Sergei Sergeievich Prokofiev,
nascido em 23 de Abril de 1891, em Sontsovka, uma vila rural, na Ucrânia, então
parte do Império Russo, (atualmente, a localidade se chama Krasne no Óblast de
Donetsk), filho único do engenheiro agrônomo Sergei Alekseevitch e da pianista
amadora Maria Grigoryevna.
Taneyev |
Ainda na infância demonstrou
aptidões musicais. Aos dez anos já tinha composto algumas peças, como a ópera,
O Gigante, uma abertura e outras peças.
Em 1902, sua mãe conseguiu uma
audiência com Sergei Taneyev, diretor do Conservatório de Moscou, que sugeriu ao
pequeno Sergei a participar como ouvinte nas aulas de composição de Alexander
Goldenweiser e Reinhold Glière.
Glazunov |
Tão logo aprendeu a base
teórica musical necessária, buscou experimentação e uma definição do seu estilo
musical.
Rimsky-Korsakov |
Alexander Glazunov incentivou que mudasse para São Petersburgo e se inscrevesse
no Conservatório, mesmo sem o apoio dos pais.
Já havendo composto duas outras
óperas e trabalhando em sua quarta, foi aprovado nos testes e iniciou os
estudos de composição, teve entre seus professores Rimsky-Korsakov, Liadov e
Tcherepnin. Tornou-se amigo de Boris Asafiev e Nikolai Myaskovsky.
Com 16 anos produzia sua
Sonata para piano nº 1.
Em 1909 gradou-se em
composição, e continuou no conservatório para focar-se em piano e condução.
Enfant Terrible Prokofiev |
Era
conhecido com enfant terrible pelo exagero em suas composições, uma imagem que
ele próprio cultivava. Com a morte de seu pai morreu, em 1909, teve fim seu
suporte econômico, porém já tinha certa reputação como compositor.
Diaguilev |
Sempre dedicado aos estudos,
foi homenageado em 1911 com o Prêmio Anton Rubinstein como melhor aluno do
conservatório, o que lhe rendeu um piano.
Fez sua primeira excursão
fora da Rússia em 1913, viajando a Londres e depois a Paris, onde encontrou o
Ballets Russes de Sergei Diaguilev. No ano seguinte, terminou o curso do
Conservatório em São Petersburgo com as mais altas notas.
Durante a Primeira Guerra
Mundial, retornou a academia, agora estudando órgão.
Ele compôs a ópera O
Jogador, com base na obra homônima de Fiodor Dostoievski, um estudo sobre
obsessão, solicitada pelo Teatro Maryinsky, entretanto a estreia foi cancelada
devido à Revolução Russa de 1917.
Com receio do que ocorreria
decide refugiar-se primeiro nos Estados Unidos, entre 1918 e 1920, viveu em San
Francisco, entre 1920 e 1936 viveu na Europa Ocidental, apresentando-se como
pianista, interpretando obras próprias como os cinco concertos para piano e as
cinco primeiras Sonatas para piano.
Em 1921, estreou em Chicago a
ópera O Amor das Três Laranjas e, em Paris, Serguei Diaguilev encenou seus dois
primeiros balés, O Bufão, 1921, op.21 e O Passo de Aço, 1927, op.41.
Em março de 1922, se mudou
com sua mãe para a cidade de Ettal, nos Alpes da Baviera por mais de um ano, a
fim de se concentrar completamente nas composições.
Serguei Prokofiev, Sviatoslav, Oleg e Lina Llubera |
Após um concerto em Nova
York, conhece sua futura esposa, a soprano espanhola Carolina Codina, mais
conhecida como Lina Llubera. Casaram-se em setembro de 1923. Tiveram dois
filhos Sviatoslav, que nasceu em 1924, e Oleg, quatro anos mais novo.
Excursionou por diversos
países do mundo, inclusive no Japão. Compôs nesta fase a fábula O Anjo de Fogo,
que retrata a luta entre o bem e o mal.
Em 1929, sofreu um acidente
de carro em Domrémy e machucou suas mãos. O acidente o impediu de realizar
turnê em Moscou.
Coppola |
Foi solista da Orquestra
Sinfônica de Londres, regida pelo maestro Piero Coppola, na primeira gravação
de seu terceiro concerto para piano, em junho de 1932.
Ele também gravou alguns
de seus trabalhos para piano em Paris em fevereiro de 1935.
Em 1935, voltou em definitivo
à União Soviética, sua família no ano seguinte.
A política soviética instituiu
uma agência para monitorar os artistas e suas criações, limitando a influência
externa, que isolaram os compositores soviéticos do resto do mundo.
Stalin |
Cartaz de estreia de Pedro e o Lobo |
Adaptando-se
às novas circunstâncias, escreveu uma série de canções (Opp. 66, 79, 89),
usando letras de poetas aprovados oficialmente pelo governo, além do oratório Zdravitsa
(Op. 85), o que assegurou sua posição como um compositor soviético.
Na mesma
época, compôs para crianças, incluindo Pedro e o Lobo, para narrador e
orquestra, uma obra realizada para agradar a Josef Stalin.
Em 1938, ele conduziu a
Orquestra Filarmônica de Moscou na gravação da segunda suíte de seu balé Romeu
e Julieta. Outros países visitados em excursão durante seu período no exterior
incluíram Itália, Alemanha, Canadá e Cuba.
Sergei Eisenstein |
Ainda nesse ano, colaborou
com o cineasta Sergei Eisenstein no filme Alexander Nevsky, mesmo com baixa
qualidade sonora, adaptou grande parte da obra numa cantata, que tem sido
apresentada e gravada frequentemente.
Mira Mendelson |
Em 1941, o compositor sofre o
primeiro de uma série de ataques cardíacos, resultando numa piora gradual de
saúde.
Com o advento da Segunda
Guerra Mundial, foi levado para o sul do país com outros artistas.
Isso trouxe
diversas consequências para sua família em Moscou, e seu relacionamento com a
poetisa Mira Mendelson resultou na sua separação com a esposa Lina, apesar de
não terem se divorciado. Mira já havia o ajudado em libretos.
A guerra inspirou Prokofiev a
mais uma ópera, Guerra e Paz, com a qual ele trabalhou por dois anos, junto com
mais uma trilha sonora para Sergei Eisenstein, dessa vez Ivan, o Terrível.
Em 1944, Prokofiev se mudou
para fora de Moscou, para compor sua quinta sinfonia (Op. 100) que se tornou a
mais popular delas. Pouco depois, sofreu concussão e nunca se recuperou. Por
conta disso, sua produtividade diminuiu severamente nos anos seguintes.
Após a guerra, o compositor
ainda teve tempo para de escrever sua sexta sinfonia e sua nona sonata para
piano, antes do Partido Soviético mudar de opinião sobre sua música.
As
atenções pós-guerra estavam voltadas novamente a assuntos internos, e o governo
estava regulando novamente a atividade dos artistas locais. Em 10 de fevereiro
de 1948, uma resolução do Partido Comunista condenou supostas tendências
antidemocráticas na música.
A música de Prokofiev agora era vista como um
exemplo do formalismo, um perigo para o povo soviético. Em 20 de fevereiro, sua
esposa Lina foi presa por espionagem, ao tentar enviar dinheiro para sua mãe na
Catalunha.
Nesse mesmo ano, Prokofiev deixa a família por Mira. Lina foi
sentenciada a vinte anos de prisão, mas foi solta após a morte de Stalin em
1953, deixando a União Soviética.
Seus últimos projetos de
ópera foram rapidamente cancelados pelo Teatro Kirov, o que, em combinação com
sua saúde cada vez pior, causou a queda cada vez maior da atividade musical do
compositor. Seus médicos ordenaram a limitação de suas atividades, fazendo com
que ele reservasse somente um ou duas horas diárias à composição.
Sua última
apresentação pública foi a estreia da sétima sinfonia em 1952, cuja música foi
escrita para um programa de televisão infantil. A obra recebeu o prêmio
Estaline em 1947.
Aos 61 anos, Prokofiev morreu
em 05 de março de 1953, no mesmo dia e na mesma hora que Stalin.
Ele viveu
próximo à Praça Vermelha, e por três dias, a multidão que se despedia de Stalin
impossibilitou a retirada do corpo de Prokofiev para o serviço funerário.
Funeral de Josef Stalin |
Seus
amigos e alunos tiveram que decorar a urna funerária com flores de papel -
todas as flores disponíveis estavam reservadas para o túmulo de Stalin. Não foi
sequer possível organizar um tributo musical adequado ao compositor no funeral,
e eles tiveram que tocar a marcha fúnebre de Romeu e Julieta em um velho
toca-fitas. Mas aconteceu ainda um acidente macabro: o aparelho se desregulou e
a música terminou em um surdo ruído.
Sua morte é frequentemente atribuída
a uma hemorragia cerebral, mas é sabido que ele já estava muito doente pelos
últimos oito anos de sua vida.
Shostakovitch |
Ele havia apenas iniciado os ensaios para o seu
bailado A Flor de Pedra, que foi levado à cena no ano seguinte.
Junto com Shostakovitch, foi
uma das figuras mais importantes da música soviética.
Suas composições são ricas
tanto na parte melódicas quanto na instrumentação. Algumas são irônicas, com
apelo popular.
Boa parte de sua música é fácil, engraçada e até romântica.
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