Viola da Gamba |
Carl
Friedrich Abel nasceu em Köthen, uma pequena cidade alemã no ducado de
Anhalt-Köthen, no dia 22 de Dezembro de 1.723, no mesmo ano em que a família Bach
partiu para Leipzig, e com a morte de seu pai, em 1.737, aos 13 anos de idade
Carl foi morar com a família Bach, e foi aluno de Johann Sebastian Bach.
Johann Adolf Wilhelm Friedman Hasse Bach |
Foi
recomendado pelo seu professor ao diretor da Orquestra da Corte de Dresden,
Johann Adolf Hasse, onde permaneceu entre 1743 e 1758. Na época em que integrou
a orquestra além da viola da gamba, tocava também violoncelo e cravo. Também
neste período conheceu o filho mais velho de Bach, Wilhelm Friedemann.
No
inverno de 1758-1759, Abel chegou a Londres, onde passou o resto de seus dias,
com exceção de um período na década de 1780, quando Abel visitou sua terra
natal.
Abel com o Pentacorde e o seu inventor |
Nesse
período apresentou suas próprias composições tocando vários instrumentos, dentre
os quais um violoncelo de cinco cordas conhecido como um pentacorde, recentemente
inventado por John Joseph Merlin.
Quando
Johann Christian Bach chegou a Londres em 1762, eles se tornaram amigos, e em
1764, os dois homens estavam a trabalhar como músicos de câmara na corte da
rainha Charlotte.
Em
1765, eles apresentaram o seu primeiro concerto conjunto na Casa Carlisle em
Londres, estabelecendo assim a série de concertos Bach - Abel, o precursor de
concertos públicos modernos vendidos.
Johann Christian Theresa Bach Cornelys |
Durante
dez anos, os concertos foram organizados pela Sra. Theresa Cornelys , uma
cantora de ópera veneziana aposentada que era dona de uma sala de concertos em
Carlisle House em Soho Square.
Em 1775 se tornaram independentes dela. No
entanto, a concorrência de série similar começou uma tendência de queda para os
concertos Bach - Abel. Por volta de 1780, Abel prosseguia a série sem Bach, que
combatia o declínio de sua saúde e fortuna jogando todos os seus esforços em
produções de ópera e de publicação; ele morreu em 1782, aos 46 anos. Com a
morte do parceiro, Abel ainda permaneceu como organizador e músico de vários
instrumentos novos e antigos. Abel decidiu tirar umas férias e revisitar a
família e os amigos na Alemanha; ele não retoma a série de concertos até ao seu
regresso a Londres em 1785.
Abel
sentiu a ausência de seu parceiro de negócios; aliado a sua tendência ao
alcoolismo o que provavelmente contribuiu para sua morte relativamente cedo, aos
64 anos, que ocorreu em Londres, no dia 20 de junho de 1787.
Rainha Charlotte Sir Edward Walpole Thomas Erskine |
Carl
Friedrich Abel foi estimado por toda a sociedade britânica; tinha entre seus amigos,
a Rainha Charlotte, Sir Edward Walpole, Thomas Erskine, Conde de Kelly, Laurence
Sterne, e Elizabeth, condessa de Pembroke. Alguns deles tinham sido alunos de Abel.
Thomas Gainsborough pintou dois retratos dele.
Laurence Sterne Thomas Gainsborough |
Abel
deixou cerca de 30 sinfonias e concertos para flauta, violoncelo e violino e
uma grande quantidade de música de câmara, marchas militares, e várias peças de
música de câmara para a viola da gamba. Grande parte dessa música foi escrita
para cumprir as obrigações profissionais - shows, contratos publicitários e
afins, muitas de suas publicações foram concebidas para uso por amadores.
Condessa de Pembroke |
Dois
manuscritos que pertenceram à Condessa de Pembroke, apresentam uma visão muito
diferente do compositor, revelando uma voz musical muito pessoal, emocional
eficaz e disciplinada, um verdadeiro "filho" de Johann Sebastian Bach
, apesar de não estar relacionado a ele por sangue.
Curiosidade:
Mozart |
Abel
e Bach conheceram o Wolfgang Amadeus Mozart quando ele tinha por volta dos seus
oito anos, na época em que excursionou por Londres. Este encontro tornou uma
das obras de Abel muito famosa, fama conquistada por um equívoco, um manuscrito
de Mozart foi catalogado como sua Sinfonia nº 3 em Mi Bemol, K18 na primeira
edição completa das obras de Mozart por Breitkopf & Härtel, posteriormente
descobriu-se que a obra pertencia a Carl Friedrich Abel e que o menino Mozart
havia copiado provavelmente para estudo. Essa obra foi publicada originalmente
como o trabalho de conclusão de Abel em seis sinfonias, Op. 7.
Em
tempo, assim como Johann Christian Bach, Louis Spohr, Carl Friedrich Abel
também pertenceu à Sublime Ordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário