quarta-feira, 4 de abril de 2018

LEONARDO LEO




Lionardo Oronzo Salvatore de Leo nasceu no dia 05 de Agosto de 1694 em San Vito degli Schiavoni (atual San Vito dei Normanni), perto de Brindisi, na província de Terra d'Otranto na região da Apúlia, então parte do Reino de Nápoles, foi um compositor barroco italiano, pertencente à Escola musical napolitana do século XVIII.
Em vermelho, nos mapas a região onde
nasceu o compositor.
Nicola Fago
Entrou Conservatório della Pietà dei Turchini em 1703, e foi aluno de Francesco Provenzale e de Francesco Nicola Fago, apelidado de 'II Tarantino'.
Pitoni
Suas composições demonstram influências de Alessandro Scarlatti e Giuseppe Ottavio Pitoni, com quem teria estudado contraponto em Roma, de acordo com Girolamo Chigi, mestre da capela de San Giovanni em Laterano, que foi aluno e amigo de Pitoni. 

Seu primeiro trabalho conhecido foi um drama sagrado, L'infedelta abbattuta, apresentado por seus colegas de turma em 1712.
Em 1714, produziu a ópera Pisistrato, apresentada no teatro da corte, que foi muito admirada. Leo assumiu o cargo de segundo mestre no conservatório de Pietà.
Fachada da Igreja
Santa Maria della
Solitaria
Em 1716 foi nomeado organista da capela real e no ano seguinte foi designado para ocupar o posto de mestre de capela da igreja de Santa Maria della Solitaria, para quem escreveu muita música.
Em 1719 ele teve a obra Sofonisba representado, seu primeiro trabalho sério que foi bem recebido e em que o caráter expressivo de seu talento já foi notado.
Gasparini
Depois de adicionar cenas cômicas ao Bajazette de Francesco Gasparini em 1722 para a apresentação em Nápoles, ele compôs óperas cômicas em napolitano como La’mpeca scoperta em 1723 e L'Alidoro em 1740.
Sua ópera cômica mais famosa foi Amor vuol sofferenze (1739), popularmente conhecida como La Finta Frascatana, muito elogiada por De Brosses. Ele foi igualmente distinguido como um compositor de ópera séria, Demofoonte (1735), Farnace (1737) e L'Olimpiade (1737), sendo suas obras mais famosas neste ramo, e ainda é mais conhecido como compositor de música sacra.
Francesco Durante
Giovanni Battista Pergolesi
Leo foi o primeiro compositor da escola napolitana a obter um completo domínio sobre o moderno contraponto harmônico. Sua música sacra é magistral e digna, lógica e não passional, e livre do sentimentalismo presente nos trabalhos de Francesco Durante e Giovanni Battista Pergolesi. 

Suas óperas sérias sofrem de uma frieza e severidade de estilo, mas em suas óperas cômicas ele mostra um senso de humor aguçado. Seus movimentos conjuntos são espirituosos, mas nunca chegaram a um clímax forte.
Um belo e característico exemplo de sua música sacra é o Dixit Dominus em Dó Maior. 
Niccolò Jommelli
Niccolò Piccinni
Além do Conservatório Pietà, também lecionou no Conservatório de Sant'Onofrio, onde teve como seus alunos alguns dos mais famosos compositores do século XVIII, como Niccolò Jommelli e Niccolò Piccinni.
Faleceu em Nápoles no dia 31 de outubro de 1744.
O Marquês de Villarosa, relata que Leo foi atingido por uma apoplexia, enquanto compunha novas árias para um renascimento do La Finta Frascatana.
Ele o encontrou com a cabeça apoiada no cravo e acreditou a princípio que Leonardo estivesse dormindo, mas na realidade ele já tinha parado de viver.
Tal fato retrata o comportamento comum do compositor que era incansável na profissão, muitas vezes passava a maior parte das noites compondo e estava sempre de bom humor. Amava suas obras, mas fazia justiça aos méritos de seus rivais quando necessário.

Aprecie


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