Josef Mysliveček nascido no
dia 09 de Março de 1737, em Praga, na
atual República Tcheca, sendo um dos filhos gêmeos de um próspero dono de
moinho, o outro foi Joachim.
Foi um compositor checo que
contribuiu para a formação do classicismo do século XVIII na música, atuando
principalmente na Itália.
Recebeu os primeiros
rudimentos musicais ainda escola pública local.
Estudou filosofia na
Universidade Charles-Ferdinand em sua cidade natal.
Moleiro em ação num moinho |
Em 1758, assumiu o posto de mestre moleiro, profissão
de seu pai, mas logo desistiu da profissão, deixando o cargo para seu irmão, a
fim de prosseguir estudos musicais.
Giovanni Pescetti |
Estudou composição com Franz
Habermann e Josef Seger no início da década de 1760, ainda em Praga.
Publicou um conjunto de seis
sinfonias, em 1762, obtendo grande sucesso.
Em 1763, patrocinado pelo
Conde Vincent von Waldstein, mudou-se para
Veneza, onde estudaria com Giovanni Battista Pescetti.
Na Itália tornou-se conhecido
como Il Boemo ("o boêmio") e também Giuseppe Venatorini ("José, caçador
pequeno"), uma tradução literal de seu nome.
Depois de sua chegada à
Itália, Mysliveček nunca deixou o país, exceto uma visita a Praga entre
1767-68, uma breve visita a Viena em 1773,onde conheceu Charles Burney e uma
estadia prolongada em Munique entre dezembro de 1776 e abril de 1778.
A sua primeira ópera Semiramide,
foi realizada em Bergamo em 1766.
Teatro San Carlo |
Já a ópera Il Bellerofonte
atingiu grande sucesso quando foi apresentada em Nápoles no Teatro San Carlo no
dia 20 de Janeiro de 1767.
Leopold e Wolfgang Mozart |
Tornou-se membro da Accademia
Filarmonica di Bologna em 1.771, na mesma época conheceu Wolfgang e Leopold Mozart, que logo o consideraram como um
amigo íntimo.
Nunca foi empregado
diretamente por um nobre, prelado ou governante, ao contrário da maioria de
seus contemporâneos.
Ganhou sua vida com o ensino, executando, e compondo a
música, e recebeu frequentemente gratificações dos admiradores ricos. A personalidade dinâmica irresistível impressionara a
ambos.
Em uma carta a seu pai Leopold, escrita em Munique em 11 de outubro de
1777, Mozart descreveu seu caráter como "cheio de fogo, espírito e
vida".
A relação com a família
Mozart perdurou até 1778, quando os contatos foram interrompidos quando ele não
conseguiu cumprir a promessa de organizar uma comissão de ópera para Mozart no
Teatro San Carlo em Nápoles.
Mozart usou motivos musicais
tirados de várias composições de Mysliveček.
Além da reputação de
promiscuidade registrada na correspondência de Mozart, nada se sabe sobre a
vida amorosa de Mysliveček. O compositor nunca se casou, e nenhum nome dos
amantes é gravado.
Faleceu em Roma no dia 04 de
Fevereiro de 1781, na pobreza, quase esquecido e doente com sífilis, doença
essa que já era citada em algumas correspondências entre os Mozart.
Seu corpo foi enterrado na Igreja de San Lorenzo in Lucina, Roma.
Seu corpo foi enterrado na Igreja de San Lorenzo in Lucina, Roma.
Dedicado principalmente à
ópera, Mysliveček permaneceu fiel às convenções da ópera séria italiana, sem
entrar nos aspectos dramáticos em suas obras.
Apesar de ser considerado o pai da ópera Tcheca, e um dos primeiros compositores checos a se tornar um famoso compositor de ópera, deve-se observar que a sua linguagem operística não tem características checos adequadas, mas apenas na ópera séria italiana.
Apesar de ser considerado o pai da ópera Tcheca, e um dos primeiros compositores checos a se tornar um famoso compositor de ópera, deve-se observar que a sua linguagem operística não tem características checos adequadas, mas apenas na ópera séria italiana.
Como compositor escreveu,
além das quase trinta óperas, pouco mais de vinte sinfonias, concertos, trios,
quartetos, quintetos, octetos, sonatas para violino e música de teclado. Compôs
algumas obras sacras, como Missas, Cantatas, Salmos e Oratórios.
Sua influência sobre o jovem
Mozart era frequentemente reconhecida e, recentemente, alguns musicólogos teorizam
que parte dos primeiros trabalhos de Mozart, na verdade, seriam de Mysliveček.
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