Seu nome de origem é
František Xaver Richter, ficou conhecido com a forma alemã Franz Xaver Richter,
mas também é conhecido como François Xavier Richter na França, foi um
compositor, cantor, violinista, maestro e téorico de música da Morávia, acredita-se
que tenha nascido em Holešov, pertencente à monarquia dos Habsburgo, na atual
República Tcheca, no dia 01 de Dezembro de 1709, apesar de não haver registro
de seu nascimento na igreja da cidade.
Considerado o mais tradicional
dos compositores da primeira geração da chamada Escola de Mannheim, composta
por Johann Stamitz, Johann Christian Cannabich, Ignaz Holzbauer e Johann Jacob
Schubert, em sua época era considerado um dos melhores contrapuntista. Como
compositor, escreveu tanto obras sacras quanto seculares.
Johann Stamitz - Johann Christian Cannabich - Ignaz Holzbauer - Johann Jacob Schubert |
Richter, como mostra a
gravura, deve ter sido um dos primeiros condutores a regerem com um rolo de
folha de música em sua mão.
Richter escreveu
principalmente sinfonias, concertos para instrumentos de sopros, música de
câmara e música sacra, suas missas merecem um elogio especial.
JS Bach - G. Handel |
Richer viveu um período de
transição, e suas sinfonias, de certa maneira, constituem um dos elos faltantes
entre a geração de Bach e Handel e o clássico vienense.
J.J. Fux |
Pouco se sabe da sua
juventude e suas origens são incertas, não existem dados referentes à sua vida,
acredita-se que provavelmente obteve uma educação musical completa, em especial,
contraponto, com Johann Josef Fux, em Viena.
Anselm von Reichlin-Meldegg |
O mosteiro teria tido um coro
e, provavelmente, uma pequena orquestra, Richter ficou em Kempten por seis
anos.
Em fevereiro de 1743, Richter
casou-se com Maria Anna Josepha Moz.
Antiga gravura representando a Abadia de Kempten, tendo o Rei Carlos Magno e a Beata Hildegarda a direita |
Acredita-se que antes da morte de Reichlin-Meldegg em dezembro de 1747, já tivesse saído de Kempten, pois naquele ano seu nome aparece entre os músicos da corte do príncipe eleitor Karl Theodor em Mannheim, não como o diretor da música ou em toda a outra função principal, mas como um cantor e violinista.
Karl Theodor |
Numa grupo com mais de 70
pessoas entre cantores e compositores de orquestra remunerados, percebe-se que Richter
preferia ser um entre muitos em Mannheim do que atuar como vice-Kapellmeister
na pequena Kempten.
Em 1748, compôs um oratório
para a Sexta-Feira Santa, La deposizione dalla croce. Deduz-se que este
oratório não foi um sucesso, pois houve apenas uma apresentação e Richter não
foi comissionado a escrever outro.
Durante seus anos de
Mannheim, Richter realizou apresentações para a Corte Oettingen-Wallerstein em
1754, e mais tarde na França, Holanda e Inglaterra, onde suas composições
encontraram um mercado pronto com editores.
Teve mais sucesso como
compositor de música sacra e teórico musical.
Richter foi um respeitado
professor de composição. Entre 1761 e 1767, ele escreveu um tratado sobre
composição - Harmonische Belehrungen oder gründliche Anweisung zu der
musikalischen Ton-Kunst oder regulären Komposition (Ensinamentos harmônicos ou
instrução completa ao som - arte musical ou composição regulares), baseado no
Gradus ad Parnassum de Fux - o único representante da Escola de Mannheim a
fazê-lo. O trabalho extenso em três tomos é dedicado a Karl Theodor.
Pokorný - Kraus - Demar - Carl Stamitz |
Dentre seus alunos mais
notáveis estavam František Xaver Pokorný, Joseph Martin Kraus, Sebastien Demar e Carl Stamitz (que se casou com sua filha Anne Marie
Françoise Xaviere).
Devido a seu estilo musical
antiquado e mesmo reacionário Richter não era popular em Mannheim. Ele não se
encaixava na corte de Mannheim. Enquanto seus colegas da orquestra estavam
interessados em música viva, energética, homofônica, que se concentrava na
movimentação, no brilho e nos efeitos orquestrais, Richter, enraizado na
tradição barroca austríaca, escrevia música que lembrava Handel e seu professor
Fux.
O título que lhe foi
atribuído, em 1768, como Compositor de câmara, parece ter sido meramente um
honorário, ano em que seu nome desaparece das listas de cantores de corte.
Em abril de 1769 sucedeu
Joseph Garnier como Kapellmeister na Catedral de Estrasburgo, onde tanto suas
atividades de execução e de composição se voltaram para a música sacra. Foi
reconhecido então como o principal contrapuntista e um compositor da igreja.
Em Estrasburgo, Richter
dirigiu os concertos na corte Episcopal (hoje Palais Rohan). Além de que ele
foi, por um tempo, também responsável pelos concertos de cidade que eram
realizados em intervalos regulares. A parte principal da música sacra de
Richter foi composta durante seus anos de Estrasburgo.
Ele foi ativo como compositor até o fim de sua vida. Durante seus últimos anos, o discípulo favorito de Haydn, Ignaz Pleyel, foi seu assistente na catedral. Ele assumiu o cargo após a morte de Richter.
Palais Rohan |
Pleyel |
Ele foi ativo como compositor até o fim de sua vida. Durante seus últimos anos, o discípulo favorito de Haydn, Ignaz Pleyel, foi seu assistente na catedral. Ele assumiu o cargo após a morte de Richter.
Tanto Wolfgang Amadeus Mozart,
quanto seu pai Leopold, conheciam Richter. Mozart o teria encontrado ainda quando
menino em sua excursão em 1763 quando a família de Mozart esteve na residência
de verão do eleitor Palatinado.
Ele e Mozart tornaram a se encontrar em 1778, quando Wolfgang ouviu uma missa de Richter em sua viagem de Paris para Salzburg em e chamou-o escritor encantador.
Ele e Mozart tornaram a se encontrar em 1778, quando Wolfgang ouviu uma missa de Richter em sua viagem de Paris para Salzburg em e chamou-o escritor encantador.
L. Mozart |
Ali também encontrou a maioria de seus ex-colegas da orquestra de Mannheim, que já se mudara para Munique para onde a corte havia se transferido.
Richter morreu, aos 79 anos,
em Estrasburgo, no ano da Revolução Francesa, no dia 12 de Setembro de 1789.
Seus trabalhos misturam elementos do barroco e características do estilo galante. Richter foi um dos compositores da Escola de Mannheim, que contribuiu significativamente para o nascimento da sinfonia pré-clássico.
As composições Richter compreendem, entre outros:
70 sinfonias, Um concerto para
oboe em Fá Maior, Um concerto a cinco vozes para clarinete, Oratório para Sexta-feira
Santa "La deposizione della croce" (O depósito da cruz), 30 missas, 40
motetos, Vários Concertos, Vários Quartetos, Trio Sonata, Incluindo: As Seis Sonatas
para cravo, flauta e violoncelo. Além do citado Tratado
Harmônico (Harmonische Belehrungen) impresso em 1809.
Nenhum comentário:
Postar um comentário