Sobre Igor Stravinsky já foi falado neste blog, mas aproveitando que estamos na Primavera, vamos discorrer sobre uma de suas obras mais famosas e mais controversas, o balé Le Sacre du Printemps (A Sagração da Primavera), que na opinião do maestro Leonard Bernstein trata-se da obra mais importante do século XX.
A obra foi feita sobre
encomenda para a Companhia Itinerante Ballets Russes, de propriedade do
empresário russo Sergei Diaghilev, fundada em 1909, após o sucesso das
apresentações russas na França, durante a agitação cultural da Belle Époque, e contava
com nomes famosos e outros que se tornariam famosos entre seus artistas.
Naquela ocasião Igor
Stravinsky ainda era um desconhecido, e fizera alguns trabalhos para Diaghliev,
como O Pássaro de Fogo em 1.910 e Petrushka em 1.911. O título original, em russo,
significa literalmente A Fonte Sagrada. O nome francês, trazia o subtítulo, “Quadros
da Rússia Pagã” (Tableaux de la Russie païenne).
Stravinsky terminou a
composição em março de 1913, mas aquele não foi o ponto final, o compositor revisou
a obra por mais de trinta anos.
O Balé tem duração aproximada
de trinta e três minutos, e é composto de treze cenas, conforme a coreografia
desenvolvida por Vaslav Nijinsky, com a cenografia e figurinos de Nicholas Roerich.
A estreia aconteceu em 29 de
Maio de 1913, no recém-inaugurado “Théâtre des Champs-Élysées” de Paris.
O Maestro que regeu a estreia
foi Pierre Monteaux que confessaria, no futuro, que mesmo odiando aquela música
fora convencido por Diaghilev a regê-la, pois era uma obra prima e
revolucionaria a música e o faria famoso. Tanto o maestro quanto os músicos
achavam a obra uma loucura.
Na 'Sagração da Primavera' Stravinsky
quis expressar a elevação sublime da Natureza renovando-se a si própria.
Existem versões divergentes quanto
o conceito original de A Sagração da Primavera. Na época de sua estreia algumas
fontes apontam que seria de Nicholas Roerich que compartilhou a ideia com
Stravinsky em 1.910. Entretanto já na velhice o próprio Stravinsky diria que a
concepção veio até ele em um sonho.
A estória transcorre numa
Rússia primitiva, onde uma virgem é escolhida e deve dançar até a morte num
ritual de sacrifício à primavera.
Antes do início da
apresentação, existe um Prelúdio em que a orquestra a expressa o medo que é
próprio de cada um e que pode crescer e desenvolver-se infinitamente.
A obra é dividida em duas
partes distintas:
- A Adoração da Terra e o
Sacrifício
A primeira parte descreve a alegria pela chegada da nova estação, e compreende as seguintes cenas:
Introdução
A melodia inicial do fagote é uma canção de casamento
do folclore Lituano. Serve como uma descrição da natureza acordada pelo sol da
primavera, os sopros representam o canto dos pássaros.
Os Augúrios da Primavera (Dança das Adolescentes)
Jovens dançando, homens e mulheres, celebrando a chegada
da primavera, uma velha mulher entra e começa a prever o futuro.
Ritual de Abdução
Tem início brincadeiras em que os jovens escolhem uma
adolescente que será raptada pelo outro grupo.
Rondas de Primavera
As jovens dançam o Khorovod, as “rondas da primavera”.
Ritual das Tribos Rivais
Divididos em dois grupos opostos tem início o “jogo
das tribos rivais”, representando tribos rivais.
Procissão do Sábio
Entra em cena, o sábio, que o homem mais velho da
tribo.
Adoração da Terra (O Sábio)
O Sábio se ajoelha e beija a terra em sinal de
agradecimento pela primavera.
Dança da Terra
Em sinal de agradecimento, a terra treme. E todos
começam a dançar.
Na segunda parte o foco é o
ritual de sacrifício da jovem, eis a sequência das cenas:
Introdução
O dia ainda não amanheceu, e tem início a
transição da luminosidade, noite dando lugar para um novo dia.
Círculos Místicos das Adolescentes
Tem início a
segunda parte com as garotas dançando em círculos, aquela que por duas vezes
cair fora do círculo será a escolhida.
Glorificação da Escolhida
Como o destino fez a
escolha, ela é imobilizada e a glorificam com uma nova dança.
Evocação dos Ancestrais
Os ancestrais são chamados
para a sequência do ritual.
Ação Ritual dos Ancestrais
Os anciões da aldeia representam
os espíritos ancestrais e preparam a jovem para a dança sacrificial.
Dança Sacrificial (A Escolhida)
Está é a parte solo
em que apenas a escolhida dançará até a sua morte enquanto os anciões assistem.
Segundo o próprio Stravinsky,
A Sagração da Primavera veio na primavera de 1910: "... surgiu a imagem de
um ritual sagrado pagão: os sábios anciãos estão sentados em um círculo e
estamos observando a dança antes da morte da menina a quem eles estão
oferecendo como um sacrifício ao deus da Primavera, a fim de ganhar a sua
benevolência.”
Aos interessados sugiro a leitura da matéria
escrita por Amâncio Cueto Jr, no blog Euterpe: http://euterpe.blog.br/analise-de-obra/stravinsky-a-sagracao-da-primavera
Àqueles que querem apenas ouvir:
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