quinta-feira, 18 de agosto de 2016

HOFFMEISTER

Iniciando a série dos Contemporâneos de Mozart, apresentamos:

FRANZ ANTON HOFFMEISTER


Foi o oitavo, dos onze filhos do casal Martin Hoffmeister e Regina Nadler. Nascido no dia 12 de Maio de 1754, em Rottenburg Am Neckar, atualmente Rottemburg, na Alemanha, na época pertencente ao Sacro Império Romano, uma cidade de médio porte que encontra-se cerca de 50 Km ao sudoeste de Stuttgart.

Franz von Szecsenyi
Com quatorze anos de idade foi para Viena estudar Direito, completou seus estudos e foi qualificado para praticar a lei, mas muito pouco tempo depois optou em seguir a carreira musical. Teve aulas com o compositor Johann Georg Albrechtsberger, futuro professor de Ludwig van Beethoven.

Por ocasião de sua nomeação como Maestro do Conde húngaro Franz von Szecsenyi , em 1778, publicou sua primeira sinfonia.


Na década de 1780 era um dos compositores mais populares da cidade, com um catálogo de obras extenso e variado.

Além da música, passou a dedicar o seu tempo como editor musical.

Em 1785, ele estabeleceu em Viena uma das primeiras empresas de publicação musical, onde publicou música dos compositores vienenses mais proeminentes como: Haydn, Mozart, Beethoven, Clementi, Johann Georg Albrechtsberger, Karl Ditters von Dittersdorf e Johann Baptist Wanhal, além de suas próprias composições. Antes de sua empresa havia a Artaria & Co, fundada cinco anos antes. A sua reputação atual deve-se principalmente por esta atividade.

Haydn, Mozart, Beethoven, Clementi, Albrechtsberger, Dittersdorf e  Wanhal
Salomon
Estes compositores famosos também estavam entre amigos pessoais de Hoffmeister:

Mozart, com que estabeleceu uma estreita associação, dedicou a ele o seu Quarteto de Cordas em Ré Maior (KV 478) e Beethoven dirigiu-se a ele numa carta como meu "irmão mais amado".

No início da década de 1790, o famoso pianista de concerto e empresário musical da época, Johann Peter Salomon, executou algumas de suas obras.

A partir daí voltou a compor mais ativamente. Foram nos anos 1790 que escreveu e encenou a maioria de suas óperas, o que acabou por trazer um período de declínio para a empresa, então decidiu vender parte de seu catálogo para a Artaria.



Em 1799, planejou uma turnê conjunta com o flautista Franz Thurner que chegaria até Londres, entretanto ficou em Leipzig onde conheceu e tornou-se amigo do organista Ambrosius Kühnel. Juntos montaram uma nova editora musical, o Bureau de Musique, que ainda hoje existe sob o nome de Peters Edition, por volta de 1800.
Peters

Dentre as publicações do Bureau de Musique está a primeira edição dos 14 volumes para teclado de Johann Sebastian Bach em 1802.

Em março 1805 ele transferiu sua parte para Kühnel, que mais tarde transferiu para Carl Friedrich Peters.

Em 1806, Hoffmeister também vendeu sua empresa de Viena a Chemische Druckerey, para se concentrar mais em suas composições.

Como compositor era altamente respeitado por seus contemporâneos, o Neues Lexikon der Gerber Tonkünstler publicou no ano de sua morte, o seguinte texto:

"Se fosse olhar suas muitas e variadas obras, admiraria a diligência e a esperteza deste compositor... Ele ganhou para si uma bem merecida reputação e difundida através do conteúdo original suas obras, que não são somente ricas em expressão emocional, mas também distinguido pelo uso interessante e adequado dos instrumentos e através de uma boa praticabilidade. Para esta última característica que temos de agradecer o seu conhecimento de instrumentos, que é tão evidente que se poderia pensar que ele era um virtuoso em todos os instrumentos para os quais ele escreveu".

Hoffmeister contribuiu para muitos gêneros de música. Para o teatro, escreveu operetas, Singspiel e óperas, a mais conhecida "O príncipe de Ítaca" (Der Königsohn aus Ithaka), com o texto de Emanuel Schikaneder, bem como outro tipo de música vocal sacra e secular.

Schikaneder
Ele compôs para orquestra 44 sinfonias, algumas perdidas. Foi prolífico na música de câmara, escrevendo uma grande quantidade de quartetos de cordas, e outras peças. Escreveu composições de ensino atraentes.

O Concerto famoso para Viola e Orquestra em Ré maior é uma peça obrigatória para todo violista apresentar no dia de audição para admissão a uma orquestra profissional.

Sua música é agradável e distingue-se pelo bem que fluem linhas melódicas, mas que carece de originalidade.

Na extensa obra de Hoffmeister, destacam-se as composições para flauta, são mais de 25 concertos, e foi exatamente este instrumente o responsável pelo renascimento de sua música no final do século XX foi provocada particularmente por flautistas que admiram seus 12 quintetos flauta (com violino, duas violas e violoncelo) e outras músicas flauta.

Muitas destas obras teriam sido compostas pensando no crescente número de flautistas amadores de Viena, bem como em sua amizade com o flautista Franz Thurner.

Também é obrigatório no repertório padrão com flautista e clarinetista e em muitas ocupações no campo da música de câmara.

Franz Anton Hoffmeister faleceu em Viena no dia 09 de Fevereiro de 1812.

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