Francesco Antonio Rosetti
Seu nome original no idioma
checo é Frantisek Antonn Rosety ou na forma germânica Franz Anton Rösler,
nascido numa data incerta no ano de 1.750, em Leitmeritz, (atual: Litoměřice)
uma cidade ao norte da Boêmia.
Leitmeritz |
Foi um compositor, contrabaixista da era
clássica, contemporâneo de Joseph Haydn e claro de Wolfgang Amadeus Mozart.
Litomerice (em azul escuro) |
Seu nome de nascimento não
pode ser determinado exatamente, então ele também poderia ter sido chamado de
"Anton Ros (s) ler" ou "Rusizscka" ou algo similar, ainda
mais falta uma folha no livro de batismo na freguesia de sua cidade natal.
Aleksei Orlov |
Pretendia-se que seguisse o
sacerdócio, assim cumpre seus primeiros estudos musicais e teológicos no
Colégio dos Jesuítas, em Praga, onde entrou com a idade de sete anos. Ele foi
ordenado sacerdote, mas ele preferiu a carreira musical.
Ao sair do Colégio levou uma
vida itinerante por algum tempo. Há evidências de que Rosetti esteve na Rússia
no início da década de 1770 a serviço do Conde Aleksei Orlov, como compositor
em um regimento de infantaria russa do Conde que mais tarde seria o príncipe
Česmenského.
Kraft Ernst |
Em Setembro de 1773, fixa
residência na Baviera, ao sul da Alemanha quando passa a trabalhar como
baixista, compositor eventual e líder da orquestra da corte de Louis Kraft Ernst, Príncipe
von Öttingen-Wallerstein, a quem ele serviu por dezesseis anos. Foi nessa época
que adotou a versão italiana do seu nome.
De acordo com os documentos
do príncipe, embora inicialmente constasse apenas como um membro dos servos,
somente a partir de julho 1774 Antonio Rosetti aparece nos registros das contas
como baixista.
Em Março de 1776, escreveu
seu famoso Réquiem, por ocasião da morte da primeira esposa de seu patrono,
esta peça foi também executada em um memorial a Wolfgang Amadeus Mozart em
Praga em 14 de Dezembro de 1791.
Em 28 de Janeiro de 1777,
casou-se com Rosina Neherovou, filha de um estalajadeiro de Wallerstein, o
casal teve três filhas.
Na época já era um renomado
compositor e suas composições impressas em Frankfurt, Mainz, Viena e Amsterdã,
Paris e Praga com excelentes vendas.
No final de 1781 foi-lhe
concedida permissão para passar cinco meses em Paris, numa viagem de estudo.
Oportunidade em que suas composições foram apresentadas pelas melhores
orquestras da cidade, apresentadas no famoso Spirituel Concert, e foram muito
bem sucedidas. Ali conheceu Gluck e Piccinni. Houve também uma oportunidade de
publicar alguns de seus trabalhos, incluindo suas seis sinfonias.
Em Maio de
1782, retornou ao seu posto, com a garantia de reconhecimento como um
compositor talentoso, tornando-se um dos compositores mais populares do seu
tempo. Sua música era tão apreciada que foi publicada pelas melhores editoras
musicais europeias.
Na década de oitenta aumentou
sua atividade como compositor na corte, entre 1783-1784, ele viaja por toda a
Alemanha, e em 1785 Rosetti foi nomeado maestro da capela da corte Wallerstein,
sucedendo Joseph Reicha.
Em 1786, ele visitou Munique,
Augsburg várias vezes entre 1788 e 1789.
Apesar da posição de
prestígio que ocupou, foi constantemente atormentado por problemas financeiros,
então em 1789, ele decidiu deixar Wallerstein e parte para o Norte da Alemanha,
para servir como Kapellmeister do Duque Friedrich Franz I de
Mecklenburg-Schwerin em Ludwigslust. Ali, ele poderia contar não só com uma boa
orquestra, mas também o Duque manteve um grande coro.
Nesta nova casa, graças à boa
recompensa, seus anos foram menos frustrantes que em Wallerstein e o crescimento
de sua reputação lhe permitiu obter encomendas importantes.
Na primavera de 1792, ficou
gravemente doente, morrendo no dia 30 de junho daquele ano, pouco mais de seis
meses após Mozart, aos 42 anos de idade. A casa príncipe expõe uma pensão, para
as filhas de Rosetti e elas foram empregadas como cantoras mais tarde no
Hofsängerinnen. O jurista Karl Prosch era seu neto.
Rosetti escreveu uma grande
quantidade de música instrumental, incluindo muitas sinfonias e concertos.
Rosetti também compôs um número significativo de obras vocais e corais,
especialmente nos últimos anos de sua vida.
Entre estes estão oratórios alemãs,
incluindo Der sterbende Jesu e Jesus no Getsêmani (1790) e um Aleluia alemão.
Suas primeiras composições
são caracterizados por um estilo agradável, embora repetitivo e previsível,
enquanto que em trabalhos posteriores, compostas após 1784, denota uma grande
influência sobre a melodia cromática e uma rica linguagem harmônica.
HC Robbins Landon |
Foi o primeiro compositor de
abordar como o quinteto de sopros.
Ele é talvez mais conhecido
por seus concertos para trompa (horn), que HC Robbins Landon (estudioso da obra
de Mozart) sugere em “O companheiro de Mozart” podem ter sido um modelo para
quatro concertos de Mozart para o mesmo instrumento. Faltava-lhe o gênio de
Mozart e viveu em sua sombra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário