Sylvius Leopold Weiss foi um compositor, professor e alaudista alemão, nascido em 12 de Outubro de 1.687, em Grottkau, na Silésia, próximo a Breslau, (atualmente Wroclaw na Polônia), filho do também alaudista Johann Jacob Weiss que serviu às Cortes de Breslau.
Aprendeu a tocar alaúde ainda na infância com seu pai, juntamente com seus irmãos Johann Sigismund e Juliana Margaretha.
Sylvius foi um dos mais
importantes e prolíficos compositores de música de alaúde da história.
Johann Wilhelm II |
Em 1706, estreou como
profissional na corte de Breslau. Seu talento chamou a atenção de Johann
Wilhelm II, um patrono da música, que o levou para servir na Corte de Dusseldorf a
qual era palatino-eleitor, permanecendo ali por dois anos, onde foram compostas
suas primeiras obras conhecidas.
Príncipe Aleksander Sobieski |
O músico residiu no palácio Zuccari até 1714, absorvendo novos estilos italianos e viajando com o Príncipe por várias cortes.
Durante a sua estadia na Itália, ele provavelmente teve a oportunidade de conhecer Alessandro e seu filho Domenico Scarlatti e Arcangelo Corelli.
Quando o príncipe faleceu em
1714, sua reputação já estava estabelecida, e Sylvius deixou a Itália e passou
os anos seguintes viajando pelo continente e sem ocupação fixa, trabalhou nas
cortes de Kassel, Düsseldorf e Dresden.
Conde Logy |
Augusto II |
Em 1718, ao retornar a
Dresden, cansado de vagar aceitou uma proposta lucrativa oferecida na Corte de
Dresden, sendo nomeado músico de câmara de Augusto II, o Forte, eleitor da
Saxônia e o rei da Polônia.
Onde fixaria residência pelo resto de sua vida, mas com algumas viagens esporádicas.
Onde fixaria residência pelo resto de sua vida, mas com algumas viagens esporádicas.
Ernst G. Baron |
Músico reconhecido e prolífico, ele ensina o alaúde a estudantes como Ernst Gottlieb Baron.
Em 1721, com a morte do Conde
Logy, ele compôs um tombeau em sua memória. Ele então partiu para Londres, onde
ficou por cinco meses.
Muitas tentativas foram feitas
por representantes da Corte de Viena, incluindo altas somas de dinheiro, mas
foram ignoradas pelo músico.
Encontrou-se com o violinista
Franz Benda em 1738.
Seu único encontro documentado com Johann Sebastian Bach ocorreu no ano seguinte em Leipzig, embora os compositores fossem, com toda a probabilidade, bem conhecidos uns dos outros por esse tempo.
J.F. Reichardt |
Sylvius tornou-se amigo de
Wilhelm e através dele conheceu Johann Sebastian Bach. Johann e Sylvius
competiram na arte da improvisação. como descreve Johann Friedrich Reichardt:
"Qualquer um que conheça
a dificuldade de tocar modulações e bons contrapontos para o alaúde ficará
surpreso e descrente que, testemunhas oculares nos assegurem que o grande alaudista
de Dresden, Sylvius Leopold Weiss, competiu com Johann Sebastian Bach, um
grande cravista e organista, tocando fantasias e fugas”.
Philipp Hyazinth |
Memorial em sua sepultura |
Sua morte ocorreu no mesmo ano em que faleceu Johann Sebastian Bach. Foi sepultado no cemitério católico de Dresden.
O alaúde caiu em desuso nas duas décadas seguintes à sua morte.
Wilhelmine de Bayreuth |
"Sylvius Leopold Weiss se destaca forma incomparável
ao tocar alaúde, e todos aqueles que vierem após ele só terão a glória de
imitá-lo".
Seu filho, Johann Adolph
Faustinus Weiss, o sucedeu como alaudista na corte saxônica.
Weiss compôs cerca de 600
obras.
As principais fontes de seu trabalho são o Manuscrito de Londres, preservado na Biblioteca Britânica, contendo 237 peças de tablatura de manuscritos para alaúde solo, 26 suítes e inúmeras peças, dentre elas a Fantasia, escrita em Praga no ano de 1719 e o Tombeau dedicado ao conde Logy.
uma página dos manuscritos |
As principais fontes de seu trabalho são o Manuscrito de Londres, preservado na Biblioteca Britânica, contendo 237 peças de tablatura de manuscritos para alaúde solo, 26 suítes e inúmeras peças, dentre elas a Fantasia, escrita em Praga no ano de 1719 e o Tombeau dedicado ao conde Logy.
O manuscrito de Dresden,
preservado na Biblioteca Estadual da Saxônia em Dresden, contém 21 suítes.
Seus concertos de alaúde com outros instrumentos estão perdidos.
Seus concertos de alaúde com outros instrumentos estão perdidos.
Capa do Vol 1 da Coleção |
Como compositor Weiss mostra
extraordinária originalidade, suas suítes são comparadas com as de Johann Sebastian
Bach. Apenas uma das suítes, nº 49 em Si menor foi impressa durante a sua vida.
Michel Cardin |
Todas as peças aqui disponíveis foram extraídas da Coleção contendo 12 CDs intitulada The London Manuscript interpretadas por Michel Cardin.
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