Johann Sebastian François Bach Couperin |
JEAN PHILIPPE RAMEAU, foi um músico e
compositor do período Barroco, contemporâneo de Johann Sebastian Bach e
François Couperin é considerado o maior compositor do Barroco Francês. Tem em
sua obra, uma reação classicista e nacionalista àquela invasão italiana.
Nascido em Dijon
no dia 25 de Setembro de 1682. Filho de Jean Rameau, organista naquela cidade,
distinguiu-se desde cedo como organista e com especial talento para a
composição musical à qual sempre deu atenção quanto a sua estrutura lógica.
Iniciou seus
estudos musicais com o seu pai. Estudou até os 16 anos no colégio jesuíta, onde
adquiriu seus conhecimentos gerais, até os quarenta anos viveu uma vida
relativamente itinerante.
cravo |
Exerceu a
atividade de organista em muitas cidades francesas: tais como Avignon,
Clermont, Paris, Dijon e Lyon. Os resultados de um conhecimento pleno estarão
fixados na produção para cravo, iniciada em 1706 e estendendo-se até 1747.
Em 1715, quando
era organista em Clermont-Ferrand escreveu seu famoso tratado de harmonia. Era
também muito conhecido como professor de cravo, bastante em moda na Paris de
sua época. A técnica da dedilhação dos instrumentos de teclado deve muito a
Rameau com o uso mais efetivo do polegar, que só foi modificada por Johann
Sebastian Bach.
Em 1733, já com
cinqüenta anos, começa uma frutífera carreira operática. Escreveu várias
óperas, dentre as quais Hippolyte et Aricie, que não obteve grande sucesso.
Compôs peças para teclado em geral e dominava com perfeição a orquestração, que
é usada de forma muito completa, Rameau é um orquestrador: não distribuindo as
vozes pelos instrumentos de forma estereotipada, como se fazia até então. É
autor de cerca de vinte óperas. No final de sua vida, tornou-se “compositor do
rei”.
Igreja de Santo Eustáquio |
Em 12 de
Setembro de 1764 faleceu em virtude de uma febre tifoide complicada pelo
escorbuto aos 81 anos de idade. Teve todas as honras da nobreza e funeral
público com grande pompa. Foi sepultado na Igreja de Santo Eustáquio em Paris.
Jean Philippe
Rameau foi um inovador, as suas óperas constituem uma renovação total da ópera
francesa clássica, em especial pela importância dada à orquestra, com a
introdução de verdadeiras peças de música descritiva e de dificuldade técnica muito
elevada para os instrumentos da época, sendo célebre a cena do tremor de terra
na Ópera Indes Galantes.
Haydn Mozart |
Suas peças de concerto para cravo, pelo caráter
virtuoso dado ao instrumento solista, prenunciam o tratamento que dele farão Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart.
Algumas de suas
Óperas foram influenciadas pela Maçonaria, tais como Castor e Polux (1737) e
Zoroastro (1749), porém ele não pertenceu à Augusta Ordem.
No link constam trechos de três obras: La Naissance d'Osiris, Abaris ou Les Boréades e Pièces de Clavecin.
Para ouvir:
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