sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA



Sobre Igor Stravinsky já foi falado neste blog, mas aproveitando que estamos na Primavera, vamos discorrer sobre uma de suas obras mais famosas e mais controversas, o balé Le Sacre du Printemps (A Sagração da Primavera), que na opinião do maestro Leonard Bernstein trata-se da obra mais importante do século XX.
A obra foi feita sobre encomenda para a Companhia Itinerante Ballets Russes, de propriedade do empresário russo Sergei Diaghilev, fundada em 1909, após o sucesso das apresentações russas na França, durante a agitação cultural da Belle Époque, e contava com nomes famosos e outros que se tornariam famosos entre seus artistas.
Naquela ocasião Igor Stravinsky ainda era um desconhecido, e fizera alguns trabalhos para Diaghliev, como O Pássaro de Fogo em 1.910 e Petrushka em 1.911. O título original, em russo, significa literalmente A Fonte Sagrada. O nome francês, trazia o subtítulo, “Quadros da Rússia Pagã” (Tableaux de la Russie païenne).
Stravinsky terminou a composição em março de 1913, mas aquele não foi o ponto final, o compositor revisou a obra por mais de trinta anos.
O Balé tem duração aproximada de trinta e três minutos, e é composto de treze cenas, conforme a coreografia desenvolvida por Vaslav Nijinsky, com a cenografia e figurinos de Nicholas Roerich.
A estreia aconteceu em 29 de Maio de 1913, no recém-inaugurado “Théâtre des Champs-Élysées” de Paris.
O Maestro que regeu a estreia foi Pierre Monteaux que confessaria, no futuro, que mesmo odiando aquela música fora convencido por Diaghilev a regê-la, pois era uma obra prima e revolucionaria a música e o faria famoso. Tanto o maestro quanto os músicos achavam a obra uma loucura.
Na 'Sagração da Primavera' Stravinsky quis expressar a elevação sublime da Natureza renovando-se a si própria.
Existem versões divergentes quanto o conceito original de A Sagração da Primavera. Na época de sua estreia algumas fontes apontam que seria de Nicholas Roerich que compartilhou a ideia com Stravinsky em 1.910. Entretanto já na velhice o próprio Stravinsky diria que a concepção veio até ele em um sonho.
A estória transcorre numa Rússia primitiva, onde uma virgem é escolhida e deve dançar até a morte num ritual de sacrifício à primavera.
Antes do início da apresentação, existe um Prelúdio em que a orquestra a expressa o medo que é próprio de cada um e que pode crescer e desenvolver-se infinitamente.
A obra é dividida em duas partes distintas:

- A Adoração da Terra e o Sacrifício

A primeira parte descreve a alegria pela chegada da nova estação, e compreende as seguintes cenas:

Introdução
A melodia inicial do fagote é uma canção de casamento do folclore Lituano. Serve como uma descrição da natureza acordada pelo sol da primavera, os sopros representam o canto dos pássaros.

Os Augúrios da Primavera (Dança das Adolescentes)
Jovens dançando, homens e mulheres, celebrando a chegada da primavera, uma velha mulher entra e começa a prever o futuro.

Ritual de Abdução
Tem início brincadeiras em que os jovens escolhem uma adolescente que será raptada pelo outro grupo.

Rondas de Primavera
As jovens dançam o Khorovod, as “rondas da primavera”.

Ritual das Tribos Rivais
Divididos em dois grupos opostos tem início o “jogo das tribos rivais”, representando tribos rivais.

Procissão do Sábio
Entra em cena, o sábio, que o homem mais velho da tribo.

Adoração da Terra (O Sábio)
O Sábio se ajoelha e beija a terra em sinal de agradecimento pela primavera.

Dança da Terra

Em sinal de agradecimento, a terra treme. E todos começam a dançar.

Na segunda parte o foco é o ritual de sacrifício da jovem, eis a sequência das cenas:

Introdução
O dia ainda não amanheceu, e tem início a transição da luminosidade, noite dando lugar para um novo dia.

Círculos Místicos das Adolescentes
Tem início a segunda parte com as garotas dançando em círculos, aquela que por duas vezes cair fora do círculo será a escolhida.

Glorificação da Escolhida
Como o destino fez a escolha, ela é imobilizada e a glorificam com uma nova dança.

Evocação dos Ancestrais
Os ancestrais são chamados para a sequência do ritual.

Ação Ritual dos Ancestrais
Os anciões da aldeia representam os espíritos ancestrais e preparam a jovem para a dança sacrificial.

Dança Sacrificial (A Escolhida)
Está é a parte solo em que apenas a escolhida dançará até a sua morte enquanto os anciões assistem.

Segundo o próprio Stravinsky, A Sagração da Primavera veio na primavera de 1910: "... surgiu a imagem de um ritual sagrado pagão: os sábios anciãos estão sentados em um círculo e estamos observando a dança antes da morte da menina a quem eles estão oferecendo como um sacrifício ao deus da Primavera, a fim de ganhar a sua benevolência.”

Aos interessados sugiro a leitura da matéria escrita por Amâncio Cueto Jr, no blog Euterpe: http://euterpe.blog.br/analise-de-obra/stravinsky-a-sagracao-da-primavera

Àqueles que querem apenas ouvir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário