Lionardo
Oronzo Salvatore de Leo nasceu no dia 05 de Agosto de 1694 em San Vito degli
Schiavoni (atual San Vito dei Normanni), perto de Brindisi, na província de
Terra d'Otranto na região da Apúlia, então parte do Reino de Nápoles, foi um
compositor barroco italiano, pertencente à Escola musical napolitana do século
XVIII.
Nicola Fago |
Entrou
Conservatório della Pietà dei Turchini em 1703, e foi aluno de Francesco
Provenzale e de Francesco Nicola Fago, apelidado de 'II Tarantino'.
Pitoni |
Suas
composições demonstram influências de Alessandro Scarlatti e Giuseppe Ottavio
Pitoni, com quem teria estudado contraponto em Roma, de acordo com Girolamo
Chigi, mestre da capela de San Giovanni em Laterano, que foi aluno e amigo de
Pitoni.
Seu primeiro trabalho conhecido foi um drama sagrado, L'infedelta
abbattuta, apresentado por seus colegas de turma em 1712.
Em
1714, produziu a ópera Pisistrato, apresentada no teatro da corte, que foi
muito admirada. Leo assumiu o cargo de segundo mestre no conservatório de
Pietà.
Fachada da Igreja Santa Maria della Solitaria |
Em
1716 foi nomeado organista da capela real e no ano seguinte foi designado para
ocupar o posto de mestre de capela da igreja de Santa Maria della Solitaria,
para quem escreveu muita música.
Em
1719 ele teve a obra Sofonisba representado, seu primeiro trabalho sério que
foi bem recebido e em que o caráter expressivo de seu talento já foi notado.
Gasparini |
Depois
de adicionar cenas cômicas ao Bajazette de Francesco Gasparini em 1722 para a
apresentação em Nápoles, ele compôs óperas cômicas em napolitano como La’mpeca
scoperta em 1723 e L'Alidoro em 1740.
Sua
ópera cômica mais famosa foi Amor vuol sofferenze (1739), popularmente
conhecida como La Finta Frascatana, muito elogiada por De Brosses. Ele foi
igualmente distinguido como um compositor de ópera séria, Demofoonte (1735),
Farnace (1737) e L'Olimpiade (1737), sendo suas obras mais famosas neste ramo,
e ainda é mais conhecido como compositor de música sacra.
Francesco Durante |
Giovanni Battista Pergolesi |
Leo
foi o primeiro compositor da escola napolitana a obter um completo domínio
sobre o moderno contraponto harmônico. Sua música sacra é magistral e digna,
lógica e não passional, e livre do sentimentalismo presente nos trabalhos de
Francesco Durante e Giovanni Battista Pergolesi.
Suas óperas sérias sofrem de
uma frieza e severidade de estilo, mas em suas óperas cômicas ele mostra um
senso de humor aguçado. Seus movimentos conjuntos são espirituosos, mas nunca
chegaram a um clímax forte.
Um
belo e característico exemplo de sua música sacra é o Dixit Dominus em Dó Maior.
Niccolò Jommelli |
Niccolò Piccinni |
Além
do Conservatório Pietà, também lecionou no Conservatório de Sant'Onofrio, onde
teve como seus alunos alguns dos mais famosos compositores do século XVIII,
como Niccolò Jommelli e Niccolò Piccinni.
Faleceu
em Nápoles no dia 31 de outubro de 1744.
O Marquês de Villarosa, relata que Leo
foi atingido por uma apoplexia, enquanto compunha novas árias para um
renascimento do La Finta Frascatana.
Ele o encontrou com a cabeça apoiada no
cravo e acreditou a princípio que Leonardo estivesse dormindo, mas na realidade
ele já tinha parado de viver.
Tal
fato retrata o comportamento comum do compositor que era incansável na
profissão, muitas vezes passava a maior parte das noites compondo e estava
sempre de bom humor. Amava suas obras, mas fazia justiça aos méritos de seus
rivais quando necessário.
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