quarta-feira, 3 de setembro de 2014

MUZIO CLEMENTI


Nascido em Roma na Itália no dia 23 de Janeiro de 1752, era o mais velho dos sete filhos de Nicolò Clementi, um ourives respeitável na região e também um músico amador, e de Magdalena Kaiser, de origem alemã.
Com grande talento musical, teve como primeiro mestre de música o organista Buroni, com ele teve aulas de piano e harmonia, posteriormente estudou contraponto com Gaetano Carpani e técnica vocal com Giuseppe Santarelli, e órgão com Giovanni Corticelli, aos 12 anos de idade foi nomeado organista da Igreja San Lorenzo, nesta mesma época compôs o oratório Martirio dei glorioso santi Girolamo e Celso.
O inglês Peter Beckford impressionado com seu talento o levou para Dorsetshire, interior da Inglaterra, onde estudou arduamente entre os anos de 1766 a 1773, praticando cravo e produzindo suas primeiras composições. Com o passar dos anos alcançou a fama como concertista e professor.
Joseph II
Foi cravista e diretor da orquestra da Opera Italiana de Londres em 1780. Nesta época tornou-se conhecido ao compor três obras, Opus 2, 3 e 4, sendo duas das seis sonatas para piano e uma com três peças à quatro mãos e três sonatas a duas mãos. No ano seguinte viajou para Munique, Estrasburgo e Viena na sua primeira turnê. Nesta última cidade tocou com Mozart, de quem adquiriu antipatia, numa exibição para o imperador Joseph II.
Após a turnê retornou à Londres em 1783, estabelecendo-se como pianista, professor e empresário, associando-se a uma editora de partituras e uma fábrica de pianos, a Clementi & Company.

Foi, provavelmente, o primeiro compositor a escrever peças dedicadas às possibilidades dinâmicas do então novo instrumento de teclas e cordas percutidas: o piano.
Meyerbeer
Teve como alunos Johann Baptist Cramer e Giacomo Meyerbeer, sendo que com eles se apresentou em várias cidades europeias. Em 1802 teve início outra turnê por Paris, Viena e São Petersburgo, desta vez com John Field e com propósitos mais comerciais como a venda de instrumentos. Field ficou em São Petersburgo e ele voltou para Londres para assumir o cargo de Diretor da Phillarmonic Society.
No mesmo ano casou-se com a berlinense Carolina Lehman, que morreu um ano depois durante o nascimento de seu filho Carlo. Em 1807 sua fábrica de pianos foi destruída pelo fogo. Casou-se novamente em 1811 com Emma Gisbome, com quem teve quatro filhos.

D.Scarlatti                        C.P.E. Bach                       J.C. Bach

Foi desenvolvedor da técnica para piano, utilizando como exemplos as sonatas para cravo de Domenico Scarlatti e do estilo das composições de Carl Philipp Emanuel Bach e seu irmão mais novo, Johann Christian Bach, filhos de Johann Sebastian Bach. Por sua técnica influenciou compositores como Johann Baptist Cramer, Ignaz Moscheles, Frederic Kalkbrenner e Carl Czerny.
J.B. Cramer       I. Moscheles       F. Kalkbrenner          C.Czerny  

Suas sonatas foram as primeiras escritas especialmente para piano, e não para cravo. Também adicionou ainda à sonata o terceiro movimento, além dos dois que eram típicos no estilo italiano, dando à sonata um novo nível de desenvolvimento e obtendo assim grande sucesso.

Beethoven foi um estudioso tanto de sua técnica pianística quanto composicional. Clementi admirava Beethoven, sendo o executante mais admirado de suas peças para piano e editor de suas composições no Reino Unido.

Suas obras mais famosas são a Sonatina em dó maior, Opus 36 número 1, e os três volumes pedagógicos intitulados Gradus ad Parnassum (1817 /1819 /1826), que serviram de base a todas as produções do gênero.

Além destas obras foram 106 sonatas para piano, muitas sinfonias, aberturas etc, entretanto grande parte de suas partituras se perderam ou ficaram incompletas.
Suas sinfonias que, juntamente com a Sinfonia em Ré Maior de Cherubini, são as únicas obras de compositor italiano que se comparam com as grandes sinfonias vienenses da época.

Faleceu no dia 10 de março de 1832, aos 80 anos, em sua propriedade de Evesham em Worcestershire, perto de Londres, sendo sepultado no claustro da Abadia beneditina de Westminster, onde também foram enterrados Isaac Newton e Charles Darwin, entre outros.

Para ouvir e acessar a parte da obra deste compositor clique no link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/0B9F356bpnhA-dU9jQ2NiTVZyRVk?resourcekey=0-4tNblwYwPLYw4iKzH5fc2A&usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário