quarta-feira, 26 de outubro de 2016

VOGLER

Georg Joseph Vogler


Nascido no dia 15 de Junho de 1749, em Pleichach, Würzburg, na atual Alemanha, também conhecido como Abt ou Abbé (Abade) Vogler, filho de Jared Vogler, um fabricante de instrumentos musicais da corte do príncipe-bispo de Würzburg, foi compositor, organista, professor e teórico, sacerdote e maestro.

Universidade de Würzburg
Estudou em colégio jesuíta quando criança, onde teve seu aprendizado musical e aos dez anos de idade era considerado um organista notável, além de tocar violino e outros instrumentos. 

Durante a juventude estudou direito na Universidade de Würzburg (1766-1767), em seguida, estudou teologia em Bamberg (1767-1770), mas mantendo o interesse pela música.


Tanto que em 1768, escreveu um ballet para a festa de carnaval da universidade, intitulado Schuster Ballet, que devido ao sucesso, foi apresentado ao eleitor palatino Karl Theodor.

Karl Theodor
Padre Martini
Theodor, dois anos mais tarde, o nomeou como esmoler da corte de Mannheim, tornou-se bastante ativo em suas composições, escreveu nesta época sua primeira grande peça, o singspiel “Der Kaufmann von Smyra”, e também o bailado dedicado ao príncipe eleitor, “Le rendez-vous de chasse”. 

Em 1772, tornou-se capelão da corte.

O nobre decidiu investir no talento musical do jovem e o enviou para Bologna, afim de que estudasse com o Padre Martini, um franciscano notável, considerado a maior autoridade em teoria e história da música da Itália. 

Padre Vallotti
Hasse
Entretanto, Georg ficou insatisfeito com a metodologia do teórico, e decidiu que estudaria com outro professor, sendo admitido em Pádua, teve aulas por cinco meses com o Padre Francesco Antonio Vallotti, um dos maiores organistas e teóricos do séc. XVIII.

Posteriormente ele encontrou Johann Adolph Hasse em Veneza. 

Por fim, foi para Roma onde foi ordenado sacerdote em 1773, e também foi admitido na famosa Academia de Arcadia (Accademia dell'Arcadia).

Brasão Accademia dell'Arcadia

Foi feito Cavaleiro da Ordem Golden Spur, nomeado como protonotário apostólico (oficial da cúria romana hierarquicamente superior a todos os notários) e camareiro do Papa Pio VI.
Papa Pio VI
Voltou para Mannheim em 1776, foi nomeado conselheiro espiritual de Karl Theodor e segundo Kapellmeister. 

Fundou sua escola de música, a Mannheimer Tonschule, com alunos dedicados, porém fez muitos inimigos devido as suas ideias e metodologias de ensino. Promoveu um novo sistema de digitação para o cravo, que Mozart descreveu como patética, desenvolveu novas técnicas de construção de órgãos e desenvolveu uma teoria musical revolucionária baseada nos princípios definidos por Vallotti.

Karl Theodor transfere a sua corte para Munique, em 1778, Vogler prefere permanecer em Mannheim dando continuidade aos trabalhos executados na escola que criara. Dois anos mais tarde vai de encontro à nova corte, porém suas composições não têm boa receptividade, então prefere abandonar o seu cargo.

Rumou para Paris, onde apesar de uma hostilidade inicial em virtude de suas teorias heterodoxas, que acaba por serem reconhecidas como uma continuação dos princípios estabelecidos por Rameau.

Órgão da Igreja de St Sulpice - Paris
Marie Antoinette
Seus concertos de órgão na igreja de St. Sulpice atrai considerável atenção. Compõe a ópera Le Patriotismo, pedido da rainha Marie Antoinette, sendo apresentada em Versalhes. 

Escreveu outras obras, incluindo Eglė e La Karmesse, ou La Foire flamande, que não obtiveram aclamação da crítica generalizada. 

O sucesso estava em sua capacidade como um virtuoso do órgão, e Vogler tocou para casas lotadas em toda a Europa em 1780.

Por quatros anos não fixou residência, e seguiu em viagens e apresentações, entre Paris e Londres, para propagar suas teorias do desempenho musical.

Gustavo III
Em 1784, retorna a corte de Munique, sendo nomeado primeiro Kapellmeister, uma posição que o prendeu por dois anos.

Em 1786, foi nomeado Kapellmeister por Gustavo III da Suécia e fundou sua segunda escola de música em Estocolmo.

Ele atingiu celebridade extraordinária por suas performances em um instrumento chamado de "orchestrion", uma espécie de um órgão portátil inventado por ele mesmo.

Em 1790, ele foi convidado a dar concertos em Londres. O virtuosismo na sua forma de tocar no pedal tornou-o extremamente famoso. Alcança um sucesso considerável na interpretação de uma fuga sobre um tema de "Hallelujah" do Messias de Handel e uma interpretação Musical para o Órgão, composta por Knecht, contendo a imitação de uma tempestade. 

Deixando a capital inglesa, foi para Roterdã, em seguida, visitou as principais cidades do Reno. 
Leopold II

Ele participou da coroação do Imperador Leopold II no dia 09 de outubro de 1790, em Frankfurt. 

Retornou a Estocolmo em 1793 e lá permaneceu quase seis anos, período intermeado por muitas viagens: visitou a Espanha, Portugal, Grécia, Polônia, os países bálticos, a Rússia, norte da África, Turquia, Armênia e Groenlândia, sempre em busca melodias nativas.

Retorna a Alemanha, onde finalmente suas composições conhecem o sucesso, primeiro, em 1800, na cidade de Berlim e no ano seguinte, em Leipzig.

Esteve um período em Praga antes de se mudar para Viena, onde residiu entre 1802 e 1805, época durante a qual se encontrou com Beethoven e Joseph Haydn.

Vogler continuou a viajar pela Alemanha. Foi em Frankfurt, em 1807, que recebeu o convite de Ludwig I, Grão-Duque de Hesse-Darmstadt, oferecendo-lhe a nomeação de Kapellmeister, com a ordem de mérito, o título de conselheiro privado, um salário de 3000 florins, uma casa, uma mesa fornecida a partir própria cozinha do duque, e outros privilégios, o que determinou finalmente o fim para suas andanças.

Foi em Darmstadt que ele abriu sua terceira e mais famosa escola de música, seus principais alunos foram Johann Baptist Gansbacher, Carl Maria von Weber e Giacomo Meyerbeer.
Gansbacher                           Weber                                Meyerbeer
Uma de suas últimas viagens foi a Frankfurt em 1810, para assistir a apresentação de Sylvana de Weber.

Busto em Darmstadt
Mesmo durante a sua velhice, continuava a trabalhar rotineiramente, pois todo o seu patrimônio foi gasto no desenvolvimento, melhorias e construção de novos modelos de órgãos, morreu de repente de apoplexia em Darmstadt, no dia 06 de maio de 1814.

Vogler nunca foi uma unanimidade dentre seus contemporâneos, sendo Mozart um de seus maiores críticos.

Deixou importantes contribuições musicológicas, como Tonwissenschaft und Tonsetzkunst sobre a teoria harmônica e Stimmbildungskunst, sobre teoria vocal. 

Além da publicação de um periódico com análise de novas composições, o Betrachtungen der Mannheimer Tonschule.



Revolucionou a forma de digitação para o cravo, desenvolveu uma alteração na forma de construção dos órgãos, que consistia na simplificação do mecanismo.

Produziu praticamente todos os gêneros musicais da época, tanto sacras quanto seculares, incluindo sinfonias, óperas, singspiel, balés, missas, salmos, réquiens, cantatas, motetos, música incidental, entretanto o material disponível atualmente é bastante raro.



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