terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

JOHN MARSH

John Marsh


John Marsh, nascido em 31 de Maio de 1752 em Dorking, Surrey, na Inglaterra.
Marsh foi em grande parte autodidata, tornou-se proficiente em vários instrumentos, incluindo viola e violino.
Mais um daqueles que foram contemporâneos de Wolfgang Amadeus Mozart, entretanto como viveu apenas na Inglaterra, não há registros de qualquer encontro dele com o gênio austríaco.
Considerado o mais prolífico compositor inglês de sua época, de acordo com o seu próprio registro escreveu cerca de trezentas e cinquenta composições, destas trinta e nove sinfonias, sendo que desta apenas as nove que foram impressas e outras três final de movimentos sobreviveram, todo o restante se perdeu.
Estudou violino com Wafer, um organista em Gosport quando tinha quatorze anos, em virtude da mudança com a família para Romsey, não podendo continuar seus estudos formais que então foram interrompidos.
Em 1774, fixou residência em Salisbury, e então se juntou à orquestra provincial e tornou-se seu violinista principal. Ao mesmo tempo, começou lecionar órgão.
Nesta época, Marsh começa a compor hinos e, ocasionalmente, substituiu o organista em Canterbury.
Em 1787, mudou-se definitivamente para Chichester, passando o restante de sua vida, tornou-se um líder entre os músicos amadores. Marsh compôs obras de câmara, fugas de órgãos e voluntaries, hinos, salmos e canções seculares.
Marsh se considerava um amador e suas composições demonstram uma compreensão completa de técnicas musicais. Sua música era despretensiosa.
Além da música, John Marsh tinha outros interesses, foi autor de livros e artigos sobre música, geometria, astronomia e religião, entretanto sua maior obra foram seus diários, que narram suas atividades diárias, trata-se de um acervo com trinta e sete volumes que estão entre as fontes mais valiosas de em formação sobre a vida e música na Inglaterra do século 18.
Brian Robins, de Eastbourne, editou estes volumes em 1802. Eles representam um dos mais importantes documentos musicais e sociais do período, que teve o primeiro volume reeditado em 1998.
Ele também estudou táticas militares e conseguiu a promoção para o posto de capitão com uma companhia de voluntários. No final de sua vida, ele se em teressou por um movimento estabelecido para converter os judeus ao cristianismo anglicano.
Faleceu em 31 de outubro de 1828 em Chichester, Sussex.
O filho de Marsh foi poeta e clérigo Edward Garrard Marsh.
Suas obras sobreviventes são:

As Sinfonias de Salisbury
(*) Sinfonia No. 8 [9] em G Maior (1778)
(*) Conversação Sinfonia para duas orquestras No. 10 em E-bemol Maior (1778)
(*) Sinfonia No. 2 [12] em B-bemol Maior (1780)
Sinfonia No. 1 [13] em B-bemol Maior (1781)

As Sinfonias de Canterbury
Sinfonia No. 5 [16] em  E-bemol Maior (1783)
Sinfonia No. 3 [17] em  D Maior (1784)

As Sinfonias de Chichester
Sinfonia No. 4 [19] em  F Maior (1788)
(*) Sinfonia No. 7 [24] em  E-bemol Maior (La Chasse) (1790)
(*) Sinfonia No. 6 [27] em  D Maior (1796)

Os Finais
Finale No. 3 em  E-bemol Maior (1799)
Finale No. 1 em  D Maior (1800)
Finale No. 2 em  B-bemol Maior (1801)




As peças assinaladas com (*) estão disponíveis para audição.

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