Nasceu em Magdeburgo (Alemanha) a 14 de março de 1681. Autodidata, estudou as partituras dos grandes mestres, especialmente Andre Campra e Giovanni Battista Lully, o que dá um estilo do barroco francês em suas obras
.
Andre Giovanni Battista Campra Lully |
Selo da Universidade de Leipzig |
Aos 21 anos, tornou-se diretor musical da ópera de
Leipzig e aos 23 tornou-se organista da Neue Kirche. Entre 1708 e 1712 foi
Mestre de Capela em Eisenach. Posteriormente, organista e regente das
orquestras de vários príncipes do norte da Alemanha. Viajou várias vezes à
Paris e em 1721 foi nomeado diretor de música em Hamburgo, um dos cargos mais
importantes da vida musical da época.
Teleman foi o compositor mais famoso da Alemanha,
pois compôs em todas as formas e estilos existentes em sua época. Em qualquer
estilo, sua música tem um caráter inconfundível, sendo clara e fluindo
levemente.
Bach (acima) Haendel (abaixo) |
Apesar de de ser apenas quatro anos mais velho do que seus
contemporâneos Bach e Haendel,
utilizou um estilo muito mais avançado e pode ser considerado um precursor do
estilo musical clássico. Entre os diversos gêneros musicais que compôs, destacam-se a sua Música vocal sacra, sendo
notável o extraordinário número de cantatas (aproximadamente 1700), a Música Vocal Secular, dentre as quais figuram nove óperas, a Música Orquestral, a Música de Câmara e a Música para Teclado.
Mas a
posteridade esqueceu esse fato e vários outros, igualmente notáveis, por causa
de um incidente: eleito diretor de música pelo conselho municipal de Leipzig,
Telemann preferiu o cargo mais bem remunerado em Hamburgo, de modo que os
conselheiros de Leipzig deviam ficar com o segundo candidato, ‘menos
qualificado’, que foi Johann Sebastian Bach.
Nasceu desse
incidente a lenda de Telemann ter sido arrogante, pretensioso e, no entanto,
medíocre, sendo totalmente esquecido pela posteridade. Telemann foi em vida
muito mais apreciado que Bach. A posteridade, indignada com essa
injustiça, quase o esqueceu, lembrando-o só como rival do mestre. Na verdade,
Telemann foi excelente homem, amigo pessoal de Johann Sebastian,
e sem responsabilidade pela miopia dos contemporâneos.
Durante sua vida, dedicou-se para que a música
fosse difundida e também publicou diversas obras de caráter didático, tendo
como temas a ornamentação, o baixo cifrado entre outros.
Baixo cifrado, baixo figurado ou baixo contínuo é um tipo de notação musical inteira utilizado para indicar os intervalos, os acordes e os enarmônicos em relação a uma nota do baixo. O baixo cifrado está associado de perto com o baixo contínuo, um acompanhamento utilizado em quase todos os gêneros de música do período Barroco.
Telemann foi
compositor eclético, reunindo sólida formação polifônica e melodismo italiano
com uma predileção, então nova na Alemanha, pelos ritmos da música francesa.
Sua fecundidade foi assombrosa. Teria escrito nada menos que 600 aberturas
(suítes), e tantas outras obras em todos os gêneros musicais.
Sua música
instrumental, de caráter festivo, foi por ele próprio reunida numa coleção
volumosa: Música de banquete, da qual várias suítes e concertos são hoje
tocados com certa freqüência. As óperas de Telemann foram esquecidas. Mas sua Paixão Segundo São Marcos, escrita em 1753 é uma grande obra e foi, em 1953, reabilitada com
forte sucesso. Talvez a melhor obra de Telemann seja a cantata Ino (1765),
obra da extrema velhice. Depois de um intervalo de duzentos anos, a música de
Telemann foi no século XX reabilitada e muitas obras suas estão hoje gravadas.
Telemann morreu
em Hamburgo (Alemanha) a 25 de junho de 1767, aos 86 anos de idade.
Link para acesso:
https://drive.google.com/drive/folders/0B9F356bpnhA-X1NBMzYyNTdrV00?resourcekey=0-JgmXdhKVLbDeRD0nQGQMhQ&usp=sharing
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