Samuel Wesley, organista e
compositor, também contemporâneo de Wolfgang Amadeus Mozart.
Sarah Gwynne |
Charles Wesley |
Nascido no dia 24
de Fevereiro de 1766,
em Bristol na Inglaterra, filho de Sarah Gwynne e do
Reverendo Charles Wesley, pastor e famoso compositor de hinos da igreja metodista.
Samuel Wesley (avô) |
John Wesley |
Neto do poeta Samuel Wesley e sobrinho do também Reverendo John Wesley, o
fundador da Igreja Metodista.
Seu irmão mais velho, Charles Wesley, foi também
cravista, organista e compositor.
Charles Wesley, irmão |
Tocava violino e órgão, trabalhou
como maestro e professor de música.
A maioria de suas obras eram
composições para a igreja, dentre elas destaca-se o moteto In Exitu Israel e,
embora, com a idade de oito anos, alguns o chamavam de "Mozart Inglês",
ele nunca alcançou tal eminência.
Antes de completar seus cinco
anos de vida, Samuel aprendeu a ler debruçado sobre o oratório Sansão de
Handel, pouco tempo depois aprendeu, sem qualquer instrução a escrever.
Um
autêntico autodidata.
Samuel mostrou o seu talento
musical quando era ainda muito jovem. Influenciado pela audição desde o berço
dos estudos de seu irmão.
Entre seis e sete anos de
idade, ele foi ensinado a tocar a partir de notação musical desenvolvida por
David Williams, um jovem organista de Bath, entretanto, mesmo antes de saber
ler ou escrever partituras, compôs algumas partes do oratório “Ruth” que
concluiu quando tinha cerca de oito anos de idade, e que foi muito elogiado
pelo Dr. Boyce. Ao mesmo tempo, ele aprendeu a tocar violino, instrumento no
qual se tornou mestre, mas sua predileção era o órgão.
Em 1777 ele publicou Oito
Lições para o Cravo. Antes de atingir a maioridade, ele havia se tornado um bom
erudito, adquiriu algum conhecimento de línguas modernas, graças ao seu gosto
pela literatura, e já era reconhecido com um grande prodígio tanto no órgão,
quanto no piano.
Em 1784, Samuel Wesley entrou
para a Igreja Católica Romana.
Três anos mais tarde, numa
noite em 1787, caminhava ao longo de Snow Hill, quando sofreu um acidente,
cujas consequências afetaram o resto da sua vida, que o levaram a ter alguns hábitos
erráticos e excêntricos.
trepanação |
Ele caiu em uma escavação profunda das fundações de
uma construção, na queda feriu gravemente seu crânio.
Recusou-se a submeter à
operação de trepanação, que consiste na abertura de um ou mais buracos no
crânio, através de uma broca neurocirúrgica, e sofreu por sete anos de desânimo
e irritabilidade nervosa.
Devido a isso, deixou todas as suas atividades, até mesmo
a sua paixão pela música.
Em 1788 Wesley foi iniciado
na Maçonaria, na Lodge of Antiquity nº 1 (atual nº 2), excluído três anos mais
tarde por não cumprir as obrigações financeiras, mais tarde filiou-se a
Somerset House Lodge nº 2.
Retornou Antiquity em 1811, foi nomeado como o primeiro
Grande Organista da Grande Loja Unida da Inglaterra em 1813, pelo Duque de
Sussex, então Grão Mestre, ocupou o cargo até 1817 quando renunciou por motivos
de saúde, tornou-se membro honorário em 1819.
Em 1793, casa-se com
Charlotte Louise Martin, com quem já vivia maritalmente, contrariando a sua conservadora
família, o casal teve três filhos, o casamento se desfez quando sua esposa
descobriu que ele se envolvia com Sarah Suter, uma adolescente que trabalhava
na residência como criada doméstica.
Passou a viver com a jovem,
sem nunca ter se casado novamente, tiveram sete filhos.
Entre 1808 e 1809, trocou
diversas correspondências com Benjamin Jacob sobre as obras de JS Bach que ele
havia descoberto em seus estudos.
Em 1811, Samuel Wesley foi
contratado como regente e organista solo do Birmingham Festival, e lecionou na
Royal Institution e em outros lugares.
Em 1816 ele sofreu uma recaída de sua
doença, e foi obrigado a abandonar o exercício da sua profissão até 1823,
quando retomou suas atividades até 1830, tornando-se em 1824, organista da
Camden Chapel, na Camden Town, vítima de mais uma crise foi incapaz dar
continuidade ao seu trabalho.
O acidente o transformara em
uma pessoa de difícil convívio, pois vivia em meio a crises de depressão e de
insanidade, numa dessas crises, em 1817, tentou o suicídio, se atirando pela
janela, sobreviveu, mas viu-se obrigado a viver com algumas limitações físicas.
Durante sua recuperação se trabalhou
com afinco em arranjos e divulgação das obras de J. S. Bach, Samuel se empenhou
em propagar o trabalho de Bach, entre músicos ingleses, juntamente com FelixMendelssohn.
Uma de suas últimas aparições
foi no concerto da Sacred Harmonic Society, no dia 07 de Agosto de 1834, quando
tocou o hino “All go unto one place” que
compusera em homenagem ao seu irmão Charles, por ocasião de seu falecimento.
Mendelssohn |
Sua derradeira aparição em
público ocorreu no dia 12 de Setembro de 1837, Christ Church, na Newgate
Street, onde esteve presente no intuito de ouvir a apresentação de Mendelssohn
baseada na sua obra e na de Johann Sebastian Bach.
Sepultura de Samuel Wesley |
Um mês depois, no dia 11 de
Outubro de 1837, faleceu em Londres e foi sepultado no dia 17 de Outubro no
cemitério da Old St. Marylebone Church, onde estavam os restos mortais de seus
pais, irmã e irmão.
Samuel Sebastian Wesley |
Samuel Wesley deixou vários
filhos; seu filho mais velho, fruto do casamento, Rev. Charles Wesley, (1795-1859),
foi sub-reitor da Chapel Royal, e editor de uma coleção de hinos. Seu filho
mais novo, fruto de sua união com Sarah, Samuel Sebastian Wesley (1810-1876),
também foi organista talentoso e compositor, que herdou a genialidade de seu
pai, o Sebastian do nome é uma homenagem a Bach.
Samuel Wesley foi,
indiscutivelmente, o maior organista Inglês do seu dia, e tanto na sua forma de
tocar extemporânea e em seu desempenho das fugas de J. S. Bach e G. F. Handel
ele era incomparável.
Suas composições eram numerosas e variadas, e alguns são
da mais alta excelência. Sua música instrumental mostra que ele era, até certo
ponto, um pioneiro do estilo sinfônico na Inglaterra.
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