texto com acompanhamento simultâneo de música
instrumental.
Casou-se
e teve cinco filhos, todos com talento musical, destacando-se Friedrich Ludwig
Benda. Os demais foram Heinrich, Catharina Justina, Hermann Christian, Carl
Ernst Eberhard.
Em 1774, o diretor da
companhia teatral Abel Seyler chegou a Gotha, e encomendou alguns melodramas,
incluindo Ariadne auf Naxos, Medea e Pygmalion. Ariadne auf Naxos é considerado
seu melhor trabalho. Johann Christian Brandes |
Com
texto de Johann Christian Brandes (1722-1795) e música incidental de Benda.
Diferente da ópera homônima de Richard Strauss, essa peça setecentista é um
duodrama (obra teatral para dois personagens) que havia sido escrito entre 1772
e 1773, recebendo alguns poucos números musicais de Anton Schweitzer
(1735-1787), mas teve sua música finalizada Benda, que compôs claros
acompanhamentos simultâneos a alguns dos trechos falados. Na sua estreia em
1775, a ópera recebeu críticas entusiasmadas na Alemanha e depois, em toda a
Europa, com os críticos de música chamando a atenção para a sua originalidade,
doçura, e execução engenhosa. Logo começou a ser imitado. Ao mesmo tempo, Benda
ganhou uma reputação como compositor de Singspiel (um
subgênero alemão da ópera), tornando-se o compositor mais popular do gênero do
tempo. A disputa com a rival Anton Schweitzer o levou a renunciar ao posto de
Kappeldirector que o Ernest II havia lhe concedido, e deixar Gotha, viajando
por um ano para Hamburgo e Viena.
Além
disso, ele escreveu muitas peças instrumentais, incluindo sinfonias e algumas
sonatinas.
Jean Jacques Rousseau |
Os
melodramas nasceram da ideia de alternância entre a música e a palavra falada,
influencia de J. J. Rousseau, tanto em termos práticos e artisticamente.
Rousseau queria que a música criasse uma base para o discurso do ator, Benda
tinha como requisito básico a veracidade dramática - ele queria criar um novo
drama musical.
Também
escreveu músicas para rituais maçônicos, Benda foi iniciado maçom e membro da
Loge Archimedes zu den drei Reissbrettern em Altenburg
Fama
crescente provocada por seus melodramas permitiu-lhe visitar vários centros
musicais, como Paris, em 1781- onde estreou sua opereta Romeu e Julieta, uma
versão com final feliz, e Mannheim em 1787, onde formalmente se aposenta. Seu
último trabalho, ironicamente, é uma cantata intitulada Bendas Klagen
(Lamentações) de 1792.
Estabeleceu-se
na pequena aldeia de Köstritz na atual Alemanha, aonde aos 73 anos de idade, no
dia 06 de Novembro de 1795, veio a falecer, deixando seu filho, Friedrich
Ludwig Benda (1752-1796), que continuou a tradição musical familiar, servindo
como diretor musical em Hamburgo e mais tarde em Mecklenburg, antes de
finalmente se tornar o concertino em Königsberg. Ele morreu menos de um ano
depois de seu pai.
Benda
foi uma das pessoas mais famosas no final século 18, compositor conhecido
principalmente por sua música sacra e inovações no teatro musical. Em seus melodramas,
em particular, pode-se notar uma sensibilidade harmônica e melódica que faz
ressaltar o texto. Seus singspiels são mais complexos e tom sério é
frequentemente muito mais progressista do que em trabalhos semelhantes feitos por
Johann Adam Hiller. Sua música instrumental é tranquila ainda mantendo
elementos do estilo galante, com temas sequenciados e motivos rítmicos curtos.
Sua
obra inclui:
-
13 óperas (incluindo música incidental e duodramas);
-
166 cantatas (Principalmente Luterana);
-
duas missas;
-
um oratório;
-
seis cantatas seculares;
-
cerca de 25 canções;
-
30 sinfonias;
-
23 concertos (principalmente de violino e cravo);
-
54 sonatas para teclados sonatas;
-
várias outras sonatas para violino e flauta;
-
também um grande número de obras para teclado.
Alguns
de seus descentes ainda hoje são atuantes no meio musical europeu, observe o nome do regente da Prague Chamber Orchestra - Christian Benda.
Para ouvir e baixar algumas de suas obras, clique aqui.
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