terça-feira, 24 de setembro de 2013

VANGELIS


Evángelos Odysséas Papathanassíu, nascido em Vólos, na Grécia em 29 de março de 1943 é um músico de estilos neoclássico, progressivo, eletrônica e ambiente. Mais conhecido como Vangelis começou a compor desde os quatro anos de idade, tornando-se um grande autodidata da música. O músico recusou as tradicionais aulas de piano, e durante sua carreira não tinha muito conhecimento para ler ou escrever partituras. Estudou música clássica, pintura e direção na Academia de Artes em Atenas.
No início dos anos 60 formou um grupo pop, o Forminx  que se tornou muito popular na Grécia. 
No alto: Forminx e Aphrodite's Child
Abaixo: Frederic Rossif e Álbum Earth
Na época do Motim dos Estudantes em 1968 mudou-se para Paris e fundou a banda de rock progressivo
Aphrodite's Child com os integrantes Demis Roussos, vocalista, e Loukas Sideras. Algumas das canções de sucesso da banda foram "Rain and Tears", "Marie Jolie", "It’s Five O’Clock". O grupo se desfez em 1972, ainda que Roussos tenha feito diversas participações nos trabalhos de Vangelis.
No início de sua carreira solo escreveu temas para dois filmes do cineasta francês Frederic Rossif em 1973.
Seu primeiro álbum oficial saiu em 1974, chamado de Earth. Na mesma época, participou de ensaios com outra banda de rock progressivo, Yes. Embora nunca tenha feito parte da banda, tornou-se amigo do cantor Jon Anderson, com que produziu diversos álbuns nos anos 80 e 90.
Com Jon Anderson e no Nemo Studios
Em Londres, Vangelis montou seu próprio estúdio, o (Nemo Studios), onde começou a gravar uma série de álbuns respeitados de música eletrônica. Dentre eles o álbum Heaven and Hell que mais tarde teve trechos utilizados como tema da série Cosmos.

Suas composições mais conhecidas são o tema vencedor do Oscar de 1981, com o filme Carruagens de Fogo, a trilha sonora do clássico Blade Runner, e mais recentemente, a trilha sonora do filme biográfico de Cristóvão Colombo, 1492 - A Conquista do Paraíso.
Alguns dos documentários submarinos de Jacques Cousteau também levam a assinatura de Vangelis. Em 1992, a França o condecorou como Chevalier Order of Arts and Letters.


Em 2001 lança Mythodea (mais orquestral que eletrônico) que foi escrita em 1993 e depois foi usada com tema pela NASA nas missões a Marte. Em 2004 lançou um CD com a Trilha Sonora do filme Alexandre (Alexander) de Oliver Stone. 

Para ouvir ou fazer download das músicas apresentadas:
https://drive.google.com/drive/folders/0B9F356bpnhA-VGhiNTR5MzNVejA?resourcekey=0-1aKUImeZnoQY79Mjvh6M0Q&usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário