O termo TAFELMUSIK significa “música para a mesa”, ou “música para jantares”, ou ainda “música para banquete” como foi citada na postagem referente ao seu autor, o compositor Georg Phillip Telemann.
O termo é usado desde meados
do século XVI para a música tocada em festas e banquetes, o termo também foi
usado como um título para coleções de música.
O que apresentamos trata-se
de uma série de concertos para diferentes formações, cada um com personalidade
própria.
O Tafelmusik ou Musique de
Table composto a partir de 1733, estaria para Telemann assim como os Concertos
de Brandemburgo para Johann Sebastian Bach, seu grande amigo. A obra demonstra
a habilidade do compositor numa diversidade de gêneros musicais e uma variedade
de instrumentos.
A tradição de Tafelmusik, na
qual a música acompanhava refeições de todos os tipos almoços e jantares
privados, ou banquetes pródigos realizados por tribunais ou municípios, a fim
de entreter os convidados. Iam desde hinos devocionais cantados a suítes
orquestrais e serenatas sendo mais de quatro horas de música instrumental, com uma
variedade de estilos comparada a uma mesa repleta de todos os tipos de delícias
culinárias.
Em razão de suas atribuições,
a tradição de Tafelmusik não era uma novidade para Telemann, afinal diversas de
suas cantatas e serenatas foram escritas para casamentos, aniversários e
eventos políticos.
No início de sua carreira,
Telemann liderou as apresentações de Tafelmusik, e também jantou ao som delas
(na medida em que ele próprio não participou de todas as apresentações).
Não se sabe ao certo, se
Telemann concebeu que as produções fossem realizadas de uma só vez, à medida
que o retorno das conclusões à tonalidade de abertura torna evidente, então a
justificação não reside na maneira de sua construção, mas na natureza
extramusical de seu propósito, Que é claramente expresso através da designação
"Tafelmusik".
Erich Reimer argumentou que
as três produções da Tafelmusik: "não são concebidas como ciclos musicais,
mas funcionalmente como programas aditivos e ricamente variados para banquetes”.
Karl Kaiser levou a conexão
culinária um passo adiante, sugerindo que cada produção "evoca
deliberadamente um cardápio composto por aperitivo, entrada, prato principal,
sobremesa e queijo, juntamente com vinho e café: um banquete barroco".
A coleção foi publicada sob o
seguinte título em 1733:
TAFELMUSIK – dividida em Três
Produções, cada uma contendo:
- · Abertura com sua suíte para sete instrumentos;
- · Quarteto;
- · Concerto para Sete Instrumentos;
- · Trio;
- · Solo e;
- · Conclusão para Sete Instrumentos.
Cada produção é unificada
pela pontuação compartilhada e tonalidade de sua abertura e conclusão.
Primeira Produção
TWV55:E1 - Abertura,
suíte para duas flautas, cordas & baixo contínuo em Mi menor
- I. Ouverture: Lentement - Vite - Lentement
- II. Rejouissance
- III. Rondeau
- IV. Loure
- V. Passepied
- VI. Air
- VII. Gigue
·
TWV43:G2– Quarteto
para flauta, oboé, violino & baixo contínuo em Sol Maior
- I. Largo - Allegro - Largo
- II. Vivace - Moderato - Vivace
- III. Grave
- IV. Vivace
·
TWV53:A2 – Concerto para
flauta, violino, violoncelo, cordas e baixo contínuo em Lá Maior
- I. Largo
- II. Allegro
- III. Grazioso
- IV. Allegro
·
TWV 42:Es1 – Trio para
dois violinos e baixo contínuo em Mi Bemol Maior
- I. Affettuoso
- II. Vivace
- III. Grave
- IV. Allegro
·
TWV 41:h4 – Sonata Solo
para Flauta e Baixo Contínuo em Si Menor
- I. Cantabile
- II. Allegro
- III. Dolce
- IV. Allegro
·
TWV50:5 – Conclusão
em Mi Menor para Duas Flautas, Dois Oboés, Fagote, Cordas e Baixo Contínuo
- I. Sinfonia
Segunda Produção
· TWV 55:D1 - Aberrura,
suíte para trompete, oboé, cordas e baixo contínuo em Ré Maior
- I. Ouverture
- II. Air: Tempo giusto
- III. Air: Vivace
- IV. Air: Presto
- V. Air: Allegro
· TWV 43:d1 - Quarteto
para duas flautas, fagote e baixo contínuo em Ré Menor
- I. Andante
- II. Vivace
- III. Largo
- IV. Allegro
·
TWV 53:F1 - Concerto para
três violinos, cordas e baixo contínuo em Fá Maior
- I. Allegro
- II. Largo
- III. Vivace
· TWV 42:e2 - Trio para
flauta, oboé & baixo contínuo em Mi menor
- I. Affettuoso
- II. Allegro
- III. Dolce
- IV. Vivace
·
TWV 41:A4 – Sonata Solo
para violino e baixo continuo em Lá Maior
- I. Andante
- II. Vivace
- III. Cantabile
- IV. Allegro – Adagio – Allegro – Adagio
·
TWV 50:9 – Conclusão
em Ré Menor para Dois Oboés, Trompete, Cordas e Baixo Contínuo
- I. Allegro - Adagio - Allegro
Terceira Produção
·
TWV55:B1 - Abertura,
suíte para dois oboés, dois violinos, cordas e baixo contínuo em Si Bemol Maior
- I. Ouverture
- II. Bergerie (un peu vivement)
- III. Allegresse (vite)
- IV. Postillons
- V. Flatterie
- VI. Badinage (très vite)
- VII. Menuet
·
TWV43:e2 - Quarteto para
flauta, violino, violoncelo e baixo continuo em Mi menor
- I. Adagio
- II. Allegro
- III. Dolce
- IV. Allegro
·
TWV54:Es1 - Concerto
para duas trompas, cordas & baixo contínuo em Mi Bemol Maior
- I. Maestoso
- II. Allegro
- III. Grave
- IV. Vivace
·
TWV 42:D5 - Trio para
duas flautas e baixo continuo em Ré Maior
- I. Andante
- II. Allegro
- III. Grave - Largo - Grave
- IV. Vivace
· TWV 41:g6 - Sonata Solo
para oboé e baixo contínuo em Sol menor
- I. Largo
- II. Presto
- III. Tempo giusto
- IV. Andante
- V. Allegro
· TWV 50:10 - Conclusão,
sinfonia para dois oboés, cordas & baixo contínuo em Si Bemol maior
- I. Allegro – Adagio – Allegro
Observação:
O TWV que aparece em cada
obra refere-se ao catálogo das obras do compositor, elaborado e publicado por Martin
Ruhnke, cujo significado é Telemann-Werke-Verzeichnis (Catálogo de obras de
Telemann), geralmente é seguido por um número de gênero, uma letra indicando a tonalidade
(em alguns casos), se for maiúscula tom Maior, se minúscula tom Menor e um
número de trabalho.
A numeração dos gênero segue
a ordem:
·
TWV1 a TWV15 –
Obras Vocais Sacras
·
TWV20 a TWV25 – Obras
Vocais Seculares;
·
TWV30 a TWV39 – Música
Instrumental para Teclado e Alaúde;
·
TWV40 a TWV45 –
Música de Câmara;
·
TWV50 a TWV55 –
Música para Orquestra.
Quanto à tonalidade:
- A ou a – Lá Maior ou menor
- B ou b – Si Maior ou menor
- C ou c – Dó Maior ou menor
- D ou d – Ré Maior ou menor
- E ou e – Mi Maior ou menor
- F ou f – Fá Maior ou menor
- G ou g – Sol Maior ou menor
Posto isso, temos:
A primeira peça
do Tafelmusik tem o código TWV55:E1:
É uma música para orquestra,
na tonalidade Mi Maior e é a primeira peça do gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário