sexta-feira, 18 de agosto de 2017

GOETZ


Hermann Gustav Goetz foi um compositor alemão, nascido em Königsberg, capital e centro cultural e econômico da Prússia, no dia 07 de Dezembro de 1.840, filho de um cervejeiro amante da música.


Louis Köhler
Entrou em contato com a música no início da vida, aprendeu cedo a tocar piano, suas primeiras lições de música foram ministradas por um primo. Cursou o ensino médio em sua cidade natal, aos quinze anos compôs uma sonata de piano para quatro mãos.

Aos 14 anos foi diagnosticado com tuberculose.

Somente em 1.857 passou a ter aulas sérias de música com Louis Köhler teve sua formação musical.


Em 1.858, ele se matriculou na Universidade de Königsberg para cursar matemática, entretanto desistiu do curso.

Universidade de Königsberg
Fachada do Conservatório, acima:
Julius Stern e Hans von Bulow
E em 1.860 decide estudar música, matriculando-se no Conservatório de Stern em Berlim, onde estudou contraponto e instrumentação com Julius Stern, piano com Hans von Bulow e composição com Hugo Ulrich.

Apresentou o seu Concerto para Piano em Mi Bemol Maior, com sucesso no exame final, em 1.862, concluindo os seus estudos naquele conservatório.

No ano seguinte, Carl Reinecke indicou o seu nome para o cargo de organista da igreja de Winterthur, na Suíça, em substituição a Theodor Kirchner que tinha se mudado para Zurique, naquela localidade pode desenvolver uma atividade musical bastante versátil, atuando como pianista, maestro, organista e professor de piano e compondo em momentos de lazer.

Fundou o Coral Sociedade Melodia, na paróquia que durou apenas um ano e meio, por falta de vozes masculinas.

Carl Reinecke - Theodor Kirchner - Joseph Victor Widmann
Em 22 de setembro de 1.868, casou-se com Laura Wirth, a cerimônia foi realizada, por um amigo em comum do casal, Joseph Victor Widmann, poeta e jornalista, que serviu como assistente de paróquia em Frauenfeld.


Em 1.870 mudou-se para a aldeia de Hottingen, hoje um subúrbio de Zurique, mas permaneceu empregado em Winterthur até 1.872. Entre 1.870 e 1.874, ele escreveu críticas para uma revista de música, a "Neue Zürcher Zeitung".

Sua composição de maior sucesso foi, Der Widerspenstigen Zähmung, uma ópera com libreto adaptado da peça de Shakespeare – A Megera Domada.

Lecionou aulas de piano até 1.875. Em seus últimos anos, Goetz viu-se obrigado a desistir as apresentações de concerto e das aulas devido à crescente gravidade de sua tuberculose e que finalmente levou à sua morte - quatro dias antes de seu 36º aniversário, na data de 3 de dezembro de 1.876 em Hottingen. Trabalhava em sua segunda ópera, Francesca da Rimini, que foi concluída de acordo com as suas indicações, por Ernst Frank.

Seu túmulo está no cemitério Zurich Rehalp.

Embora Goetz tenha mostrado um interesse ativo nas importantes tendências artísticas de seu próprio tempo (por um lado, Liszt e Wagner, no outro Brahms), seu próprio estilo de composição foi mais influenciado por Mozart e Mendelssohn e, em menor grau, por Schumann.

Sua música é marcada pelo lirismo e clareza e, alguns a definem como silenciosa e introvertida, evitando efeitos espetaculares. O estilo de Goetz é caracterizado pelo seu domínio técnico em composição.

Durante muito tempo, Goetz foi quase esquecido, embora Gustav Mahler realizasse várias de suas obras; Apenas desde a década de 1990 seus trabalhos foram considerados uma vez mais como importantes.

Gustav Mahler - Felix Weingartner - George Bernard Shaw
O maestro Felix Weingartner achou “incompreensível que a sua ópera comique, Der Widerspenstigen Zähmung, tenha desaparecido completamente do repertório”. Outro grande admirador de suas composições foi George Bernard Shaw, que elogiou a Sinfonia em Fá Maior.

Biblioteca Central de Zurique
Sua filha Margaret doou o espólio de Goetz à Biblioteca Central de Zurique na primeira metade do século 20, e nele constam:

Duas Óperas
  • Der Widerspenstigen Zähmung (A megera domada – baseado na peça de Shakespeare) e;
  • Francesca von Rimini, peça incompleta, concluída por Ernst Frank que compôs a Abertura e o Terceiro Ato, com libreto escrito por seu amigo Joseph Victor Wildmann, baseado no Inferno de Dante.


Peças Vocais
  • Psalm 137 para soprano, coral e orquestra;
  • Nenie (um poema de Friedrich Schiller) para coral e orquestra;
  • Canções e Hinos para Coral;

Peças Orquestrais:
  • Sinfonia em Mi menor – apenas fragmentos sobreviveram ao tempo;
  • Sinfonia em Fá Maior;
  • Abertura de Primavera;
  • Concerto para Piano nº1 em Mi Bemol Maior;
  • Concerto para Piano nº2 em Si Bemol Maior;
  • Rascunhos para um terceiro concerto para piano em Ré Maior;
  • Concerto para Violino em Sol Menor;

Música de Câmara:
  • Piano trio em Sol menor
  • Três pequenas peças para violino e piano
  • Quarteto de Cordas em Si Maior
  • Piano quarteto em Mi maior
  • Piano quinteto em Dó menor
  • Duas Sonatinas para Piano (em Fá Maior e em Mi Bemol Maior)
  • Algumas folhas soltas
  • Sonata para piano a quatro mãos em Ré Maior
  • Sonata para piano a quatro mãos em Sol Maior

Goetz incorporou o heroísmo de um condenado a uma morte precoce, demonstrando a sua vitória sobre uma saúde frágil.

Conheça um pouco de sua obra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário