sábado, 19 de setembro de 2015

Uma postagem extraordinária: A PRIMAVERA

A Primavera é uma estação bastante celebrada, pois é a estação mais colorida, que simboliza o início de um novo ciclo, assim vou compartilhar algumas peças que celebram esta estação.

APPALACHIAN SPRING
Aaron Copland pianista e compositor norte americano, nascido em 14 de Novembro de 1900 no Brooklyn em Nova Iorque, descendente de judeus lituanos. Appalachian Spring foi um de seus maiores sucessos, trata-se de um ballet composto em 1944, dividido em oito partes e durando aproximadamente vinte e três minutos.

SONATA PRIMAVERA
Ludwig van Beethoven publicou 1.801 a sua Sonata para Violino Nº 5 em Fá Maior, Opus 24 também conhecida como Sonata Primavera, e o compositor dedicou esta obra, assim como a Sonata para Violino nº 4, o Quinteto de Cordas também de 1.801 e a Sinfonia nº 7 ao seu patrono Conde Moritz von Fries. A obra tem quatro movimentos, e sua duração total é de cerca de vinte e dois minutos.

RUSTLE OF SPRING
Christian August Sinding , compositor norueguês, nascido em Oslo no dia 11 de Janeiro de 1856, e teve sua popularidade ofuscada por Edvard Grieg, dentre suas outras obras que raramente são executadas nos dias de hoje, estão quatro Sinfonias, três Concertos para Violino, um Concerto para Piano, música de câmara e uma Ópera, Der Heilige Berg (A Montanha Sagrada, composta em 1914), além de várias peças curtas para Piano, a pequena popularidade de Sinding na atualidade é graças a uma de suas peças para Piano: Murmúrio de Primavera (composta em 1896). Aqui apresentada em duas versões.


PRINTEMPS, SUITE SYMPHONIQUE
Claude Debussy viveu por dois anos na Villa Medici em Roma, graças à premiação em um concurso, aos vinte e dois anos de idade, foi lá que a sua Suíte Sinfônica Primavera uma obra em dois movimentos, e que foi publicada somente em 1904.

THE LAST SPRING

Edvard Grieg Hagerup nascido no dia 15 de junho de 1843, em Bergen, na Noruega, mas conhecido pela obra Peer Gynt feita para o drama de Ibsen, escreveu cerca de 170 canções, compôs a música "Varen" ("Primavera", mas também conhecido como "The Last Primavera") como seu Opus 33 , no.2, em 1880.

SPRING SONG

Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy conhecido como Felix Mendelssohn, nasceu em Hamburgo na Alemanha em 03 de Fevereiro de 1809, foi pianista, maestro e compositor, sua obra mais famosa é a suíte Sonho para uma noite de Verão, desta peça faz parte a indefectível Marcha Nupcial, escreveu uma série de pequenas peças para piano intitulada Lieder ohne worte (Canções sem palavras) foram oito livros escritos entre 1829 e 1845, encontra-se no Livro 5 – Opus 62 – escrito entre 1842 e 1844, a peça nº 6 – um allegretto grazioso em A maior intitulado Frühlingslied (Spring Song). Canção nº 6 "Spring Song" é também conhecida na Inglaterra como "Camberwell Green", lugar em Londres onde compôs a canção durante a sua estadia com os parentes de sua esposa Mendelssohn . O Livro número cinco foi dedicado a Clara Schumann.

BERCEUSE DE PRINTEMPS

Joaquin Rodrigo Vidre compositor nascido em 22 de Novembro de 1901 e tem sua como obra mais conhecida o Concerto de Aranjuez, compôs esta singela canção que faz parte da obra "Musica para un jardin" ("Música para um jardim"), na obra há outras três canções de ninar: "Berceuse de otoño "(canção de ninar de outono)," Berceuse de invierno "( canção de ninar de inverno) e" Berceuse de verano "(canção de ninar verão). Eis uma pequena declaração sobre a obra do próprio Rodrigo:
"Sob o título “Música para um jardim", eu agrupei quatro canções de ninar que se transformam delicadamente as quatro estações do ano em um jardim. Todas as quatro, embora cada uma seja diferente, influenciam o ritmo das canções e a representando a passagem do tempo”.
A obra Musica para un jardin é de 1.957, mas cada uma das canções foi composta em datas diferentes e anteriores, Berceuse de Printemps é de 1.928.

VOZES DA PRIMAVERA

Johann Strauss II nascido em Saint Ulrich próxima a Viena na Áustria no dia 25 de Outubro de 1.825 foi autor de mais de 500 valsas, polcas, quadrilhas e outras danças de salão da época, em vida era conhecido como o Rei da Valsa. Frühlingsstimmen, Opus 410, Vozes da Primavera em 1.883 é uma valsa orquestral, com voz de soprano de solo opcional, escrita em 1882. Strauss dedicou a obra ao pianista e compositor Alfred Grünfeld. A obra não obteve grande sucesso em sua estreia. Entretanto, foi bem sucedida durante a turnê de Strauss na Rússia em 1.886.

VALSA DAS FLORES

Piotr Ilitch Tchaikovsky nascido em Votkinsky na Rússia no dia 07 de maio de 1.840, compositor do período romântico, sua obra abrange diversos gêneros como sinfonias, concertos, óperas, ballets, música de câmara, e obras litúrgicas. O Quebra-Nozes foi um dos três ballets que Tchaikovsky compôs, teve a sua estreia em 17 de Dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petesburgo, baseado numa adaptação de Alexandre Dumas para um conto infantil de Hoffmann, O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos, por sua temática normalmente é encenado nas festividades natalinas, pois o balé se passa numa noite de Natal. A obra é dividida em dois atos: O Primeiro Ato transcorre no Reino das Neves e o Segundo Ato, no Reino dos Doces e Confeitos.
A Valsa das Flores faz parte desta obra e é apresentada durante no segundo ato sendo uma das danças apresentadas à protagonista, pouco antes da parte final do balé.

PRIMAVERA PORTENHA

Astor Pantaléon Piazzolla nascido em Mar del Plata na Argentina no dia 11 de Março de 1.921, foi um bandoneonista e compositor, escreveu as Quatro Estações de Buenos Aires ou As Quatro Estações Portenhas, em épocas distintas e tratadas como tal ao invés de uma suíte, a Primavera e Inverno foram escritas em 1.970, enquanto que Verão foi composto em 1.965 e o Outono em 1.969.

AS QUATRO ESTAÇÕES - PRIMAVERA

Antonio Lucio Vivaldi nascido em Veneza na Itália, no dia 4 de março de 1.678, é o autor de As Quatro Estações, que são quatro concertos para violino e orquestra, compostos em 1723 e parte de uma série de doze publicados em Amsterdã em 1725, intitulada Il cimento dell'armonia e dell'inventione. Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, esses quatro têm um programa claro: vinham acompanhados por um soneto ilustrativo impresso na parte do primeiro violino, cada um sobre o tema da respectiva estação. Não se sabe a origem ou autoria desses poemas, mas especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito.
As Quatro Estações é a obra mais conhecida do compositor, e está entre as peças mais populares da música barroca, e é a celebração da impressão individual das mudanças de estações, inspirando a evocação do universo inteiro de emoções associadas a elas. Vivaldi esforçou-se para completar a experiência de seu público exibindo pinturas e sonetos para os músicos e para a plateia. PRIMAVERA, CONCERTO Nº1 EM MI MAIOR, RV269 divide-se em três movimentos, o mais conhecido é o primeiro o Allegro, segue-se Largo e um novo Allegro. RV significa Ryom Verzeichnis - Catálogo de Ryom. Peter Ryom foi um erudito dinamarquês, autor do principal catálogo das obras do Padre Ruivo, apelido de Vivaldi.

Apresento quatro versões desta obra:
Gidon Kremer violinista e maestro nascido em Riga na Letônia no dia 27 de Fevereiro de 1947, seu pai era um sobrevivente do Holocausto;

Janine Jansen violinista nascida em Soest na Holanda em 07 de Janeiro de 1.978, é uma virtuose tanto no violino quanto na viola clássica;

Larry Coryell é um guitarrista de jazz nascido no Texas no dia 02 de Abril de 1943 e Kazuhito Yamashita é um violonista e guitarrista nascido em Nagasaki no Japão no dia 25 de Março de 1961, os dois virtuoses, tocando simplesmente a obra imortal de Vivaldi em uma versão para dois violões; e

Richard Galliano é um acordeonista nascido em Cannes na França no dia 12 de Dezembro de 1950. Um dos instrumentistas mais importantes de seu país, o músico francês transita tanto pela música popular quanto pelos festivais de jazz e os palcos eruditos. As Quatro Estações foram gravadas pelo acordeonista francês em seu mais novo disco, Vivaldi, em 2013.

Divirtam-se:

Nenhum comentário:

Postar um comentário