Sir Edward William Elgar
nasceu em Broadheat, perto de Worcester no dia 2 de Junho de 1857. Filho de
William Henry Elgar um afinador de pianos, organista e um violinista razoável.
De sua mãe, Ann Greening Elgar, herdou o gosto pela literatura, foi autodidata
em música, nunca teve uma educação musical, mas teve a vantagem em crescer num
meio onde abundavam instrumentos musicais na loja do pai na Worcester High
Street, ali estudava as músicas que tinha à disposição e aprendeu por si
próprio, a tocar uma grande variedade de instrumentos.
Aos quinze anos de idade,
abandona os estudos e começa a trabalhar com um advogado local, insatisfeito
decidiu no ano seguinte por uma carreira musical. Atua como violinista na
Orquestra do Glee Clube de Worcester, posteriormente em 1879, torna-se diretor
e pianista na mesma orquestra. Durante os primeiros anos enquanto adulto lecionava
violino para sua subsistência. Aos 22 anos tornou-se chefe de banda no
Worcester and County Lunatic Asylum, perto de Worcester. Foi primeiro violino
nos festivais de Worcester e Birmingham, e chegou a tocar a Sexta Sinfonia e o
Stabat Mater de Antonin Dvorak sob a direção do próprio compositor, que o influenciou
bastante no estilo de orquestração. Em 1885, sucedeu a seu pai como organista na
Igreja Católica de St. George.
Por ser um autodidata, e não
sendo conhecido nenhum professor de composição, num meio dominado por acadêmicos,
aliado ao fato de num Reino Unido protestante, ser católico, era visto com
alguma desconfiança, naquele período vitoriano e eduardiano em que a sociedade
estava dividida por classes, tudo isto valeu durante muitos anos o preconceito
dos seus pares e da sociedade em geral. Elgar tinha plena consciência sobre as
suas origens humildes, mesmo depois de ser reconhecido.
Elgar e Caroline |
Em 1.886 conheceu a sua
futura mulher Caroline Alice Roberts, sua aluna e também poetisa e escritora,
nascida na Índia, filha do Major-General Sir Henry Gee Roberts, do exército
britânico e Julia Maria Raikes. Casaram-se três anos depois, no dia 08 de maio
de 1.889, contra a vontade da família dela, pois era considerado um mau partido,
e oito anos mais novo do que ela. Como presente de casamento dedicou Salut d’
Amour uma peça para violino e piano a Caroline e ela dedicou-lhe o poema The
Wind at Dawn. Passaram a residir em Londres, centro da vida musical inglesa. Este
matrimônio foi fundamental na criação musical de Elgar, graças ao apoio e à fé
ilimitada que Alice tinha no talento do seu esposo, entretanto nos primeiros
anos de casados e devido às dificuldades financeiras, o trabalho de compositor
de Edward não era suficiente e assim decidiu retomar o ensino de música.
Elgar e Carice |
Caroline era a inspiração tanto musical como social. Após um período em
Londres, de 1889 a 1891, foi para Malvern, onde começou a ganhar reputação como
compositor. Lançou a Abertura Frossard em 1890, dando-lhe alguma popularidade,
no mesmo ano no dia 14 de Agosto, nasce a única filha do casal Carice Irene,
Carice era uma junção dos nomes Caroline e Alice.
Teve que lutar bastante para
se tornar um compositor de renome internacional, durante na última década do
século XIX, produziu várias peças para corais, Elgar construiu uma sólida
reputação como compositor, especialmente nos festivais musicais das Midlands. Suas
composições são um exemplo do período romântico tardio e expõe influências de
Wagner e Brahms. Algumas cantatas deste período foram: The Black Knight (1893),
King Olaf, The Light of Life e Caractacus (1898) tiveram algum sucesso, e especialmente
o oratório Lux Christi, em 1896. O que lhe permitiu obter um lugar de editor
musical.
Hans Richter |
Em 1.899, somente aos 42 anos
de idade, compõe o seu primeiro grande trabalho orquestral, As Variações sobre
um Tema Original “Enigma” é composta de um enigmático tema inicial e mais um
conjunto de quatorze variações para orquestra que Elgar compôs homenageando os
amigos mais chegados. A primeira variação faz alusão a sua esposa, Alice, a
décima primeira a um amigo e seu bulldog e a última variação faz alusão ao
próprio compositor. A estreia da obra aconteceu em Londres regida pelo maestro húngaro
Hans Richter recebendo aplauso geral, com Variações Enigma torna-se o
compositor britânico mais conhecido da época tanto na Grã-Bretanha como no
Continente Europeu.
Cardeal J.H.Newman |
No ano seguinte em Birmingham
apresenta sua versão para coral do poema do Cardeal John Henry Newman, The
Dream of Gerontius, um texto católico que causou algum desconforto no sistema
anglicano, que levou a ser esta uma estreia desastrosa, entretanto é
reconhecida como uma das maiores obras do compositor, tornando-se parte do
repertório dos corais da Inglaterra. Ainda nesse ano compõe o ciclo de canções
Sea Pictures. Planejava compor uma trilogia de oratórias religiosas, mas
completou apenas duas: “Os Apóstolos”, em 1903 e “O reino”, em 1906.
No dia 19 de Outubro de 1901,
em Liverpool, estrearam “As Marchas Militares de Pompa e Circunstância”, op.
39, número 1 e 2. Esta obra se completaria em um conjunto de cinco marchas para
orquestra, cada uma delas propõe uma passagem inicial rápida e marcial que é
depois repetida, após uma seção central mais lenta e lírica, seu nome é
inspirado no terceiro ato, na cena de três de “Otelo”, de Shakespeare:
The royal banner, and all quality,
Pride, pomp, and circumstance of
glorious war!”
A bandeira real, e toda a qualidade,
Orgulho, pompa e circunstância da
gloriosa guerra!
A Marcha nº 1 em Ré Maior, é a
mais conhecida do conjunto, foi dedicada a Alfred Rodewald, membro da Sociedade
Orquestral de Liverpool que foi o regente da orquestra na estreia da obra. Nos
Estados Unidos, uma das seções desta marcha é, simplesmente, conhecida como
“Pompa e Circunstância” ou “Marcha da Graduação” e é tocada em quase todas as
cerimônias de graduação do liceu e da universidade, no momento em que todos os
graduados entram no palco. Esta tradição começou no dia 28 de Junho de 1905, na
Universidade de Yale. O professor de música Samuel Sanford tinha convidado o
seu amigo Elgar a assistir à cerimônia e receber um doutoramento honorário, em
música. O seu trecho mais lento é até os dias atuais constatemente usado em
casamentos, festas de debutantes ou formaturas.
Coroação do Rei Eduardo VII |
O sucesso foi tanto na época
que Elgar dizia desejar que não fossem mais interpretadas, mesmo assim aceitou o
pedido para adaptar a letra de A. C. Benson para uma Ode à Coroação do Rei
Eduardo VII de Inglaterra em 1902. O resultado foi Land of Hope and Glory.
Inglês | Português |
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A Marcha nº 2 em Lá Menor, que foi estreou no mesmo dia da primeira, foi dedicada a Granville Bantock e é a mais curta e a mais simples do conjunto das marchas op. 39.
A Marcha nº 3 em Dó Menor foi
concluída em Novembro de 1904, e estreou em 1905, foi dedicada Ivor Atkins, sua
primeira apresentação foi regida por Elgar, difere das anteriores por sua
abertura mais solene num lento e gradual crescendo.
A Marcha nº 4 em Sol Maior foi
concluída em 7 de Junho de 1907, e dedicada ao Dr. George Robertson Sinclair, organista
da Catedral de Hereford. Foi apresentada pela primeira vez em 24 de agosto de
1907, no Queen´s Rainha Hall em Londres, dirigida pelo compositor. Na Segunda Guerra
Mundial, ganhou versos: Um poema patriótico de AP Herbert com o refrão
começando "Todos os homens devem ser livres", intitulada como
"Canção da Liberdade". Foi também utilizada no casamento de Charles e
Diana.
Entre 1902 e 1914 Elgar teve
um sucesso estrondoso, visitou quatro vezes os E.U.A., e ganhou bastante
dinheiro com os direitos da sua obra. Compõe em 1902, a Abertura Cockaigne. Em
1904, Elgar foi nomeado cavaleiro pelo Rei Eduardo VII. Entre 1905 e 1908 foi
Professor de Música na Universidade de Birmingham. Suas obras eram executadas
tanto na Europa como nos Estados Unidos. Tornou-se conhecido em todo o mundo por
suas Marchas de Pompa e Circunstância.
Eduardo VII |
Aos cinquenta anos de idade, em
1908, compõe a sua primeira grande obra sinfônica, a Sinfonia nº 1 em Lá Bemol
Maior, Op. 55 que foi dedicada e regida por Hans Richter que se dirigiu aos
músicos da orquestra dizendo simplesmente: "Senhores vamos ensaiar a
melhor sinfonia de hoje pelo maior compositor de hoje e não apenas no seu país". Esta obra foi recebida com enorme entusiasmo
mesmo tendo o seu andamento lento comparado aos de Beethoven, esta sinfonia foi
apresentada por cem vezes no primeiro ano. Compôs em 1910, Concerto para
violino em Si menor, Op.61, dedicado a
Kreisler, é uma peça com uma orquestração complexa e o papel do solista é muito
mais do que virtuosismo ele contribui para intensidade da obra.
George V |
The Crown of India, título
original, foi composta em 1911 para a coroação de Jorge V e Maria, rei e rainha
da Inglaterra. Nesse mesmo ano terminou a Sinfonia nº 2 em Mi Bemol, Op 63,
dedicada à memória do Rei Eduardo VII, Elgar associava tudo o que de bom se
passou entre 1908 e 1911 ao monarca. É assim uma obra largamente introspectiva.
Esta sinfonia não obteve êxito imediato junto do
público, e demoraram alguns anos até serem incluídos, com regularidade, no
repertório das orquestras britânicas. Seguiu-se
então a Primeira-Guerra Mundial que deixou Elgar profundamente depressivo e
quase incapaz de compor.
Elgar tem sido descrito como
o primeiro compositor a levar a sério as gravações com um gramofone em disco de
vinil. Entre 1914 e 1925, realizou uma série de gravações acústicas dos seus
trabalhos. A introdução do microfone em 1925 tornou as gravações sonoras mais
exatas, e Elgar fez novos registros da maioria de seus principais trabalhos
para orquestra e excertos de The Dream of Gerontius.
Quando a guerra acabou tinha
nascido um novo Elgar muito menos majestoso. Trocara a "Pompa e
Circunstância" pela "Contemplação e Introspecção". O fim da
guerra trouxe um último grande período criativo, compôs a Sonata para Violino,
o Quarteto para Cordas e o Quinteto para piano, e principalmente o Concerto
para violoncelo op 85 estreou em Londres em 26 de outubro de 1919, tendo como
solista Felix Salmond e regência do compositor, esta seria a sua última grande
obra sinfônica.
A esposa de Elgar faleceu no
dia 07 de abril de 1920, de cancro do fígado, e com ela a sua inspiração, a
partir daí pouco compôs, embora a sua
amizade com Bernard Shaw o estimulasse a continuar a compor. Foi nomeado Master
of the King's Musick em 1924.
A Marcha nº 5 em Dó Maior, da
séria Pompa e Circunstância, foi composta em 1930, muito depois das outras, e
dedicada ao Dr. Percy C. Hull. Sua primeira apresentação pública foi em 20 de
setembro 1930 em uma Queen’s Hall regido por Sir Henry Wood, o final da obra
pode lembrar ao final In the Hall of the
Mountain King de Grieg.
Yehudi Menuhin & Elgar |
Em 1931 foi tornado baronete,
um título mais novo da nobiliarquia e da politica mundial. Seu criador foi o Rei
James I da Inglaterra, que criou para um súdito seu, no Séc. XVII e que nunca
foi usado por nenhum nobre fora das Ilhas Britânicas, é um título muito baixo, inferior
ao Lord e superior ao Knight. Em 1932, trabalhou como o jovem e talentoso
violinista Yehudi Menuhin, que na altura tinha apenas 16 anos de idade, na
gravação do seu Concerto para violino.
No fim da vida iniciou uma
ópera e aceitou a proposta da BBC para compor uma Terceira Sinfonia. Esta
encomenda foi persuadida pelo seu amigo George Bernard Shaw, a quem Elgar tinha
dedicado a obra Severn Suite. Em 1933, voou até Paris para dirigir o seu
concerto para violino, em que o Menuhin foi o solista. Regressado a Worcester
durante uma operação, em 8 de outubro de 1933, foi-lhe detectado um tumor
maligno, um cancro colo-rectal inoperável, impedindo-o de a completar, mas os
esboços que deixou permitiram a Anthony Payne acabá-la ao estilo do compositor.
G.B.Shaw |
Veio a falecer a 23 de
Fevereiro de 1934, sendo enterrado na
Abadia de Westminster. No espaço de apenas dois meses morreram outros dois
importantes compositores ingleses – Gustav Holst e Frederick Delius.
É considerado primeiro
compositor inglês de prestígio internacional desde Purcell, no século XVII, e
que desencadeou o renascimento da música inglesa no início do século XX.
Ainda hoje sua imagem popular
é a do artista que melhor expressou o orgulho patriótico dos súditos da rainha
Vitória e de Eduardo VII. Embora impregnado de romantismo alemão, Elgar soube reencontrar
a sonoridade e o sentimento peculiares à música inglesa.
Embora não haja qualquer
referência direta como Elgar tendo sido maçom, existe na Inglaterra a Loja Sir
Edward Elgar No. 9837 filiada à Grande Loja Provincial de East Kent - Aprovada
pela Grande Loja Unida da Inglaterra. O que demonstra haver uma razoável
conexão de Elgar com a Maçonaria.
Elgar foi nomeado Cavaleiro
Comandante da Real Ordem Vitoriana (KCVO), em 1928 e promovido a Cavaleiro da
Grande Cruz (GCVO), dentro da Ordem Vitoriana Real, em 1933. A ordem utiliza a
Cruz dos Cavaleiros Templários como seu principal símbolo.
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