quinta-feira, 27 de novembro de 2014

GEORGE GERSHWIN

No dia 26 de Setembro de 1898, nascia no Brooklyn em Nova York, Jacob Brushkin Gershowitz, o segundo filho do casal de imigrantes judeus Moritz Gershowitz, russo e Rosa Brushkin, lituana. Com certeza um nome pouco conhecido entre aqueles que apreciam a música, entretanto o hábito bastante comum os estrangeiros naquela época, acabaram americanizando seus nomes para facilitar a vida nos Estados Unidos. Moritz e Rosa passaram então a ser conhecidos, respectivamente, como Morris e Rose. O primogênito, Israel, tornou-se Ira. E foi assim que Jacob Gershowitz virou George Gershwin.
George e Ira Gershwin
Ira e George sempre foram companheiros e desde cedo tomaram gosto pela música. Ira gostava de estudar, era fascinado por arte e aos 14 anos pediu um piano de presente aos pais. George vivia pelas ruas de East Side, arrumando encrencas e jogando beisebol. Para surpresa geral, foi George quem mais se encantou com o instrumento em casa. Aos 12 anos, conseguiu sozinho tirar de ouvido uma canção. Impressionados pelo talento, seus pais contrataram um professor particular que passou a dar aulas de piano aos meninos. Como não era um aluno exemplar abandonou o curso médio de comércio onde estudava para trabalhar em na editora musical New York’s Tin Pan Alley como leitor de partituras, isto entre os 15 e 16 anos. O emprego consistia em tocar piano para os fregueses, mostrando os lançamentos musicais. Nas horas vagas, trabalhava em suas próprias composições, inicialmente jingles publicitários.

Depois de algumas decepções, publica sua primeira canção, “When you want'em, you can't get'em, when you got'em, you dont' want'em”, em 1916. Cansado de tocar música clássica que considerava ultrapassada, compunha trechos inspirados no jazz de Nova Orleans que começava se popularizar.
Três anos depois em 1919 compôs seu grande sucesso, “Swanee”, canção interpretada por Al Jonson no musical Simbad que rendeu a George reconhecimento e um bom dinheiro, com sucesso vieram também críticas, principalmente pelo seu estilo revolucionário em que misturava o clássico com o jazz.

George and Paul Whiteman
George compôs a maioria das suas obras em parceria com o seu irmão Ira. Entre 1920 e 1924, escreveram canções para a Broadway, mas foi quando conheceram o maestro Paul Whiteman, que propôs a produção de uma peça de jazz sinfônico.

O resultado foi "Rhapsody in Blue". Na estreia da obra, estavam na plateia nomes como Stravinsky, Rachmaninov e Leopold Stokowski. Com o sucesso o nome de George Gershwin entrou, definitivamente, para a história artística dos Estados Unidos.


Seguiram-se outras composições com razoável sucesso, tais como o Concerto em Fá maior, Um americano em Paris e Segunda Rapsódia. Em parceria com seu irmão Ira, os musicais:  "Lady Be Good" (1924), "Strike Up The Band" (1927), "Girl Crazy" (1930) e "Of Thee I Sing" (1931), sendo esta a primeira comédia musical a ganhar o prêmio Pulitzer.

Edwin duBose Hayward
No ano de 1935 trabalhou naquele que era o seu projeto mais ambicioso e audacioso, a ópera Porgy and Bess, baseado no libreto de Edwin duBose Hayward, intitulado Porgy, que retrata o drama amoroso entre uma bela mulher e um mendigo, ambos negros. Além da música George, também escreveu as letras juntamente com Ira. A obra alcançou grande sucesso, ao mesmo tempo em que houve muita resistência motivada pelo preconceito racial. Independente disso a peça se tornou a maior ópera americana de todos os tempos.

Cena de Porgy and Bess


No início de 1937, Gershwin começou a queixar-se de constantes dores de cabeça. Em 11 de Fevereiro de 1937, apresentou Concerto para Piano em Fá Maior com a Orquestra Sinfônica de San Francisco sob a regência do maestro francês Pierre Monteux. Estranhamente teve problemas de coordenação e apagões durante apresentação.
Na época morava com seu irmão Ira e sua cunhada Leonore numa casa alugada em Beverly Hills período em que trabalhavam em projetos de filmes de Hollywood. Leonore Gershwin sentia-se perturbada com as constantes mudanças de humor de George e sua aparente incapacidade de comer sem derramar comida na mesa de jantar.

Além das dores de cabeça, passou a ter alucinações olfativas, e em 23 de junho, depois de um incidente em que Gershwin tentou empurrar Paul Mueller, para fora do carro em que estavam andando, George foi internado no Cedars of Lebanon Hospital em Los Angeles para a observação. 

Os exames não mostraram qualquer causa física e ele foi liberado, no dia 26, com um diagnóstico de "provável histeria". 

Cedars of Lebanon Hospital
Os problemas de coordenação motora e acuidade mental pioraram, e na noite de 09 de julho Gershwin desmaiou na casa de Harburg onde ele trabalhava para a Goldwyn Follies. Ele foi levado de volta para Cedars of Lebanon, onde ele entrou em coma.


Os médicos suspeitaram que houvesse algum tumor cerebral. Os familiares procuraram pelo neurocirurgião pioneiro Dr. Harvey Cushing em Boston, que, havia se aposentado e, recomenda o Dr. Walter Dandy que estava em um barco de pesca na baía de Chesapeake com o governador de Maryland. Dandy foi rapidamente levado para terra pela Guarda Costeira e enviado para o Aeroporto de Newark para pegar um avião para Los Angeles, no entanto, a condição de Gershwin foi considerada crítica e a necessidade de cirurgia imediata. Uma tentativa por médicos do Cedars para extirpar o tumor foi feita nas primeiras horas do dia 11 de Julho de 1937, mas não foi bem sucedida, e George faleceu ao amanhecer.

John O' Hara

Muitos amigos e fãs de Gershwin ficaram chocados e devastados. John O'Hara, escritor, comentou:

" George Gershwin morreu neste dia, mas não preciso acreditar nisso, se eu não quero crer." 


Ele foi sepultado no Westchester Hills Cemetery em Hastings-on-Hudson , Nova Iorque. 


Um Concerto em sua memória foi realizado no Hollywood Bowl no dia 8 de Setembro de 1937, em que Otto Klemperer conduziu sua própria orquestração do segundo dos três Prelúdios de Gershwin.

Gershwin recebeu sua única indicação ao Oscar de Melhor Canção Original em 1937, por "They Can't Take That Away from Me", escrito com seu irmão Ira para o filme Shall We Dance, estrelado por Fred Astaire e Ginger Rogers.


A indicação foi póstuma, George Gershwin morreu dois meses depois do lançamento do filme. Maurice Ravel, de quem ele era admirador, disse-lhe, quando estudava em Paris com Nadia Boulanger. “Não queira ser um Ravel de segunda, você é um Gershwin de primeira”.

Assim foi feito e apesar da sua vida bastante curta, tornou-se num dos compositores mais conhecidos de todos os tempos. 

Para ouvir e conhecer um pouco da música de Gershwin acesse ao link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/0B9F356bpnhA-bDFteWZsNDhHTDQ?resourcekey=0-8O4MUtjakuqmY3-ATL_VYA&usp=sharing

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