quinta-feira, 6 de abril de 2017

TAFELMUSIK




O termo TAFELMUSIK significa “música para a mesa”, ou “música para jantares”, ou ainda “música para banquete” como foi citada na postagem referente ao seu autor, o compositor Georg Phillip Telemann.

O termo é usado desde meados do século XVI para a música tocada em festas e banquetes, o termo também foi usado como um título para coleções de música.

O que apresentamos trata-se de uma série de concertos para diferentes formações, cada um com personalidade própria.

O Tafelmusik ou Musique de Table composto a partir de 1733, estaria para Telemann assim como os Concertos de Brandemburgo para Johann Sebastian Bach, seu grande amigo. A obra demonstra a habilidade do compositor numa diversidade de gêneros musicais e uma variedade de instrumentos.

A tradição de Tafelmusik, na qual a música acompanhava refeições de todos os tipos almoços e jantares privados, ou banquetes pródigos realizados por tribunais ou municípios, a fim de entreter os convidados. Iam desde hinos devocionais cantados a suítes orquestrais e serenatas sendo mais de quatro horas de música instrumental, com uma variedade de estilos comparada a uma mesa repleta de todos os tipos de delícias culinárias.

Em razão de suas atribuições, a tradição de Tafelmusik não era uma novidade para Telemann, afinal diversas de suas cantatas e serenatas foram escritas para casamentos, aniversários e eventos políticos.

No início de sua carreira, Telemann liderou as apresentações de Tafelmusik, e também jantou ao som delas (na medida em que ele próprio não participou de todas as apresentações).

Não se sabe ao certo, se Telemann concebeu que as produções fossem realizadas de uma só vez, à medida que o retorno das conclusões à tonalidade de abertura torna evidente, então a justificação não reside na maneira de sua construção, mas na natureza extramusical de seu propósito, Que é claramente expresso através da designação "Tafelmusik".

Erich Reimer argumentou que as três produções da Tafelmusik: "não são concebidas como ciclos musicais, mas funcionalmente como programas aditivos e ricamente variados para banquetes”.

Karl Kaiser levou a conexão culinária um passo adiante, sugerindo que cada produção "evoca deliberadamente um cardápio composto por aperitivo, entrada, prato principal, sobremesa e queijo, juntamente com vinho e café: um banquete barroco".

A coleção foi publicada sob o seguinte título em 1733:

TAFELMUSIK – dividida em Três Produções, cada uma contendo:
  • ·        Abertura com sua suíte para sete instrumentos;
  • ·        Quarteto;
  • ·        Concerto para Sete Instrumentos;
  • ·        Trio;
  • ·        Solo e;
  • ·        Conclusão para Sete Instrumentos.

Cada produção é unificada pela pontuação compartilhada e tonalidade de sua abertura e conclusão.

Primeira Produção
TWV55:E1 - Abertura, suíte para duas flautas, cordas & baixo contínuo em Mi menor
  •               I.                   Ouverture: Lentement - Vite - Lentement
  •             II.                   Rejouissance
  •          III.                   Rondeau
  •          IV.                   Loure
  •            V.                   Passepied
  •          VI.                   Air
  •       VII.                   Gigue

·        TWV43:G2– Quarteto para flauta, oboé, violino & baixo contínuo em Sol Maior
  •               I.                   Largo - Allegro - Largo
  •             II.                   Vivace - Moderato - Vivace
  •          III.                   Grave
  •          IV.                   Vivace

·        TWV53:A2 – Concerto para flauta, violino, violoncelo, cordas e baixo contínuo em Lá Maior
  •               I.                   Largo
  •             II.                   Allegro
  •          III.                   Grazioso
  •          IV.                   Allegro

·        TWV 42:Es1 – Trio para dois violinos e baixo contínuo em Mi Bemol Maior
  •               I.                   Affettuoso
  •             II.                   Vivace
  •          III.                   Grave
  •          IV.                   Allegro

·        TWV 41:h4 – Sonata Solo para Flauta e Baixo Contínuo em Si Menor
  •               I.                   Cantabile
  •             II.                   Allegro
  •          III.                   Dolce
  •          IV.                   Allegro

·        TWV50:5 – Conclusão em Mi Menor para Duas Flautas, Dois Oboés, Fagote, Cordas e Baixo Contínuo
  •               I.                   Sinfonia


Segunda Produção
·        TWV 55:D1 - Aberrura, suíte para trompete, oboé, cordas e baixo contínuo em Ré Maior
  •               I.                   Ouverture
  •             II.                   Air: Tempo giusto
  •          III.                   Air: Vivace
  •          IV.                   Air: Presto
  •            V.                   Air: Allegro

·        TWV 43:d1 - Quarteto para duas flautas, fagote e baixo contínuo em Ré Menor
  •               I.                   Andante
  •             II.                   Vivace
  •          III.                   Largo
  •          IV.                   Allegro

·        TWV 53:F1 - Concerto para três violinos, cordas e baixo contínuo em Fá Maior
  •               I.                   Allegro
  •             II.                   Largo
  •          III.                   Vivace

·        TWV 42:e2 - Trio para flauta, oboé & baixo contínuo em Mi menor
  •               I.                   Affettuoso
  •             II.                   Allegro
  •          III.                   Dolce
  •          IV.                   Vivace

·        TWV 41:A4 – Sonata Solo para violino e baixo continuo em Lá Maior
  •               I.                   Andante
  •             II.                   Vivace
  •          III.                   Cantabile
  •          IV.                   Allegro – Adagio – Allegro – Adagio

·        TWV 50:9 – Conclusão em Ré Menor para Dois Oboés, Trompete, Cordas e Baixo Contínuo
  •               I.                   Allegro - Adagio - Allegro

Terceira Produção
·        TWV55:B1 - Abertura, suíte para dois oboés, dois violinos, cordas e baixo contínuo em Si Bemol Maior
  •               I.                   Ouverture
  •             II.                   Bergerie (un peu vivement)
  •          III.                   Allegresse (vite)
  •          IV.                   Postillons
  •            V.                   Flatterie
  •          VI.                   Badinage (très vite)
  •       VII.                   Menuet

·        TWV43:e2 - Quarteto para flauta, violino, violoncelo e baixo continuo em Mi menor
  •               I.                   Adagio
  •             II.                   Allegro
  •          III.                   Dolce
  •          IV.                   Allegro

·        TWV54:Es1 - Concerto para duas trompas, cordas & baixo contínuo em Mi Bemol Maior
  •               I.                   Maestoso
  •             II.                   Allegro
  •          III.                   Grave
  •          IV.                   Vivace

·        TWV 42:D5 - Trio para duas flautas e baixo continuo em Ré Maior
  •               I.                   Andante
  •             II.                   Allegro
  •          III.                   Grave - Largo - Grave
  •          IV.                   Vivace

·        TWV 41:g6 - Sonata Solo para oboé e baixo contínuo em Sol menor
  •               I.                   Largo
  •             II.                   Presto
  •          III.                   Tempo giusto
  •          IV.                   Andante
  •            V.                   Allegro

·        TWV 50:10 - Conclusão, sinfonia para dois oboés, cordas & baixo contínuo em Si Bemol maior
  •               I.                   Allegro – Adagio – Allegro





Observação:
O TWV que aparece em cada obra refere-se ao catálogo das obras do compositor, elaborado e publicado por Martin Ruhnke, cujo significado é Telemann-Werke-Verzeichnis (Catálogo de obras de Telemann), geralmente é seguido por um número de gênero, uma letra indicando a tonalidade (em alguns casos), se for maiúscula tom Maior, se minúscula tom Menor e um número de trabalho.
A numeração dos gênero segue a ordem:
·        TWV1 a TWV15 – Obras Vocais Sacras
·        TWV20 a TWV25 – Obras Vocais Seculares;
·        TWV30 a TWV39 – Música Instrumental para Teclado e Alaúde;
·        TWV40 a TWV45 – Música de Câmara;
·        TWV50 a TWV55 – Música para Orquestra.
Quanto à tonalidade:
- A ou a – Lá Maior ou menor
- B ou b – Si Maior ou menor
- C ou c – Dó Maior ou menor
- D ou d – Ré Maior ou menor
- E ou e – Mi Maior ou menor
- F ou f – Fá Maior ou menor
- G ou g – Sol Maior ou menor

Posto isso, temos:
A primeira peça do Tafelmusik tem o código TWV55:E1:
É uma música para orquestra, na tonalidade Mi Maior e é a primeira peça do gênero.

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