Quando falamos em um disco de
Rick Wakeman, o que nos vem à memória são as interpretações grandiloquentes dos
anos 70, como Viagem ao Centro da Terra, Rei Arthur, ou as viagens sonoras do
Yes.
Entretanto este disco é o inverso
de tudo isto, trata-se de um álbum em que o músico interpreta músicas do pop
rock e eruditas em um piano de cauda Steinway.
Agradável de ouvir e
artisticamente interessante, as interpretações instintivas de Wakeman
proporcionam às músicas uma inclinação progressiva.
A ideia era de que as
improvisações e interpretações não fugissem muito ao original.
O álbum foi gravado no The
Old Granary Studio em Norfolk na Inglaterra, durante os meses de Julho e Agosto
de 2016, e lançado pela Universal Music Group em 13 de Janeiro de 2017.
A ideia do álbum veio após
uma apresentação ao vivo em Janeiro de 2016 na BBC, em que o músico interpretou
um arranjo seu para a canção de David Bowie, Life on Mars, que falecera naquele
mês.
Vários dias depois, um vídeo
da apresentação alcançou mais de dois milhões de visualizações, o que fez com
que Wakeman produzisse um single com uma versão para piano da "Space
Oddity" também de Bowie, e "Always Together", de sua autoria.
O
valor arrecadado com a venda do disco foi revertido ao Macmillan Cancer Support,
uma das maiores instituições de caridade britânicas que fornece cuidados de
saúde especializados, informações e apoio financeiro para pessoas afetadas por
câncer.
Com o sucesso do disco e do
vídeo, vários selos procuraram o músico sugerindo um álbum de piano solo.
Na verdade,
um velho projeto do britânico que sempre foi postergado.
A proposta da Universal Music
Group foi a que Wakeman escolheu, e assim teve início o projeto PIANO
PORTRAITS.
Foi o próprio Wakeman quem selecionou
as músicas, canções que ele tocou ao longo de sua carreira.
Reinventar músicas de outros artistas
com os arranjos diferentes sempre foi algo que o músico gostou de fazer desde
os dias da faculdade.
Para desenvolver o trabalho,
elaborou uma relação contendo 24 músicas, de modo que pudesse descartar aquelas
que não ficassem de seu agrado, até chegar à seleção final contendo quinze
canções.
Dentre as faixas descartadas havia
uma suíte proposta para "Bohemian Rhapsody" do Queen, mas depois de
três dias trabalhando nela, Wakeman não conseguiu desenvolver uma arranjo que o
agradasse, afinal em seu entendimento a obra de Freddie Mercury já era
definitiva.
As escolhidas foram aquelas
de sua época de faculdade, canções que participou das gravações, músicas de seu
gosto pessoal, uma solicitada pela gravadora e uma composição de sua autoria. As 15 faixas do álbum são:
1 - HELP – John Lennon & Paul
McCartney
O arranjo para "Help!" dos The Beatles foi inspirado na
versão feita em 1968 pelo Deep Purple, e alguns trechos há citações a Lucy in
the Sky with Diamonds.
John teria dito que não gostou da gravação, porque ele a
escreveu como uma balada melancólica, mas foi alterada em virtude do filme
homônimo.
Em uma entrevista à revista Playboy, Lennon disse também, que estava
subconscientemente gritando por ajuda.
2 - STAIRWAY TO HEAVEN – Robert Plant
& Jimmy Page
A canção foi lançada em 1971, no álbum sem título e conhecido
com IV, é considerada um dos maiores rocks de todos os tempos.
Wakeman sempre
gostou, por ter uma grande melodia e como ele mesmo disse numa entrevista, “se
você tem boas melodias, pode fazer qualquer coisa com elas, absolutamente qualquer
coisa”.
Ele afirma ter ouvido novamente a versão original e, apenas a interpretou
como já era.
3 - LIFE ON MARS – David Bowie
A música foi lançada no álbum Hunky Dory de 1971.
A versão de Rick Wakeman foi
descrita pela BBC Radio 2 como um cruzamento de um musical da Broadway com uma
pintura de Salvador Dali.
Rick Wakeman participou da gravação original desta canção.
4 - I’M NOT IN LOVE – Eric Stewart
& Graham Gouldman
Rick gostava da banda, mas não
da música.
Lançada em maio de 1975 no álbum The Original Soundtrack da banda
inglesa 10CC.
Destaca-se pelo uso dos vocais de apoio superpostos.
5 - WONDEROUS STORIES – Jon
Anderson
Canção lançada pelo grupo Yes em 1976, faixa do álbum Going for the
One - oitavo da banda.
Composta pelo vocalista Jon Anderson, quando o grupo estava na Suíça se preparando para as gravações do novo álbum.
“A Universal disse que eu deveria colocar uma música do
YES, que eu tivesse participado, e eu escolhi esta canção, porque têm essas
boas lembranças para mim e me trouxe de volta para a banda” disse Wakeman.
6 - BERCEUSE – Gabriel Fauré
Trata-se
Berceuse for Violin and Piano in D major, Op. 16 que foi arranjada por Wakeman,
mas mantendo-se bastante fiel ao original.
É uma composição musical que se
assemelha a uma canção de ninar.
7 - AMAZING GRACE
Um hino cristão
publicado em 1779, com letra do poeta inglês e clérigo anglicano John Newton.
Também num arranjo bem pensado do tecladista.
8 - SWAN LAKE – Piotr Tchaikovsky
Opus 20 do compositor é um balé escrito entre 1875-76. Apesar do fracasso
inicial, atualmente é um dos mais populares de todos os balés.
9 - MORNING HAS BROKEN
Ele tem letra da inglesa Eleanor Farjeon.
Cat Stevens incluiu uma versão em seu álbum de 1971, Teaser and the
Firecat, que devido a popularidade acabou tornando-se identificada como sendo
de Stevens. Rick Wakeman participou da gravação da música neste álbum.
10 - SUMMERTIME – George Gershwin
É uma ária composta em 1934 para a ópera Porgy and Bess de 1935.
As letras
são de DuBose Heyward, o autor do romance Porgy em que a ópera foi baseada,
embora a música também seja creditada a Ira Gershwin.
11 - SPACE ODDITY – David Bowie
Lançada como single em 11 de julho de 1969. Foi a primeira faixa de seu segundo
álbum de estúdio, David Bowie.
A versão do álbum "Space Oddity" foi
gravada em Trident Studios, em 20 de junho de 1969, contou com a participação
de Rick Wakeman, um ainda desconhecido músico de estúdio que mais tarde
alcançaria fama com a banda de rock progressista YES.
12 - DANCE OF THE DAMSELFIES
Composição do próprio Rick Wakeman, a mais extrovertida do álbum.
13 - CLAIR DE LUNE – ClaudeDebussy
Talvez a peça mais conhecida do compositor francês, trata-se do
terceiro movimento da SUITE BERGAMASQUE composta por volta de 1890.
14 - I
Vow to Thee, My Country
Sir Cecil Spring Rice |
Gustav Holst |
Um hino
patriótico britânico criado em 1921, quando um poema de Sir Cecil Spring Rice
foi musicado por Gustav Holst.
O texto foi escrito em 1908 ou 1912, intitulado
Urbs Dei ("A Cidade de Deus") ou The Two Fatherlands.
O poema descrevia
como um cristão deve suas lealdades tanto à sua pátria quanto ao reino
celestial. Gustav Holst adaptou a música Jupiter de sua suíte The Planets para
musicar o poema.
15 - ELEANOR RIGBY – John Lennon
& Paul McCartney
Escrita originalmente por Paul, mas creditada à dupla de
compositores, foi lançada em 1966 no álbum Revolver.
A canção demonstrava a
transformação dos Beatles para uma banda mais experimental, baseada em estúdio.
Talvez a versão mais complexa feita pelo britânico, quase irreconhecível com
muitas variações no tema.
Após o lançamento, o álbum
entrou no UK Albums Chart no número 7, marcando a posição mais alta de Wakeman
no gráfico, desde The Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the
Round Table (1975) que alcançou o número 2.
Na segunda semana, o álbum
escalou uma posição para o número 6.
Desde o lançamento do álbum, Wakeman disse
que estava "genuinamente entusiasmado com isso".
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