quinta-feira, 4 de outubro de 2018

PROKOFIEV



Sergei Sergeievich Prokofiev, nascido em 23 de Abril de 1891, em Sontsovka, uma vila rural, na Ucrânia, então parte do Império Russo, (atualmente, a localidade se chama Krasne no Óblast de Donetsk), filho único do engenheiro agrônomo Sergei Alekseevitch e da pianista amadora Maria Grigoryevna.
Taneyev

Ainda na infância demonstrou aptidões musicais. Aos dez anos já tinha composto algumas peças, como a ópera, O Gigante, uma abertura e outras peças. 

Em 1902, sua mãe conseguiu uma audiência com Sergei Taneyev, diretor do Conservatório de Moscou, que sugeriu ao pequeno Sergei a participar como ouvinte nas aulas de composição de Alexander Goldenweiser e Reinhold Glière.
Glazunov

Tão logo aprendeu a base teórica musical necessária, buscou experimentação e uma definição do seu estilo musical. 

Rimsky-Korsakov
Alexander Glazunov incentivou que mudasse para São Petersburgo e se inscrevesse no Conservatório, mesmo sem o apoio dos pais. 

Já havendo composto duas outras óperas e trabalhando em sua quarta, foi aprovado nos testes e iniciou os estudos de composição, teve entre seus professores Rimsky-Korsakov, Liadov e Tcherepnin. Tornou-se amigo de Boris Asafiev e Nikolai Myaskovsky.

Com 16 anos produzia sua Sonata para piano nº 1.

Em 1909 gradou-se em composição, e continuou no conservatório para focar-se em piano e condução. 
Enfant Terrible Prokofiev
Era conhecido com enfant terrible pelo exagero em suas composições, uma imagem que ele próprio cultivava. Com a morte de seu pai morreu, em 1909, teve fim seu suporte econômico, porém já tinha certa reputação como compositor.

Diaguilev
Sempre dedicado aos estudos, foi homenageado em 1911 com o Prêmio Anton Rubinstein como melhor aluno do conservatório, o que lhe rendeu um piano.

Fez sua primeira excursão fora da Rússia em 1913, viajando a Londres e depois a Paris, onde encontrou o Ballets Russes de Sergei Diaguilev. No ano seguinte, terminou o curso do Conservatório em São Petersburgo com as mais altas notas.

Durante a Primeira Guerra Mundial, retornou a academia, agora estudando órgão. 

Ele compôs a ópera O Jogador, com base na obra homônima de Fiodor Dostoievski, um estudo sobre obsessão, solicitada pelo Teatro Maryinsky, entretanto a estreia foi cancelada devido à Revolução Russa de 1917.


Com receio do que ocorreria decide refugiar-se primeiro nos Estados Unidos, entre 1918 e 1920, viveu em San Francisco, entre 1920 e 1936 viveu na Europa Ocidental, apresentando-se como pianista, interpretando obras próprias como os cinco concertos para piano e as cinco primeiras Sonatas para piano.

Em 1921, estreou em Chicago a ópera O Amor das Três Laranjas e, em Paris, Serguei Diaguilev encenou seus dois primeiros balés, O Bufão, 1921, op.21 e O Passo de Aço, 1927, op.41.

Em março de 1922, se mudou com sua mãe para a cidade de Ettal, nos Alpes da Baviera por mais de um ano, a fim de se concentrar completamente nas composições.

Serguei Prokofiev, Sviatoslav, Oleg e Lina Llubera
Após um concerto em Nova York, conhece sua futura esposa, a soprano espanhola Carolina Codina, mais conhecida como Lina Llubera. Casaram-se em setembro de 1923. Tiveram dois filhos Sviatoslav, que nasceu em 1924, e Oleg, quatro anos mais novo.

Excursionou por diversos países do mundo, inclusive no Japão. Compôs nesta fase a fábula O Anjo de Fogo, que retrata a luta entre o bem e o mal.

Em 1929, sofreu um acidente de carro em Domrémy e machucou suas mãos. O acidente o impediu de realizar turnê em Moscou.

Coppola
Foi solista da Orquestra Sinfônica de Londres, regida pelo maestro Piero Coppola, na primeira gravação de seu terceiro concerto para piano, em junho de 1932. 

Ele também gravou alguns de seus trabalhos para piano em Paris em fevereiro de 1935.

Em 1935, voltou em definitivo à União Soviética, sua família no ano seguinte. 

A política soviética instituiu uma agência para monitorar os artistas e suas criações, limitando a influência externa, que isolaram os compositores soviéticos do resto do mundo. 

Stalin
Cartaz de estreia de Pedro
e o Lobo
Adaptando-se às novas circunstâncias, escreveu uma série de canções (Opp. 66, 79, 89), usando letras de poetas aprovados oficialmente pelo governo, além do oratório Zdravitsa (Op. 85), o que assegurou sua posição como um compositor soviético. 
Na mesma época, compôs para crianças, incluindo Pedro e o Lobo, para narrador e orquestra, uma obra realizada para agradar a Josef Stalin.

Em 1938, ele conduziu a Orquestra Filarmônica de Moscou na gravação da segunda suíte de seu balé Romeu e Julieta. Outros países visitados em excursão durante seu período no exterior incluíram Itália, Alemanha, Canadá e Cuba.

Sergei Eisenstein
Ainda nesse ano, colaborou com o cineasta Sergei Eisenstein no filme Alexander Nevsky, mesmo com baixa qualidade sonora, adaptou grande parte da obra numa cantata, que tem sido apresentada e gravada frequentemente.
Mira Mendelson

Em 1941, o compositor sofre o primeiro de uma série de ataques cardíacos, resultando numa piora gradual de saúde.

Com o advento da Segunda Guerra Mundial, foi levado para o sul do país com outros artistas. 

Isso trouxe diversas consequências para sua família em Moscou, e seu relacionamento com a poetisa Mira Mendelson resultou na sua separação com a esposa Lina, apesar de não terem se divorciado. Mira já havia o ajudado em libretos.

A guerra inspirou Prokofiev a mais uma ópera, Guerra e Paz, com a qual ele trabalhou por dois anos, junto com mais uma trilha sonora para Sergei Eisenstein, dessa vez Ivan, o Terrível.

Em 1944, Prokofiev se mudou para fora de Moscou, para compor sua quinta sinfonia (Op. 100) que se tornou a mais popular delas. Pouco depois, sofreu concussão e nunca se recuperou. Por conta disso, sua produtividade diminuiu severamente nos anos seguintes.

Após a guerra, o compositor ainda teve tempo para de escrever sua sexta sinfonia e sua nona sonata para piano, antes do Partido Soviético mudar de opinião sobre sua música. 

As atenções pós-guerra estavam voltadas novamente a assuntos internos, e o governo estava regulando novamente a atividade dos artistas locais. Em 10 de fevereiro de 1948, uma resolução do Partido Comunista condenou supostas tendências antidemocráticas na música. 

A música de Prokofiev agora era vista como um exemplo do formalismo, um perigo para o povo soviético. Em 20 de fevereiro, sua esposa Lina foi presa por espionagem, ao tentar enviar dinheiro para sua mãe na Catalunha. 

Nesse mesmo ano, Prokofiev deixa a família por Mira. Lina foi sentenciada a vinte anos de prisão, mas foi solta após a morte de Stalin em 1953, deixando a União Soviética.

Seus últimos projetos de ópera foram rapidamente cancelados pelo Teatro Kirov, o que, em combinação com sua saúde cada vez pior, causou a queda cada vez maior da atividade musical do compositor. Seus médicos ordenaram a limitação de suas atividades, fazendo com que ele reservasse somente um ou duas horas diárias à composição. 

Sua última apresentação pública foi a estreia da sétima sinfonia em 1952, cuja música foi escrita para um programa de televisão infantil. A obra recebeu o prêmio Estaline em 1947.

Aos 61 anos, Prokofiev morreu em 05 de março de 1953, no mesmo dia e na mesma hora que Stalin. 

Ele viveu próximo à Praça Vermelha, e por três dias, a multidão que se despedia de Stalin impossibilitou a retirada do corpo de Prokofiev para o serviço funerário. 

Funeral de Josef Stalin
Seus amigos e alunos tiveram que decorar a urna funerária com flores de papel - todas as flores disponíveis estavam reservadas para o túmulo de Stalin. Não foi sequer possível organizar um tributo musical adequado ao compositor no funeral, e eles tiveram que tocar a marcha fúnebre de Romeu e Julieta em um velho toca-fitas. Mas aconteceu ainda um acidente macabro: o aparelho se desregulou e a música terminou em um surdo ruído.

Sua morte é frequentemente atribuída a uma hemorragia cerebral, mas é sabido que ele já estava muito doente pelos últimos oito anos de sua vida. 

Shostakovitch
Ele havia apenas iniciado os ensaios para o seu bailado A Flor de Pedra, que foi levado à cena no ano seguinte.

Junto com Shostakovitch, foi uma das figuras mais importantes da música soviética. 

Suas composições são ricas tanto na parte melódicas quanto na instrumentação. Algumas são irônicas, com apelo popular. 

Boa parte de sua música é fácil, engraçada e até romântica.

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