Giacomo Benedetto Marcello nasceu
em Veneza no dia 24 de Julho de 1686, foi um compositor, poeta, escritor,
advogado, magistrado e professor italiano. Foi filho mais novo de Agostino e
Paolina Cappello, era membro de uma família nobre e as suas composições são
frequentemente referidas como de Patrizio Veneto (O Patriciado veneziano constituía num dos três corpos sociais em que se dividia a sociedade da República de Veneza, era um título de nobreza concedida a aristocracia que governava a cidade de Veneza e a Sereníssima).
Gravura com a Igreja de Sant'Antonio di Castello |
Seu pai escrevia poesias,
tocava violino e organizava eventos musicais, sua mãe dedicava-se ao desenho.
Teve dois irmãos: Alessandro, também um compositor notável, e Girolamo.
Não há registros precisos, mas acredita-se
que Marcelo foi inicialmente formado no Somaschi (instituto religioso masculino
de direito) de Sant'Antonio di Castello.
Aos vinte anos, ele estudou
teoria musical e composição com Francesco Gasparini. Estudou violino e o cravo.
Teve como influências em suas composições Giovanni Pierluigi da Palestrina,
Carlo Gesualdo, Claudio Monteverdi, Girolamo Frescobaldi e Giacomo Carissimi.
Gasparini |
Embora ele tenha estudado
música com mestres como Antonio Lotti ou Francesco Gasparini, a forte influência
de seu pai o fez terminar estudos de direito.
Em 1711 foi nomeado membro do
Conselho dos Quarenta (no governo central de Veneza).
Em vermelho a localização de Pola |
Naquela época, suas obras
musicais e literárias já havia lhe dado certa notoriedade e assim em 1712, ele
foi eleito membro da Academia Filarmônica de Bolonha.
Benedetto conseguiu conciliar
sua carreira como um oficial no serviço da República de Veneza e sua carreira
musical, ao mesmo tempo, que se dedicou à literatura.
Tanto que em 1730 foi
para Pola como Provveditore (governador do distrito).
Em 20 de maio de 1728,
Benedetto Marcello se casou com sua aluna de canto Rosanna Scalfi em uma
cerimônia secreta.
Lápide de sua sepultura |
Devido a sua saúde ter sido
"prejudicada pelo clima" de Istria, Marcello se aposentou depois de
oito anos como camerlengo na Brescia, onde morreu de tuberculose em 24 de Julho
de 1739, no dia de seu aniversário de 53 anos.
Seu sepulcro está localizado
na igreja de San Giuseppe di Brescia, Benedetto Marcello está enterrado sob uma
grande pedra de pavimentação no meio da nave principal, em frente à escadaria
que leva até o presbitério.
A inscrição também lembra seus resultados notáveis
como um camerlengo, título de origem medieval ainda em uso em algumas
localidades, e a lucrativa atividade no campo da música.
Como nobre, seu casamento com
uma plebeia foi considerado ilegal e, após a sua morte, o casamento foi
declarado nulo pelo Estado.
Alessandro Marcello |
Rosanna incapacitada de herdar sua propriedade, e
entrou com uma ação em 1742, contra Alessandro Marcello, em busca de apoio
financeiro, mas suas alegações foram rejeitadas.
Marcello compôs uma variedade
considerável de música entre sacras e seculares, foram oratórios, centenas de
cantatas de solo, duetos, sonatas, concertos e sinfonias.
Marcello era um
contemporâneo de Antonio Vivaldi em Veneza e sua música instrumental tem um
sabor Vivaldiano.
Charles Avison |
Como compositor, Marcello era
mais conhecido durante a sua vida e agora é ainda mais lembrado por seu “Estro Poetico-armonico”
(Inspiração Poética-Harmônica) escrito em Veneza entre 1724 e 1727, trata-se de
um cenário musical para vozes, baixo figurado (uma notação contínua) e
instrumentos solos ocasionais, dos primeiros cinquenta Salmos.
Eles foram muito
admirados por Charles Avison, que com John Garth trouxe uma edição com palavras
inglesas.
Conservatório Real Bruxelas |
A biblioteca do Conservatório Real de Bruxelas possui alguns volumes interessantes que cantatas de câmara,
compostas por Marcello para a sua amante.
Apesar de Benedetto Marcello ter
escrito uma ópera chamada La Fede riconosciuta e produziu em Vicenza em 1702,
ele tinha pouca simpatia por esta forma de composição, como evidenciou nos seus
escritos.
A música de Benedetto
Marcello é "caracterizada pela imaginação e uma técnica refinada e inclui
tanto contraponto quanto recursos progressivos e galantes" (Grove, 1994).
Com o poeta Antonio Schinella
Conti ele escreveu uma série de longas cantatas experimentais - um dueto, Il
Timoteo, cinco monólogos, Cantone, Lucrezia, Andromaca, Arianna abandonnata e
finalmente Cassandra.
Marcello desabafou as suas
opiniões sobre o estado dramático do panorama musical da época, no panfleto
satírico "Il Teatro alla Moda", publicado anonimamente em Veneza, em
1720. Este pequeno trabalho, que foi reimpresso, não só é extremamente
divertido, mas é mais valioso como uma contribuição para a história da ópera.
Fachada do Conservatório |
Joachim Raff |
O Conservatório di Musica
Benedetto Marcello di Venezia foi criado com o seu nome após a sua morte.
O compositor Joachim Raff
escreveu uma ópera intitulada Benedetto Marcello, baseada livremente na vida de
Marcello e Scalfi.
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