quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

LE CHEVALIER DE SAINT GEORGE


Nascido Joseph Bologne em 25 de Dezembro de 1.745 na comuna francesa de Baillif na região de Guadeloupe, nas Antilhas Francesas, no Caribe. Filho de um rico fazendeiro, George de Bologne de Saint-George, com sua escrava Nanon, que foi uma espécie de segunda esposa mantida discretamente no ambiente doméstico.

Quanto à sua data de nascimento existem algumas dúvidas por ser filho de uma escrava, tendo três datas diferentes de nascimento sido atribuído a ele, sendo mais aceita a citada.
O jovem teve uma infância privilegiada na fazenda de seu pai. Tendo bastante tempo disponível seu pai lhe deu aulas de música e esgrima. Aos oito anos de idade, Joseph partiu para Bordeaux com sua irmã, por parte de pai, Élisabeth para frequentar a escola. Sua mãe Nanon desembarcou no mesmo porto dois anos depois, para visitar Joseph permanecendo por algumas semanas. Retornando mais tarde juntamente com George. Passaram a viver no bairro de Saint-Germain em Paris.
Luis XV
Em outubro de 1756 aos treze anos entrou para a Academia de Esgrima de Nicolas Texier de La Böessière, uma escola de elite para os filhos da aristocracia. No período matutino tinha aulas de matemática, história, línguas estrangeiras, música, desenho e dança. Enquanto que o período da tarde era dedicado à esgrima. Joseph treinou com o filho de La Böessière e tornou-se um amigo da família.
Em 01 de abril de 1757, seu pai, George obteve a posição de Cavalheiro da Câmara do Rei, o que significava que ele era um assistente pessoal do rei Luís XV.
Em 05 de abril de 1762 o Rei Luís XV decretou que os negros e pessoas de cor deveriam se registrar com o secretário do Almirantado no prazo de dois meses. Nanon registrou a si mesma enquanto que La Böessière registrou Joseph.
Saint-George e um pequeno número de outras pessoas de cor superou a barreira do racismo e ascendeu à classe média, o jovem era dotado, mas seus talentos inatos foram ampliados pelo esforço incansável, permitindo-lhe, não só para ser melhor, mas acima de tudo para superar a barreira racial que o colocou na classe social de mulatos, porque seu pai era branco e sua mãe era negra.
Em 10 de maio, 1763, Joseph de Bolonha era um oficial do ministério público responsável por levar as ordens do Rei para o Tribunal de Guerra. Ele permaneceu no cargo por 11 anos, a idade mínima para o cargo era 25 anos, e Joseph tinha apenas 17 anos.
Seu pai, George de Bologne de Saint-George deixou em testamento, em 09 de dezembro de 1765, para Mademoiselle Anne Nanon, uma mulher negra livre, uma soma de três mil libras, e para o Monsieur de Saint-George, Conselheiro do Rei, uma soma de cinquenta mil libras.
Joseph estudou na Academia de esgrima por seis anos, até seus dezenove anos. Foi lá que se tornou conhecido como Le Chevalier de Saint-George.
A espada sendo reservado para a nobreza, o aprendizado de armas, fortemente regulamentado para excluir os estudantes e mestres indesejáveis, pertencia à elite. A figurar entre essa aristocracia, e, em primeiro lugar, no entanto, não foi pouca coisa. Por sua preeminência na esgrima, Saint-George adquiriu uma posição de invulnerabilidade que era tanto físico e social.
Saint-George tornou-se conhecido no mundo da esgrima como "o deus de armas".
Antonio Lolli    -     François-Joseph Gossec     -     Carl Stamitz
Além do talento para o esporte, ele desenvolveu também o talento para as artes, sendo um excelente dançarino. Ele também tinha domínio tanto no cravo quanto no violino. Alguns compositores de sucesso que dedicaram obras para ele, inclusos na lista Antonio Lolli (1764), François-Joseph Gossec (1766) e Carl Stamitz (1770), sendo que este último se dirigiu a ele em italiano por seu título oficial completo.
Jean-Marie Leclair
Não existem comprovações, mas acredita-se que ele tinha tido aulas de violino com Jean-Marie Leclair, outro compositor importante da época, e tenha estudado composição com Gossec.
Gabriel Banat
Tornou-se maestro de Le Concert des amadores em 1773, combinando as suas funções de regência com a de compositor. Entre 1773 e 1775, produziu oito concertos para violino e duas sinfonias concertantes, de acordo com a Lista de Obras compilada por Gabriel Banat.
Com a fama de sedutor, Saint-George teve pelo menos um relacionamento romântico sério, mas as atitudes raciais tornou impossível para ele se casar com ninguém em seu nível da sociedade.
Marquise de Montesson
Embora tendo sido rejeitado para o cargo de diretor na Ópera de Paris, Saint-George mais tarde foi nomeado diretor musical do teatro privado da Madame Marquise de Montesson, nascida Charlotte-Jeanne Berauld de la Haye-de-Riou. Dirigindo entre duas e três performances semanais. Sua primeira comédia musical foi uma obra em três atos, Ernestine, para a qual escreveu apenas a música. Foi realizada na Comédie-Italienne em 19 de Julho de 1777. A música foi dada geralmente boas críticas, mas a imprensa criticado o trabalho para suas letras.
Joseph foi uma das figuras mais importantes na cena musical da segunda metade do século XVIII. Foi um dos primeiros músicos na Europa conhecido por ter ascendência africana.
Atingiu o seu auge profissional como compositor publicando duas sinfonias concertantes em 1776 e mais duas em 1778. Em 1777, ele escreveu três concertos para violino e seis quartetos de cordas. Algumas pessoas chamam Saint-George a Mozart Negro, mas esse apelido não é preciso, de acordo com Dominique-René de Lerma, um especialista na obra de Saint-George e Professor de Música na Universidade Lawrence, em Appleton, Wisconsin. Saint-George foi sempre muito mais do que uma figura na música clássica. Ele foi um dos melhores esgrimistas da Europa e um coronel heroico na Revolução Francesa. Saint-George escreveu a música para uma segunda comédia musical, La Chasse [A caça], realizada pela primeira vez em 12 de outubro de 1778. Foi um grande sucesso com o público e foi unanimemente elogiado pela imprensa.
Marie Antoniette
No início de 1779, Saint-George começou a tocar música para a rainha Marie-Antoniette em Versalhes, que era uma de suas admiradoras e apoiadora.
Saint-George foi viver em Lille quando a Revolução Francesa eclodiu em julho de 1789. Ele entrou para a Guarda Nacional em Lille no final daquele ano. Ele obteve a patente de capitão em 1790. Saint-George o soldado ainda era um músico e um esgrimista, então ele organizou concertos e demonstrações de esgrima em Lille, enquanto estacionados na cidade.
Em 01 de setembro de 1791 uma delegação de homens de cor, liderado por Julien Raimond de Saint-Domingue, solicitou à Assembléia Nacional, que lhes permitam lutar em defesa da Revolução e seus ideais igualitários. No dia seguinte, a Assembléia aprovou um corpo composto principalmente de homens de cor, com 800 infantaria e 200 funcionários de cavalaria. Saint-George foi nomeado para ser o seu coronel. Seu nome oficial era légion Franco de cavalerie des Américains, mas logo se tornou conhecido por todos como o légion Saint-George [Saint-George Legion]. O coronel escolheu seu amigo e protegido Alexandre Dumas como tenente-coronel. Tal como o seu coronel, ele era o filho de um aristocrata francês e um escravo Africano. Mais tarde, ele teve um filho, também chamado Alexandre Dumas, que ganhou fama como autor de Os Três Mosqueteiros.
Alexandre Dumas
Saint-George desempenhou um papel crucial em travar "la trahison de Dumouriez" [A traição de Dumouriez] em Lille, em abril de 1793. General Charles François Dumouriez tinha sido derrotado em Neerwinden, Bélgica em março e tinha posteriormente fez um armistício secreto com a Áustria . Ele pretendia capturar Lille, coroar o filho do Rei morto como Louis XVII, e usar a cidade como base para recuperar o controle da França para a monarquia. Dumouriez enviou Geral Miaczinski a uma cidade perto de Lille com 4.000 soldados. Miaczinski disse Saint-George e Alexandre Dumas do plano em pessoa. Eles deixá-lo acreditar que permitiria que seus soldados para tomar o Lille. Quando chegou o momento para ele assumir o controle de Lille, Miaczinski trouxe apenas uma pequena escolta. Saint-George e Dumas o prendeu e enviou-o a Paris, onde foi executado. Suas tropas não tentaram tomar a cidade; Dumouriez refugiou-se fora da França; eo jovem República Francesa foi salvo.
Charles François Dumouriez
Saint-George foi um herói, mas não por muito tempo. Suas ligações com a aristocracia fez vulnerável a falsas acusações de mau uso de fundos públicos. Simon Dufresse, um Comissário, escreveu uma denúncia contundente. Alexandre Dumas, aparentemente, tinham diferentes simpatias políticas do que o seu coronel. Ele se juntou a outros em acusar o seu comandante de delito. Coronel Saint-George foi preso no dia 04 de novembro de 1793 e foi preso sem julgamento. Robespierre caiu eventualmente, sinalizando uma mudança nos ventos políticos. O Comité de Segurança Pública, finalmente, decidiu que Saint-George tinha sido removido sem causa. Em 23 de outubro de 1794 que ordenou a sua libertação da prisão. Esperanças de voltar à sua antiga posição Saint-George 'foram frustradas por um decreto geral de 25 de outubro de 1795. Anne Nanon, sua mãe, morreu durante este período difícil na vida de Saint-George, 16 de dezembro de 1795. Muito antes de morrer, Nanon tinha gravado uma escritura testamentária de 18 de Junho 1778, assinado Anne Danneveau, pelo qual ", ela dá e lega ao Sr. De Boulogne St-George, vivendo rue Saint Pierre, todos os seus pertences, móveis e imóveis pertencente a ela no dia de sua morte ".
O testamento mostra desejo deliberado de Nanon, por amor maternal, para privar-se de sua verdadeira identidade para esconder as origens africanas de Saint-George.
Saint-George viajou para Saint-Domingue, agora Haiti, entre 2 de abril de 1796 e 6 de abril de 1797. Na primavera de 1797 Saint-George regressou a Paris e assumiu o comando da sua orquestra final, Le Cercle de l'Harmonie [Círculo de Harmonia], uma organização de concertos recém-criada no Palais-Royal, na antiga residência do Duque de Orléans.
Saint-George escreveu sinfonias, concertos para violino e orquestra, quarteto de cordas, Sonatas, e canções no estilo de Mozart e Haydn. Ele também escreveu pelo menos cinco óperas com uma possível sexta ópera, Le droit de seigneur.
Saint-George vivia sozinho em um pequeno apartamento em Paris durante os últimos dois anos de sua vida. No final da primavera de 1799 uma infecção da bexiga não tratada o levou a tornar-se fraco e febril. Ele ficou na casa de Duhamel até sua morte em 10 de junho de 1799.
Se for verdadeiro que seus últimos anos foram vividos com simplicidade, Joseph Bologne de Saint-George não morreu no esquecimento: os jornais de Paris noticiaram sua morte como a de uma personalidade nacional.
Marius Casadesus
Jean-Jacques Kantorow
O esquecimento quase total veio um pouco mais tarde, ao longo dos séculos 19 e 20. Em 1936 o violinista Marius Casadesus fez um primeiro esforço de revivê-lo, porém isso só veio acontecer de fato a partir de 1974, quando Jean-Jacques Kantorow espantou o mundo com gravações de algumas sonatas e concertos. De lá para cá têm surgido cada vez mais estudos, biografias e gravações, incluindo integrais dos concertos e dos quartetos.

Chevalier com as três rosas, símbolo maçônico da época.

O Chevalier foi um dos primeiros maçons negros na França. Ele foi iniciado numa loja parisiense do Grande Oriente da França chamada Les Soeurs 9 [As nove irmãs].


https://drive.google.com/drive/folders/0B4FphzZsBcqhdjJoUHFwWEdJN2s?resourcekey=0-n37UqtdyELksAU1WFMZCaQ&usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário