quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

MARCELLO



Giacomo Benedetto Marcello nasceu em Veneza no dia 24 de Julho de 1686, foi um compositor, poeta, escritor, advogado, magistrado e professor italiano. Foi filho mais novo de Agostino e Paolina Cappello, era membro de uma família nobre e as suas composições são frequentemente referidas como de Patrizio Veneto (O Patriciado veneziano constituía num dos três corpos sociais em que se dividia a sociedade da República de Veneza, era um título de nobreza concedida a aristocracia que governava a cidade de Veneza e a Sereníssima).

Gravura com a Igreja de
Sant'Antonio di Castello
Seu pai escrevia poesias, tocava violino e organizava eventos musicais, sua mãe dedicava-se ao desenho. Teve dois irmãos: Alessandro, também um compositor notável, e Girolamo. 

Não há registros precisos, mas acredita-se que Marcelo foi inicialmente formado no Somaschi (instituto religioso masculino de direito) de Sant'Antonio di Castello.

Aos vinte anos, ele estudou teoria musical e composição com Francesco Gasparini. Estudou violino e o cravo. Teve como influências em suas composições Giovanni Pierluigi da Palestrina, Carlo Gesualdo, Claudio Monteverdi, Girolamo Frescobaldi e Giacomo Carissimi.

Gasparini
Embora ele tenha estudado música com mestres como Antonio Lotti ou Francesco Gasparini, a forte influência de seu pai o fez terminar estudos de direito. 

Em 1711 foi nomeado membro do Conselho dos Quarenta (no governo central de Veneza). 

Em vermelho a localização de Pola
Naquela época, suas obras musicais e literárias já havia lhe dado certa notoriedade e assim em 1712, ele foi eleito membro da Academia Filarmônica de Bolonha.

Benedetto conseguiu conciliar sua carreira como um oficial no serviço da República de Veneza e sua carreira musical, ao mesmo tempo, que se dedicou à literatura. 
Tanto que em 1730 foi para Pola como Provveditore (governador do distrito).

Em 20 de maio de 1728, Benedetto Marcello se casou com sua aluna de canto Rosanna Scalfi em uma cerimônia secreta.

Lápide de sua sepultura
Devido a sua saúde ter sido "prejudicada pelo clima" de Istria, Marcello se aposentou depois de oito anos como camerlengo na Brescia, onde morreu de tuberculose em 24 de Julho de 1739, no dia de seu aniversário de 53 anos.

Seu sepulcro está localizado na igreja de San Giuseppe di Brescia, Benedetto Marcello está enterrado sob uma grande pedra de pavimentação no meio da nave principal, em frente à escadaria que leva até o presbitério. 

A inscrição também lembra seus resultados notáveis como um camerlengo, título de origem medieval ainda em uso em algumas localidades, e a lucrativa atividade no campo da música.

Como nobre, seu casamento com uma plebeia foi considerado ilegal e, após a sua morte, o casamento foi declarado nulo pelo Estado. 

Alessandro Marcello
Rosanna incapacitada de herdar sua propriedade, e entrou com uma ação em 1742, contra Alessandro Marcello, em busca de apoio financeiro, mas suas alegações foram rejeitadas.

Marcello compôs uma variedade considerável de música entre sacras e seculares, foram oratórios, centenas de cantatas de solo, duetos, sonatas, concertos e sinfonias.

Marcello era um contemporâneo de Antonio Vivaldi em Veneza e sua música instrumental tem um sabor Vivaldiano.

Charles Avison
Como compositor, Marcello era mais conhecido durante a sua vida e agora é ainda mais lembrado por seu “Estro Poetico-armonico” (Inspiração Poética-Harmônica) escrito em Veneza entre 1724 e 1727, trata-se de um cenário musical para vozes, baixo figurado (uma notação contínua) e instrumentos solos ocasionais, dos primeiros cinquenta Salmos. 

Eles foram muito admirados por Charles Avison, que com John Garth trouxe uma edição com palavras inglesas.

Conservatório Real Bruxelas
A biblioteca do Conservatório Real de Bruxelas possui alguns volumes interessantes que cantatas de câmara, compostas por Marcello para a sua amante. 

Apesar de Benedetto Marcello ter escrito uma ópera chamada La Fede riconosciuta e produziu em Vicenza em 1702, ele tinha pouca simpatia por esta forma de composição, como evidenciou nos seus escritos.

A música de Benedetto Marcello é "caracterizada pela imaginação e uma técnica refinada e inclui tanto contraponto quanto recursos progressivos e galantes" (Grove, 1994).

Com o poeta Antonio Schinella Conti ele escreveu uma série de longas cantatas experimentais - um dueto, Il Timoteo, cinco monólogos, Cantone, Lucrezia, Andromaca, Arianna abandonnata e finalmente Cassandra.

Marcello desabafou as suas opiniões sobre o estado dramático do panorama musical da época, no panfleto satírico "Il Teatro alla Moda", publicado anonimamente em Veneza, em 1720. Este pequeno trabalho, que foi reimpresso, não só é extremamente divertido, mas é mais valioso como uma contribuição para a história da ópera.

Fachada do Conservatório
Joachim Raff
O Conservatório di Musica Benedetto Marcello di Venezia foi criado com o seu nome após a sua morte.

O compositor Joachim Raff escreveu uma ópera intitulada Benedetto Marcello, baseada livremente na vida de Marcello e Scalfi.




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