quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PACHELBEL

JOHANN CHRISTOPH PACHELBEL

Um dos mestres do Barroco Europeu mais na atualidade por uma única obra, e bastante desconhecido pelas demais. A obra mais conhecida é o Cânone em Ré Maior, uma das mais tocadas em casamentos, e foi composta em 1680.
Nascido em Nuremberg, Alemanha, e batizado no dia 01 de Setembro de 1653, teria feito trezentos e sessenta anos dias atrás.
Trecho de Partitura do Canon in D
Naquela época era comum o incentivo aos estudos musicais, com Johann não foi diferente, desde cedo, iniciou os estudos com o músico Heinrich Schwemmer e, posteriormente, com o organista Georg Caspar Wecker. Sua habilidade musical o levou, aos 15 anos, para a Universidade de Altdorf.
Em 1670, matriculou-se no Gymnasium Poeticum, em Ratisbona para prosseguir seus estudos de música com Kaspar Prentz, mestre que o apresentou à música italiana. Em 1673, em Viena, foi por alguns anos o vice-organista da Catedral de Santo Estevão e depois, um ano era o organista da corte em Eisenach, na Alemanha.
Em junho de 1678, Pachelbel foi nomeado organista da Igreja dos Pregadores Protestantes, em Erfurt, onde permaneceu por 12 anos. No decorrer deste período, alcançou sucesso extraordinário como organista, compositor e professor. Casou-se duas vezes. Ele perdeu a primeira esposa e o filho contaminados pela peste, em 1683, e casou-se novamente em 1684.
Depois de deixar Erfurt em 1690, passou breves períodos como organista em Stuttgart e Gotha. No verão de 1695, voltou à sua Nuremberg natal para trabalhar os últimos 11 anos de sua vida, como organista na Igreja St. Sebald. Em 1699, produziu a importante coleção de seis árias, Hexachordum Apollinis, para órgão. Johann Pachelbel morreu, aos 53 anos, no dia 3 de março de 1706, mas acredita-se que ele tenha sido enterrado no dia 9.
Deixou dois filhos, Wilhelm Hieronymous Pachelbel e Charles Theodore Pachelbel, ambos músicos e organistas.

Johann Cristoph e Johann Sebastian
Bach
Pachelbel foi um compositor prolífico. Sua música para órgão inclui 70 corais e 95 fugas para o Magnificat. Compôs considerável número de cantatas para a igreja luterana e sonatas para vários instrumentos, especialmente o violino. O respeitado organista manteve amizade com a família Bach. Exerceu influência nas obras do genial Johann Sebastian e foi professor de Johann Christoph, o filho mais velho do clã.
Para ouvir e download:
https://drive.google.com/drive/folders/0B9F356bpnhA-TFY0elZHZS1DT1E?resourcekey=0-gsxkuga0VnpAx351FLZChA&usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário