Felice Giardini foi um compositor e violinista italiano, nascido em Turim no dia 12 de Abril de 1716, conhecido também com Felice de Giardini.
Somis |
Foi como violinista que alcançou a fama de virtuoso.
Aos doze anos de idade ele já
tocava em algumas orquestras de teatro.
Jommelli |
- Foi aquela a lição mais
instrutiva que já recebi de um grande artista!
Burney |
Ele conseguiu grande notoriedade como intérprete de concertos,
professor de violino, cantor e cravo e também como maestro.
Charles Burney descreveu-o
como "o maior violinista da Europa".
Em 1752 ele assumiu a direção
da orquestra da Ópera italiana, ele ocupou esse cargo em duas outras ocasiões,
de 1756 a 1759 e de 1763 a 1764 e deu concertos solo sob os auspícios de Johann Christian Bach de quem era amigo íntimo.
Ele se casou com Maria
Caterina Violante Vistris, uma cantora italiana, em agosto de 1753 em Bramham.
De 1774 a 1780 foi o primeiro
violino dos Concertos do Pantheon. Ele voltou a dirigir a orquestra de ópera
(1776-77, 1782-83), ao mesmo tempo em que foi o mestre de música do Duque de
Gloucester e do Duque de Cumberland.
Em 1784, uma breve
permanência na Itália, em Nápoles, para dirigir um teatro, mas encontrou
contratempos financeiros.
Retornou a Londres em 1790, onde fundou um conjunto de ópera cômica no Little Theatre de Haymarket, mas novamente falhou como empresário. Os tempos mudaram, e ele não era mais lembrado.
Partiu então para a Rússia, mas novamente teve pouca sorte, morrendo em Moscou em no dia 08 de Junho de 1796.
Retornou a Londres em 1790, onde fundou um conjunto de ópera cômica no Little Theatre de Haymarket, mas novamente falhou como empresário. Os tempos mudaram, e ele não era mais lembrado.
Partiu então para a Rússia, mas novamente teve pouca sorte, morrendo em Moscou em no dia 08 de Junho de 1796.
De 1751 a 1790, ele publicou
em Londres, Paris e Amsterdã, 31 volumes de música instrumental com sonatas
para cravo e flauta, duos para dois violinos e para violino e violoncelo; trios,
quartetos, quintetos e concertos para violino. Ele também compôs quatro óperas
e um oratório: Ruth.
Sua música de câmara combina
o chamado Galant Style com o classicismo do meio século 18 de Johann Christian Bach,
os Stamitz e a escola de Mannheim.
No Galant Style, a escrita
enfatiza as qualidades solo dos instrumentos, em vez de escrita parcial, para
criar um todo.
Giardini, embora escrevesse quartetos de cordas e quartetos para
outros instrumentos - uma forma nova e em evolução na época - concentrado em
trios de escrita, principalmente aqueles para violino, viola e violoncelo, dos
quais ele escreveu pelo menos 18 peças.
A música de Giardini é
conhecida entre as igrejas protestantes por seu "Hino italiano" ou
"Moscou", que muitas vezes acompanha o texto "Come, Thou
Almighty King" ("Venha, o Rei Todo-Poderoso") e também o hino de
John Marriott "Thou whose almighty word” ("Você cuja voz
todo-poderosa").
Curiosidade: Há uma rua na zona sul de São Paulo, no Jardim Coimbra com o seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário