John Field foi um pianista,
compositor e professor irlandês nascido em Golden Lane, Dublin no dia 26 de
Julho de 1782, numa família musical de membros da igreja protestante irlandesa,
era o filho mais velho de Robert Field, que tocava violino nos teatros de
Dublin e mantinha uma escola de música.
Memorial em Golden Lane |
O avô também chamado John Field que era
organista numa das principais igrejas da cidade, assim ainda na infância teve
com ambos as primeiras noções musicais, posteriormente teve como professor
Tommaso Giordani.
Tommaso Giordani |
Apresentou-se publicamente
pela primeira vez no dia 24 de Março de 1.792, apresentação bastante aceita
pela audiência, transformando em sucesso imediato, nessa mesma época datam suas
primeiras composições.
Haymarket Theater |
A busca por melhores
condições financeiras fez com que a família se mudasse para Inglaterra em
1.793, fixando-se por dois meses em Bath no condado de Somerset, e
posteriormente dirigiram-se para Londres, onde seu pai arrumou uma colocação na
orquestra do Teatro Haymarket.
Tal mudança de ares foi muito
importante para o pequeno John, pois seu pai o apresentou a Muzio Clementi, que
passou a ser o mestre e mentor. Enquanto tinha aulas com Clementi em troca
trabalhava como um demonstrador e vendedor de piano. Tornando-se célebre
demonstrador.
Salomon |
Por volta de 1795 seu
desempenho num Concerto para piano Dussek foi elogiado por Haydn. Aos dezessete
anos estreou seu primeiro concerto para pianos. Também estudou violino com Johann
Peter Salomon.
As primeiras referências a
Field como compositor surgem nas comunicações entre Clementi e a casa Pleyel.
Entre 1801 e 1802 publicou um conjunto de três sonatas para piano dedicadas ao
seu professor.
Albrechtsberger |
Nessa época, teve seu talento
reconhecido por Clementi que o levou para acompanhá-lo em uma série de apresentações
públicas passando por Paris e pela Alemanha, durante a passagem por Viena
estudou brevemente contraponto com Johann Georg Albrechtsberger. Seguiram finalmente
para S. Petersburgo na Rússia, onde tiveram enorme sucesso.
Decide acompanhar o seu
mestre ainda como demonstrador na Rússia. Tempos depois resolve ser
independente, estabelecendo uma carreira com seus concertos na Rússia, dividindo-se
entre as cidades de Moscou e São Petersburgo, acaba por fixar residência em São
Petersburgo. Em 1.808 casou-se com Adelaide Victoria Percheron, uma ex-aluna, de
origem francesa numa cerimônia católica. Tornou-se professor, profissão que
demonstrou ser bastante lucrativa, pois tinha uma clientela aristocrática, adota
um estilo de vida extravagante, virou um bon-vivant.
Em 1812 compõe a Grande Marcha
Triunfal. Dois anos mais tarde compõe os três primeiros noturnos. Tendo início
um novo gênero musical.
Glinka |
No período entre 1815 e 1819 faz
numerosas apresentações em São Petersburgo. Passa a ter uma excelente reputação
como professor tendo entre seus alunos Mikhail Ivanovich Glinka, que é
considerado o pai da ópera russa. Ainda neste período compõe cinco concertos
para piano, uma sinfonia, três noturnos, dois divertimentos, uma polaca, uma
valsa dentre outras composições.
Ainda em 1815, torna-se pai
de um filho ilegítimo Leon Charpentier, mais tarde Leon Leonov, que viria a
tornar-se um famoso tenor na Rússia. Apesar deste deslize manteve o seu
casamento e em 1819 nasce seu filho legítimo Adrien, que seguiu os passos do pai
tornando-se pianista. Seu casamento foi desfeito em 1821.
Manteve financeiramente a sua
mãe, mas somente a reencontrou em 1820 em Londres após quase trinta anos de
distanciamento.
Hummel |
Moscou passa ser sua
residência fixa entre 1822 e 1831 onde realiza vários concertos em parceria com
Johann Nepomuk Hummel.
Viaja a Londres em 1831 por
convite da Sociedade Filarmónica de Londres onde se encontra quando do
falecimento do mestre Muzio Clementi. Ainda neste ano descobre um doloroso
câncer no reto, que o fez retornar a Londres, para tratamento médico.
Lizst |
De volta
à Rússia, passando pela França onde assistiu a uma apresentação de Franz Liszt
e pela Itália, onde passou nove meses um hospital em Nápoles.
Ajudado por uma
nobre família russa, ele retornou a Moscou em 1835, e fez três apresentações em
Viena no caminho, como convidado de Carl Czerny. De volta a Moscou, ele compôs
seus últimos noturnos, em seus últimos dezesseis meses de vida.
Czerny |
Por sua fé não ser clara,
tendo pais protestantes e um casamento católico, há uma lenda que diz que, em
seu leito de morte, ao ser questionado por um padre sobre sua religião, ele
respondeu: "Eu sou clavecista" (Je suis claveciste).
Desde que partiu de Dublin em 1793, nunca mais retornou a sua cidade natal.
Field foi um compositor romântico antes do romantismo. Muito famoso e respeitado por seus colegas em seu tempo. Seus concertos para piano são obras excepcionais, mas a sua maior contribuição para a história da música foi ser o criador do Noturno, um gênero para piano de caráter melancólico e sonhador, em andamento vagaroso. Sendo sua maior obra são seus 18 Noturnos, peças que influenciaram Chopin e Fauré.
Faleceu no dia 11 de Janeiro de 1837 em Moscou, vítima de pneumonia, com quase cinquenta e cinco anos de idade, foi sepultado no Cemitério Vvedenskoye.
Seu catálogo de obras
apresenta a letra H à frente da numeração que se refere ao nome de seu
organizador Cecil Hopkinson em 1961.
Franz Liszt escreveu o
seguinte no prefácio de uma edição póstuma dos Noturnos de Field:
“Ninguém obteve tais vagas
harmonias eólicas, estes meios-suspiros flutuando pelo ar, lamentando
suavemente, e dissolvidos em deliciosa melancolia”.
Chopin |
Para apreciar um pouco de sua obra acesse ao link:
https://drive.google.com/drive/folders/0B4FphzZsBcqhbjFjMl8yQmZtTW8?resourcekey=0-TN9dIJ4XvwDhDZG4rdTzoQ&usp=sharing
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