Alberto Nepomuceno foi um compositor, organista, pianista, regente e professor brasileiro nascido no dia 6 de julho de 1864, na Rua Amélia, atual Senador Pompeu, em Fortaleza, Ceará. Filho de Victor Augusto Nepomuceno (violinista e ex-organista da catedral de Fortaleza.) e Maria Virgínia de Oliveira Paiva.
Euclides Fonseca |
Foi iniciado nos estudos
musicais por seu pai.
Aos oito anos, muda-se com a família para o Recife e tem as primeiras lições de violino e piano com o maestro Euclides Fonseca, diretor de concerto do Clube Carlos Gomes.
Aos oito anos, muda-se com a família para o Recife e tem as primeiras lições de violino e piano com o maestro Euclides Fonseca, diretor de concerto do Clube Carlos Gomes.
Em Recife manteve amizade com
alunos e mestres da Faculdade de Direito, como Alfredo Pinto Vieira de Melo, Clóvis
Bevilacqua e Farias Brito, entre os quais fervilhavam ideias e análises sociais
de vanguarda. Tornou-se um defensor atuante das causas republicanas e
abolicionistas no Nordeste.
Seu pai falece em 21 de Junho
de 1880, assim se torna o responsável pelo sustento da mãe e irmã, Alberto
empregou-se como tipógrafo e passou a ministrar aulas particulares de música,
ficando impossibilitado de prosseguir seus estudos na Faculdade de Direito.
Alfredo Pinto Vieira de Melo - Clóvis Bevilacqua - Farias Brito |
Em 1882, aos dezoito anos, substitui
o seu mestre na direção dos concertos do Clube Carlos Gomes de Recife.
João Brígido |
Dois anos mais tarde, retorna
com a família a sua terra natal, Fortaleza, manteve laços com João Brígido e
João Cordeiro, defensores do movimento abolicionista, colaborando com jornais
ligados à causa.
Em virtude disto, Governo do Ceará indefere seu pedido de custeio ao governo imperial para estudar na Europa, sem desistir de seus sonhos e objetivos, em 1885, decide partir para o Rio de Janeiro, deixando a sua mãe e irmã aos cuidados de um tio em Fortaleza.
Em virtude disto, Governo do Ceará indefere seu pedido de custeio ao governo imperial para estudar na Europa, sem desistir de seus sonhos e objetivos, em 1885, decide partir para o Rio de Janeiro, deixando a sua mãe e irmã aos cuidados de um tio em Fortaleza.
Arthur Napoleão |
Apresenta-se pela primeira vez no Clube Beethoven, e a partir de então foi convidado a participar de concertos e reuniões musicais ao lado de Arthur Napoleão.
Machado de Assis |
Torna-se amigo dos artistas
plásticos Rodolfo e Henrique Bernardelli que o acolhem na residência da família
e do violoncelista Francisco Nascimento, que, em 1887, o acompanha numa série
de recitais pelo Nordeste do Brasil.
Época em que compôs Dança de Negros, posteriormente conhecida como Batuque da Séria Brasileira, é uma das primeiras composições que utilizou motivos étnicos brasileiros.
A primeira audição dessa obra foi apresentada pelo autor no Ceará. Outras peças foram compostas na mesma época, como Mazurca, para violoncelo e piano, Une fleur, Ave Maria, Prece e Marcha fúnebre.
Em Agosto de 1888, com a
renda obtida na turnê pelo Nordeste, finalmente acontece sua viagem à Europa, acompanhado
de seus grandes amigos, os irmãos Bernardelli, com o objetivo de ampliar sua
formação musical.
Primeiro esteve em Roma, estudando harmonia, com Eugenio Terziani, e após a seu falecimento, com Cesare de Sanctis, e piano, com Giovanni Sgambati na Accademia Nazionale di Santa Cecilia.
Época em que compôs Dança de Negros, posteriormente conhecida como Batuque da Séria Brasileira, é uma das primeiras composições que utilizou motivos étnicos brasileiros.
A primeira audição dessa obra foi apresentada pelo autor no Ceará. Outras peças foram compostas na mesma época, como Mazurca, para violoncelo e piano, Une fleur, Ave Maria, Prece e Marcha fúnebre.
Henrique e Rodolfo Bernadelli |
Primeiro esteve em Roma, estudando harmonia, com Eugenio Terziani, e após a seu falecimento, com Cesare de Sanctis, e piano, com Giovanni Sgambati na Accademia Nazionale di Santa Cecilia.
Terziani - Sanctis - Sgambati |
Herzogenberg |
Brahms |
Durante suas férias, chegou a
assistir em Viena a concertos de Brahms e de Hans von Bülow.
Transferiu-se
depois para o Conservatório Stern de Berlim, onde, entre 1892 e 1894, cursou as
aulas de composição e órgão com o professor Arnó Kleffel, e de piano, com H.
Ehrlich.
Nepomuceno estudou também com
o famoso Theodor Lechetitzky, em cuja sala de aula teve como colega a pianista
norueguesa Walborg Bang, com quem se casou em 1893. Ela era aluna de Edvard Grieg, o mais importante compositor norueguês da época, representante máximo do
nacionalismo romântico. Após seu casamento, foi morar na casa de Grieg em
Bergen. Esta amizade foi fundamental para que Nepomuceno elaborasse um ideal
nacionalista e, sobretudo, se definisse por uma obra atenta à riqueza cultural
brasileira.
Bülow |
Kleffel - Lechetitzky |
Grieg |
Rege a Filarmônica de Berlim
nas provas finais do Conservatório Stern, em 1894, executando Scherzo für
grosses Orcherter e Suíte Antiga, de sua autoria.
Matricula-se na Schola
Cantorum, em Paris, tem aulas com o organista Alexandre Guilmant, de 1894 a
1895, nessa época, conheceu Camille Saint-Saëns, Charles Bordes, Vincent D'Indy
e outros. Assistiu à estréia mundial de Prélude à l'après-midi d'un faune, de
Claude Debussy.
Alexandre Guilmant |
Camille Saint-Saens, Charles Bordes, Vincent D'Indy e Claude Debussy |
Retornando ao Brasil, no Rio
de Janeiro, em 1895, torna-se professor de órgão do Instituto Nacional de
Música.
No dia 4 de agosto daquele ano realiza um recital de canções de sua
autoria em português. Polemiza com Oscar Guanabarino, defensor do canto em
italiano, ao lutar pela nacionalização da música brasileira através do idioma.
Afirmando:
Oscar Guanabarino |
Afirmando:
No ano seguinte, foi
convidado a dirigir a Sociedade de Concertos Populares e promove recitais com
repertórios europeu e brasileiro, promovendo o reconhecimento de compositores
brasileiros. Permaneceu como diretor por dez anos.
Mahler |
Em 1900 marcou uma entrevista
com o diretor da Ópera de Viena, Gustav Mahler, para negociar a apresentação de
sua ópera Ártemis; porém, adoeceu gravemente, indo se recuperar em Bergen, na
casa de seu amigo Edvard Grieg.
A pedido de Visconde de
Taunay, restaurou diversas obras do compositor Padre José Maurício Nunes Garcia,
no ano seguinte, rege a Missa Festiva, deste compositor.
Entre 1902 e 1903, torna-se
diretor do INM, cargo que retoma em 1906 e exerce até 1916. A sua coletânea de
doze canções em português foi lançada em 1904.
Visconde de Taunay e Pe. Nunes Garcia |
Manuel da Silva |
Mandou colocar no Instituto uma lápide em homenagem a Francisco Manuel da Silva, com a seguinte inscrição:
"Ao fundador do Conservatório e autor do Hino de sua pátria".
Catulo da Paixão Cearense |
No mesmo ano apresenta Prélude à l'Après-Midi d'un Faune, de Claude Debussy, em primeira audição no Brasil, durante a Exposição Nacional da Praia Vermelha, em comemoração ao Centenário da Abertura dos Portos, além desta obra estreou peças de outros autores europeus contemporâneos como Roussel, Glazunow e Rimsky-Korsakov, além dos brasileiros Carlos Gomes, Barroso Neto, Leopoldo Miguez e Henrique Oswald.
Paderewsky |
Em 1909, enviou um projeto de
lei ao Congresso Nacional com o intuito de criar uma Orquestra Sinfônica subvencionada
pelo governo. Como diretor do Instituto, recepcionou, junto com Rui Barbosa e
Roberto Gomes, o pianista Paderewsky em sua visita ao Brasil.
Em 1910, financiado pelo
governo brasileiro, realizou diversos concertos com músicas de compositores
nacionais em Bruxelas, Genebra e Paris.
Karl Jorn |
Schoenberg |
Em 1916, traduziu o Tratado
de Harmonia de Schoenberg, tentando implantá-lo no Instituto, sofreu forte
oposição do corpo docente, assim com as crescentes pressões contrárias aos seus
projetos, optou por se demitir naquele ano.
Separado de Walborg e com
sérias dificuldades financeiras, foi morar com Frederico Nascimento em Santa
Teresa.
Ainda como incentivador dos
talentos nacionais, atuou junto a Sampaio Araújo para editar as obras de um
controvertido compositor que surgia na época: Heitor Villa-Lobos, incluindo-a
nos concertos no Theatro Municipal, em seu último concerto no Teatro Municipal que
aconteceu em 1917.
Villa-Lobos |
Em setembro de 1920, semanas
antes da morte de Nepomuceno, Richard Strauss rege no Theatro Municipal do Rio
de Janeiro O Prelúdio de sua obra inacabada, O Garatuja.
Comédia lírica baseada na obra homônima de José de Alencar, considerada a primeira ópera genuinamente brasileira tanto quanto à música, como ambientação e utilização da língua portuguesa.
Comédia lírica baseada na obra homônima de José de Alencar, considerada a primeira ópera genuinamente brasileira tanto quanto à música, como ambientação e utilização da língua portuguesa.
Muito doente e enfraquecido,
faleceu em 16 de Outubro de 1920, aos 56 anos de idade.
Segundo depoimento de seu grande amigo Otávio Bevilacqua, o compositor começou a cantar ao perceber a proximidade da morte: "... cantou noite adentro até o último suspiro em pleno dia".
Otavio Bevilacqua |
Segundo depoimento de seu grande amigo Otávio Bevilacqua, o compositor começou a cantar ao perceber a proximidade da morte: "... cantou noite adentro até o último suspiro em pleno dia".
É o Patrono da Cadeira n. 30
da Academia Brasileira de Música.
Seu interesse pela literatura
brasileira e pela valorização da língua portuguesa, fez com que mantivesse
contato com alguns dos mais importantes escritores, transformando essa relação
em parceria em várias composições como: Ártemis (1898), com Coelho Neto;
Coração triste (1899), com Machado de Assis; Numa concha (1913), com Olavo
Bilac.
Coração Triste (Op.18 nº 1)
Deita as folhas à terra, onde não há florir
E eu contemplo sem pena esse triste abandono
Só eu as vi nascer, vejo-as só eu cair
Como a escura montanha, esguia e pavorosa
Faz, quando o sol descamba, o vale anoitecer
A montanha da alma, a tristeza amorosa
Também de ignota sombra enche todo o meu ser
Transforma o frio inverno a água em pedra dura
Mas torna a pedra em água um raio de verão
Vem, ó sol, vem, assume o trono teu na altura
Vê se podes fundir meu triste coração
(tradução do poema chinês "Coração Triste Falando ao Sol" de
Su-Tchon)
Alberto Nepomuceno é lembrado
na historiografia musical como um dos primeiros compositores a empregar ritmos,
gêneros e temas "caracteristicamente brasileiros", ao lado do
paulista Alexandre Levy e do paranaense Itiberê da Cunha. Sua Galhofeira, para
piano solo, por exemplo, é um maxixe. Já a Série Brasileira, de 1897,
considerada por alguns como o marco inicial do nacionalismo, mescla temas
folclóricos, gêneros urbanos cariocas, melódica nordestina e ritmos
afro-brasileiros. Dividida em quatro partes - Alvorada na Serra, Intermédio,
Sesta na Rede e Batuque, a mais famosa, um reaproveitamento da Dança de Negros
- a Série desagrada à crítica mais ortodoxa da época, escandalizada com a
presença de um reco-reco na última delas.
Considerado, em vida, um
compositor moderno, é esquecido após a morte, solapado pelo modernismo
nacionalista iniciado com a Semana de Arte de 1922, que o julga romântico e
passadista, relegando sua importância à de mero "precursor".
Além das canções, Nepomuceno
produz importantes composições pianísticas e de câmara. Seus quatro Quartetos
são considerados o ponto alto de sua obra, ao lado das Variações para Piano.
Música Brasileira de Qualidade!
Música Brasileira de Qualidade!
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