quarta-feira, 22 de abril de 2015

CARL FRIEDRICH ABEL

Viola da Gamba
O último dos virtuoses de viola da gamba antes que o instrumento fosse esquecido por um período aproximado de 150 anos. Abel nasceu em uma dinastia da realeza musical alemã; seu avô, Clamor Heinrich Abel, era músico da corte de Hanover e compositor. Seu pai, Christian Ferdinand Abel, era um amigo próximo de Johann Sebastian Bach. É possível que a parte de violoncelo no Concerto de Brandenburgo No. 6 tenha sido escrito por ele.

Carl Friedrich Abel nasceu em Köthen, uma pequena cidade alemã no ducado de Anhalt-Köthen, no dia 22 de Dezembro de 1.723, no mesmo ano em que a família Bach partiu para Leipzig, e com a morte de seu pai, em 1.737, aos 13 anos de idade Carl foi morar com a família Bach, e foi aluno de Johann Sebastian Bach.

      Johann Adolf      Wilhelm Friedman
Hasse                          Bach     
Foi recomendado pelo seu professor ao diretor da Orquestra da Corte de Dresden, Johann Adolf Hasse, onde permaneceu entre 1743 e 1758. Na época em que integrou a orquestra além da viola da gamba, tocava também violoncelo e cravo. Também neste período conheceu o filho mais velho de Bach, Wilhelm Friedemann.

No inverno de 1758-1759, Abel chegou a Londres, onde passou o resto de seus dias, com exceção de um período na década de 1780, quando Abel visitou sua terra natal.

Abel com o Pentacorde
e o seu inventor 
Nesse período apresentou suas próprias composições tocando vários instrumentos, dentre os quais um violoncelo de cinco cordas conhecido como um pentacorde, recentemente inventado por John Joseph Merlin.
Quando Johann Christian Bach chegou a Londres em 1762, eles se tornaram amigos, e em 1764, os dois homens estavam a trabalhar como músicos de câmara na corte da rainha Charlotte.

Em 1765, eles apresentaram o seu primeiro concerto conjunto na Casa Carlisle em Londres, estabelecendo assim a série de concertos Bach - Abel, o precursor de concertos públicos modernos vendidos.
Johann Christian            Theresa  
           Bach                      Cornelys      
Durante dez anos, os concertos foram organizados pela Sra. Theresa Cornelys , uma cantora de ópera veneziana aposentada que era dona de uma sala de concertos em Carlisle House em Soho Square.
Em 1775 se tornaram independentes dela. No entanto, a concorrência de série similar começou uma tendência de queda para os concertos Bach - Abel. Por volta de 1780, Abel prosseguia a série sem Bach, que combatia o declínio de sua saúde e fortuna jogando todos os seus esforços em produções de ópera e de publicação; ele morreu em 1782, aos 46 anos. Com a morte do parceiro, Abel ainda permaneceu como organizador e músico de vários instrumentos novos e antigos. Abel decidiu tirar umas férias e revisitar a família e os amigos na Alemanha; ele não retoma a série de concertos até ao seu regresso a Londres em 1785.
Abel sentiu a ausência de seu parceiro de negócios; aliado a sua tendência ao alcoolismo o que provavelmente contribuiu para sua morte relativamente cedo, aos 64 anos, que ocorreu em Londres, no dia 20 de junho de 1787.
  Rainha Charlotte                  Sir Edward Walpole               Thomas Erskine
Carl Friedrich Abel foi estimado por toda a sociedade britânica; tinha entre seus amigos, a Rainha Charlotte, Sir Edward Walpole, Thomas Erskine, Conde de Kelly, Laurence Sterne, e Elizabeth, condessa de Pembroke. Alguns deles tinham sido alunos de Abel. Thomas Gainsborough pintou dois retratos dele.
    Laurence Sterne                          Thomas Gainsborough
Abel deixou cerca de 30 sinfonias e concertos para flauta, violoncelo e violino e uma grande quantidade de música de câmara, marchas militares, e várias peças de música de câmara para a viola da gamba. Grande parte dessa música foi escrita para cumprir as obrigações profissionais - shows, contratos publicitários e afins, muitas de suas publicações foram concebidas para uso por amadores.
Condessa de Pembroke

Dois manuscritos que pertenceram à Condessa de Pembroke, apresentam uma visão muito diferente do compositor, revelando uma voz musical muito pessoal, emocional eficaz e disciplinada, um verdadeiro "filho" de Johann Sebastian Bach , apesar de não estar relacionado a ele por sangue.



Curiosidade:
Mozart
Abel e Bach conheceram o Wolfgang Amadeus Mozart quando ele tinha por volta dos seus oito anos, na época em que excursionou por Londres. Este encontro tornou uma das obras de Abel muito famosa, fama conquistada por um equívoco, um manuscrito de Mozart foi catalogado como sua Sinfonia nº 3 em Mi Bemol, K18 na primeira edição completa das obras de Mozart por Breitkopf & Härtel, posteriormente descobriu-se que a obra pertencia a Carl Friedrich Abel e que o menino Mozart havia copiado provavelmente para estudo. Essa obra foi publicada originalmente como o trabalho de conclusão de Abel em seis sinfonias, Op. 7.


Em tempo, assim como Johann Christian Bach, Louis Spohr, Carl Friedrich Abel também pertenceu à Sublime Ordem.

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