Maria Luigi Carlo Zenobio Salvatore CHERUBINI, nascido
em Florença na Itália entre 08 e 14 de Setembro de 1.760, existe dúvida quanto
ao dia, que provavelmente foi 08 de Setembro e 14 seria a data de seu batismo.
A teoria do dia 08 ganha força por ser a data em que se comemora a festa da
Natividade da Virgem, daí o nome Maria.
Seu
pai Bartolomeo Cherubini era um grande cravista e professor de música no Teatro
della Pergola, e foi o responsável por iniciar a instrução musical de Luigi aos
seis anos de idade, recebendo uma educação musical completa.
Luigi
Cherubini começou a compor ainda adolescente. Catalogou suas obras desde as
primeiras composições e o manteve atualizado durante toda a sua vida, reflexo
da sua personalidade metódica, isto antes dos treze anos de idade, época em que
já tinha composto várias obras religiosas.
Em
1778 foi premiado com uma bolsa de estudos pelo Grão-Duque da Toscana para
estudar música em Bolonha e Milão, onde permaneceu até 1780.
Jommeli - Traetta - Sacchini |
Sua
música foi fortemente influenciada por Niccolò Jommelli, Tommaso Traetta e
Antonio Sacchini, que eram os principais compositores da época. Escreveu a sua
primeira Ópera: O Esposo de Três e Marido de Nenhuma (Lo sposo di tre e marito
di nessuna), que estreou em Veneza em Novembro de 1783.
Em
Londres, cidade para qual viajou em 1785 produziu duas óperas sérias e uma
ópera-bufa para o Teatro do Rei. O sucesso de sua ópera Giulio Sabino em
Londres, em 1786, lhe deu o reconhecimento público.
Viotti |
Acompanhado
de seu amigo Gianbatista Viotti fez uma excursão a Paris sendo apresentado à
Maria Antonieta e à sociedade parisiense.
Estabeleceu-se
em Paris, excetuando
uma breve viagem a Londres e outra a Turim para uma ópera encomendada pelo rei
da Casa de Saboia, Cherubini passou o resto de sua vida na França.
Recebeu
uma encomenda para adaptação de Demofonte, um libreto em francês de
Jean-François Marmontel, que seria a sua primeira Tragédia, as apresentações da
obra foram na Grand Opera, em 1788.
Com
a ajuda de Viotti, foi nomeado como diretor do Théâtre de Monsieur no Tuileries,
em 1789, e três anos depois, também dirigiu o Feydeau Théâtre. Isso lhe deu a
oportunidade de ler inúmeros libretos e escolher aquele que melhor se adaptavam
ao seu temperamento.
A
partir de 1790, adotou a versão francesa do seu nome, Marie Louis Charles
Zenobi Salvador Cherubini, que aparece em todos os documentos existentes que
mostrem seu nome completo após essa data.
Napoleão - Louis XVIII - Charles X |
Em
Paris, o jovem Cherubini, onde participou nos eventos históricos da época, a
Revolução e o Império de Napoleão para a Restauração sob Louis XVIII e Charles
X.
Sua
música mostra originalidade e ousadia. Em 1791, quando passa a viver em Paris,
compõe "Lodoiska", que alcançou sucesso graças aos inusitados enlaces
harmônicos e à opulência instrumental, além do seu heroísmo realista.
Era
o começo de uma reputação retumbante, que correu toda a Europa. A seguir,
vieram outras obras: "Elisa" (1794), Medeia" (1797) que é o
trabalho mais conhecido de Cherubini. "Os dois dias" (Les deux
journées) de 1.800, obra na qual Cherubini simplifica seu estilo, foi um
sucesso popular. Estas e outras óperas foram estreadas no Teatro Feydeau ou na
Ópera-Comique. Sentindo-se financeiramente seguro, casou com Anne Cécile
Tourette em 1794 e começou uma família que teve três filhos.
Após
Les deux journées, o público parisiense começou a favorecer os compositores
mais jovens, tais como Boieldieu. A ópera-balé de Cherubini Anacréon foi um
fracasso total.
Haydn - Beethoven |
Alguns
musicólogos, inclusive, afirmam que na ópera "Fidelio", de Beethoven,
há vestígios da influência do italiano.
O
compositor passou a pintar e estudar botânica.
Em
1808 ele compôs sua mais proeminente obra religiosa: Santa Missa em Fá Maior.
Les
Abencérages(1813), um drama heróico passa na Espanha durante os últimos dias do
Mourisco reino de Granada, foi a tentativa de Cherubini para competir com o La
Vestale de Spontini. Recebendo elogios da crítica, mas poucas apresentações.
Execução de Louis XVI |
Berlioz |
Em
1822, Cherubini tornou-se diretor do Conservatório de Paris, cargo que
exerceu de forma autoritária, seu papel no Conservatório lhe traria conflito
com Hector Berlioz, que passou a retratar o compositor como um pedante velho
excêntrico em suas memórias. Mesmo assim manteve-se no cargo até 1.841.
Cherubini
tinha muitos amigos, incluindo Gioacchino Rossini, Frédéric Chopin e, acima de
tudo, o artista Jean Auguste Dominique Ingres.
Rossini - Chopin - Ingres |
Os dois tinham interesses comuns: Cherubini foi um
pintor amador e Ingres apreciava praticando o violino, em 1841, Ingres produziu
o retrato mais célebre do compositor de idade.
Em 1.835 terminou seu livro, Cours de Contrepoint et de Fuga (Curso de contraponto e fuga).
Em
1836, Cherubini escreveu um Requiem em Ré Menor para ser executado em seu
próprio funeral. É para coro masculino, já que as autoridades religiosas havia
criticado o uso de vozes femininas no Requiem anterior.
Luigi
Cherubini foi iniciado em 1784, no Grande Oriente da França na Loja São João da Palestina (em Paris.
Embora
a música de câmara não represente grande parte de sua produção, o que ele compôs
foi de muita importância.
Acchille Leclère |
Augustin Dumont |
De
temperamento independente e caráter austero, Cherubini permaneceria lembrado na
história da música principalmente por suas mais de vinte óperas, todas de
grande valor.
Sua obra foi "redescoberta" pelo grande público em meados do século XX graças à interpretação dada por Maria Callas na obra Medea, em 1953.
Maria Callas |
Sua obra foi "redescoberta" pelo grande público em meados do século XX graças à interpretação dada por Maria Callas na obra Medea, em 1953.
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