Igreja St. James Garlick Hyth |
Nascido no ano seguinte à chegada de Handel na Inglaterra, sua
vida profissional seria à sombra do compositor. No entanto, este "Luminar
no crepúsculo da Música Inglesa", como Boyce foi chamado, aludindo à
geração que se seguiu à morte de Purcell em 1695, teve o seu reconhecimento,
tornando-se compositor para a Capela Real, quando tinha vinte e cinco anos e Mestre
Musical do Rei em 1755, quatro anos antes de Handel morrer. William Boyce foi um
dos mais importantes compositores Ingleses do século 18.
A
localização exata de sua casa nesta rua pode ser identificada como no lado
norte ao leste de Doby Court. William foi o último dos quatro filhos do casal.
Sua data de nascimento exata é desconhecida, mas sabe-se que
ele foi batizado em 11 de setembro de 1711 na igreja em frente a sua casa: St.
James' Garlick Hyth.
Como três, dez e oito dias separam os respectivos
nascimentos e batismos de seu irmão e irmãs, é razoável supor que William Boyce
nasceu no início de setembro 1711.
Em fevereiro 1722, seu pai de William Boyce foi nomeado Bedel
na Empresa dos Marceneiros. O posto trazia consigo alojamento para a família no
Edifício dos Marceneiros.
Maurice Greene |
Aos doze anos, William é admitido no coral infantil da
Catedral de St. Paul, sob a direção de Charles King, posteriormente quando sua
voz começa a mudar, estuda música com Maurice Greene, que era o organista da
Catedral.
Johann Pepusch |
Ministrou cravo em
várias escolas próximas. Ele permaneceu lá por dois anos antes assumir este
mesmo cargo na St. Michael, em Cornhill, foi nesta época que começou a perder a
audição.
Em 1736, compôs o oratório David’s Lamentation over Saul and
Jonathan (Lamento de Davi sobre Saul e Jonatas) com texto de seu amigo John
Lockman, apresentado pela primeira vez em 16 de abril de 1736 na Sociedade
Apollo, que tinha sido fundado por Maurice Greene em 1731.
Também apresentado
em 18 de agosto de 1737 na Câmara Municipal, Windsor em ajuda das "Viúvas
e Órfãos dos Senhores do Coro de St. George em Windsor Castle".
Ele 21 de Junho de 1736 se tornou compositor da Chapel Royal,
foi ali que fez alguns de seus maiores hinos e músicas de igreja.
Em 1737, ele foi nomeado regente do Festival Three Choirs (Gloucester,
Worcester e Hereford), uma celebração que é realizada anualmente em Londres até
os dias de hoje.
Foi para um destes festivais que ele escreveu seu 'Worcester
Overture' que foi mais tarde publicado como Sinfonia Número 8.
Escreveu Ode for St. Cecilia’s Day, com outro texto de John
Lockman, em 1739, nesta composição Boyce seguiu os passos de seus mestres,
Greene e Pepusch.
Embora composta para a Sociedade de Apollo e Catedral Coro de
St. Paul, que também foi apresentada em Dublin, no dia 17 de dezembro de 1740
pela Sociedade Filarmónica.
O The Faulkerner’s Dublin Journal informou que
"foi permitido por vários dos melhores juízes, para ser uma das
performances mais grandiosas que jamais se ouviu”.
O trabalho permaneceu em seu
repertório pelos cinco anos seguintes.
A opereta Peleus and Thetis foi escrita em 1740 com texto de
Lord Lansdowne. Três anos mais tarde escreve 'Solomon' para a peça de Edward
Moore. Com destaque para canção ‘Softly Rise, O Southern Breeze’, que permaneceu
popular por mais de cinquenta anos.
All Hallows |
No verão de 1748 casou-se com Hannah - seu sobrenome
permanece desconhecido. Em 29 de Abril de 1749, o casal tem uma filha.
Em 1749 um novo órgão foi instalado na igreja All Hallows -
The Great and Less, em Thames Street. William Boyce foi escolhido como
organista. Ainda naquele ano, compôs a música para uma ode escrita por William
Mason a ser utilizada na instalação do Duque de Newcastle como chanceler da
Universidade de Cambridge.
A ode foi realizada em 1º de julho e no dia seguinte
seu hino “O be joyful” foi tocado na Great St. Mary’s church como um exercício
para o grau de Doutor em Música que a Universidade lhe conferiu no dia 3 de
julho.
John Dryden |
Atendendo ao pedido de David Garrick, diretor da companhia
teatral Drury Lane, fez a música para The Secular Masque, obra de John Dryden.
A peça estreou, ainda naquele mês de Julho em Cambridge,
no drama não existe uma trama e sim uma discussão entre os deuses e deusas em
relação ao declínio dos valores morais.
Em 1750, duas companhias teatrais rivais, a Drury Lane, e
Covent Garden de Christopher Rich decidem encenar Romeu e Julieta, com a
disputa pelo público, teve início a Batalha dos Romeus.
David Garrick |
Na encenação
apresentada por Rich havia um cortejo fúnebre para Julieta acompanhado pela
música de Thomas Arne, era o ponto alto da peça, que levava maior público para
a Covent Garden.
Assim Garrick decidiu introduzir também em sua produção tal
cortejo e solicitou a Boyce que fizesse a música num prazo de uma semana a
inclusão foi realizada e a peça teve audiências maiores do que a concorrente.
Com o sucesso foi convidado a compor a música para a
companhia, The Shepherd’s Lottery com texto de Moses Mendez também bem recebida
pelo público.
A partir de 1752, Boyce para de produzir regularmente para o
teatro devido ao aumento de sua surdez. Dois anos depois Garrick pediu novas
composições para tocar entre os atos da peça Bodicea, William fez, mas sem o
sucesso esperado.
Após a morte de Greene em 1755, Boyce foi nomeado o seu
sucessor como Master of the King’s band e também como maestro do festival anual
de "Sons do Clero" na Catedral de St. Paul. Como Mestre de Banda do
Rei, produziu duas odes a cada ano - uma para celebrar o Ano Novo e outra para
o aniversário do rei. As Aberturas dessas odes formaram a base de suas
"Oito Sinfonias" e "Doze Aberturas".
Após a morte de John Travers, em 1758, ele se tornou um dos
três organistas da Capela Real. Para celebrar as vitórias britânicas contra os
franceses em 1759, Boyce escreveu aquela que se tornaria uma de suas canções
mais famosas: "Heart of Oak".
William Boyce, seu filho, nasce em 25 de Março de 1764. Quinze
anos mais novo que a sua irmã. Mais tarde tornou-se famoso no mundo da música
como contrabaixista nas orquestras de Londres.
Com o aumento de sua surdez aumentou, em 1768 ele renunciou
ao seu cargo no St. Michael, Cornhill e em 1769 foi demitido da All hallows.
Posteriormente
desistiu das aulas retirou-se para Kensington Gore, ali editou sua agora famosa
coleção de 'Catedral Music'. Greene, seu antigo professor, havia começado o
trabalho, mas sua saúde debilitada impediu que completasse. Deixou o material
com Boyce na esperança de concluísse a obra.
No dia 07 de fevereiro de 1779 aos 67 anos de idade, William
Boyce faleceu, de acordo com John Hawkins a causa de sua morte foi gota. Foi
sepultado sob o centro da cúpula da St.Paul Cathedral, na manhã do dia 16 de
fevereiro.
Os corais da St. Paul, Westminster Abbey e Royal Chapel cantaram
juntos no seu funeral, incluindo o seu hino "If we believe that Jesus died”.
A organização do velório afirma que, "Ao término do culto da manhã, o
cadáver será levado até a sepultura durante este tempo, será executada a Marcha
Solene composta pelo Dr. Boyce", do sua quarta Sonata para Trio por John
Jones, o organista da Catedral.
Em seu epitáfio foi escrito:
"Feliz em suas composições, muito mais feliz no fluxo constante da harmonia através de cada cena da vida".
Em seu epitáfio foi escrito:
"Feliz em suas composições, muito mais feliz no fluxo constante da harmonia através de cada cena da vida".
No ano seguinte a sua morte sua esposa publica “Fifteen
Anthems and a Te Deum and Jubilate” e em 1790 é publicado um segundo volume.
Em 1788 Sir John Hawkins publicou As Memórias de William
Boyce.
Charles Burney |
O compositor Charles Wesley disse: "Um homem mais
modesto do que o Dr. Boyce eu não conheci. Nunca o ouvi falar uma palavra vã ou
mal-humorada, seja para exaltar-se ou depreciar alguém".
Vinte e quatro anos após a morte do compositor Charles
Burney escreveu sobre William Boyce: "Não houve nenhum professor que eu tenha
amado, honrado e respeitado mais".
Boyce foi esquecido após a sua morte, apenas a sua música de
igreja continuou viva no repertório da Catedral Anglicana.
Constant Lambert foi
o responsável pela redescoberta das obras do compositor entre 1928 e 1930.
Sua
canção Heart of Oak é usada como marcha da Marinha Real do Reino Unido e da
Marinha Canadense.
Constant Lambert |
Boyce também escreveu músicas para rituais maçônicos.
Boyce nasceu numa época de transição no desenvolvimento da
Maçonaria na Grã-Bretanha.
Como a música já desempenhava um papel de alguma
importância em certas cerimônias maçônicas. Estima-se que até 1760, ao menos cem
músicas maçônicas foram publicadas e estavam disponíveis para uso em reuniões
de fraternidades.
É provável que Boyce tenha participado de uma loja, alguns
autores apontam William como maçom de destaque e autor da canção: “No sect in
the world can with Masons compare”, cantada até hoje em algumas oficinas.
Moses Mendez |
Uma referência a supostas credenciais maçônicas de William
Boyce estão na segunda edição do Die Musik in Geschichte und Gegenwart (A
Música no Passado e no Presente) no verbete que trata do compositor, há um
artigo de um musicólogo inglês que diz sobre o comentário sobre as obras “The chaplet” e “The shepherd's lottery”, diz
os libretos de ambas as peças foram escritas por Moses Mendez, um rico
corretor judeu da bolsa e escritor, que não só era um amigo pessoal do
compositor, mas como Boyce, foi sem dúvida um maçom ".
Heart of Oak – música de William Boyce – letra de David
Garrick
Come, cheer up, my lads, 'tis to glory we steer,
To add something more to this wonderful year;
To honour we call you, as freemen not slaves,
For who are so free as the sons of the waves?
(Chorus sung once...)
Heart of oak are our ships, jolly tars are our men,
we always are ready; Steady, boys, steady!
We'll fight and we'll conquer again and again.
We never see the French but we wish them to stay,
They always see us and they wish us away;
If they run, we will follow, we will drive them ashore,
And if they won't fight, we can do no more.
(Chorus sung once...)
They swear they'll invade us, these terrible foes,
They frighten our women, our children and beaus,
But should their flat bottoms in darkness get o'er,
Still Britons they'll find to receive them on shore.
(Chorus sung once...)
[Verse sometimes omitted]
Britannia triumphant, her ships sweep the sea,
Her standard is Justice—her watchword, 'be free.'
Then cheer up, my lads, with one heart let us sing,
Our soldiers, our sailors, our statesmen, and king.
(Final Chorus sung twice...)
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