Johann
Christian Bach, com um pouco de sua história encerro o ciclo Bach. Nascido em
Leipzig no dia 05 de setembro de 1735, o mais novo dentre os filhos de Johann
Sebastian com Anna
Magdalena Wülken.
Apenas
uma pequena parte de sua educação musical foi com o seu pai, acredita que o
Livro II de O Cravo Bem Temperado tenha sido escrito e utilizado na sua instrução
e também com seu primo Johann Elias. Christian tornou-se copista de seu pai até
1750, ano em que Johann Sebastian Bach faleceu, a partir de então se tornou
aluno de seu meio-irmão, Carl Philipp Emanuel Bach, na cidade de Berlim. Apenas
em suas primeiras composições existem a influência deste seu irmão, havendo
pouquíssima referência de seu pai em toda a sua obra.
Giovanni Battista Martini |
Compôs
algumas árias que seriam inseridas em obras de outros autores, prática comum,
conhecida com pasticci. Foi o único dos quatro filhos músicos de Johann
Sebastian Bach a escrever peças em italiano.
O Teatro Regio em Turim ofereceu
um contrato para que compusesse uma ópera séria, ARTASERSE, com estreia em
1760. Em virtude do grande sucesso da obra, os teatros de Veneza e de Londres ofertaram
contratos para outros trabalhos. Johann preferiu a oferta da casa londrina e rumou
para Inglaterra em 1762, fixando-se na capital do reino, o contrato previa a
composição de duas óperas para o King’s Theatre of London.
O cargo de organista foi mantido em aberto pela Catedral de Milão na expectativa de seu retorno, o que nunca ocorreu.
Interior do Teatro Regio de Turim |
Catedral de Milão - século XVIII |
O cargo de organista foi mantido em aberto pela Catedral de Milão na expectativa de seu retorno, o que nunca ocorreu.
Carl Friedrich Abel |
Sua
maneira de compor era altamente melódica e brilhantemente estruturada, o que
diferenciava de seu pai e dos irmãos mais velhos. Em suas composições há destaque
para a melodia e para o acompanhamento, sem muita ênfase na complexidade
contrapontística.
Johann
Christian foi designado Mestre de Música da Rainha e seus deveres incluíam
ministrar aulas de música a ela e seus filhos e acompanhar o Rei Jorge III ao
piano, enquanto o rei tocava flauta.
Foi
em Londres, entre 1764 e 1765, J. C. fez amizade com o pré-adolescente Wolfgang Amadeus Mozart, que visitava
a cidade dentro do roteiro de apresentações do menino prodígio, organizadas por seu pai, Leopold
Mozart. Quando Mozart e J. C. Bach se encontraram pela primeira vez, Leopold
relatou que os dois eram inseparáveis. Ambos sentavam-se ao órgão, Mozart no
colo de Johann Christian, ambos tocando durante várias horas. J.C. Bach teria
sido uma das mais importantes influências de Mozart.
W.A.Mozart - circa 1765 |
Sua
primeira ópera londrina, Orione, foi uma das pioneiras no uso da clarineta. Sua
ópera La Clemenza di Scipione escrita em 1778 foi uma das mais populares entre
os londrinos por muitos anos e tem paralelos interessantes com a última obra de
W.A.Mozart desse gênero: La Clemenza di Tito de 1791.
Foi
através de Christian que surgiram algumas importantes inovações tais como a
distinção entre a sinfonia e a abertura de ópera que durante o barroco eram a
mesma coisa, bem como o formato sonata, base da revolução feita pelo
classicismo. A forma sonata aparece em algumas de suas sinfonias no primeiro
movimento.
Faleceu
pobre, no dia 01 de Janeiro de 1782, foi sepultado numa vala comum para
indigentes, na igreja de St. Pancras Old, no registro de seu enterro seu
sobrenome estava grafado com Back.
St. Pancras Old Church |
Mozart,
numa carta a seu pai, disse que "foi uma perda para o mundo da
música". Na ocasião em que Johann Christian faleceu, Mozart estava
compondo seu "Concerto para Piano nº 12, em Lá maior, K 414, o Andante do
segundo movimento tem um tema semelhante ao encontrado na abertura da ópera La
calamità del cuore de J. C. Bach.
Somente
no século XX foi que o mundo musical começou a entender que os filhos de Johann
Sebastian Bach tinham o direito de compor num estilo diferente do de seu pai
sem que, com isso, seus idiomas musicais fossem inferiores ou sem qualidade, e
que compositores como Johann Christian passaram a ser vistos com um interesse
renovado. Ele foi um dos primeiros compositores a dar preferência ao recém
desenvolvido pianoforte em detrimento dos antigos instrumentos de teclas, como
o cravo.
Embora
a fama de J. C. Bach tivesse declinado nas décadas após sua morte, sua música
ainda era apresentada nos concertos de Londres com alguma regularidade,
frequentemente junto com as obras de Haydn.
Um
relato completo da carreira de J. C. Bach é fornecido no quarto volume de
History of Music de Charles Burney.
Na
árvore da família Bach existem mais dois Johann Christian Bach, mas nenhum
deles foi compositor.Foi o único da família a realmente ter feito parte da Sublime Instituição.
https://drive.google.com/drive/folders/0B9F356bpnhA-eEhqVTBsS1V4Tm8?resourcekey=0-rVLkLFOaDVFIXqHxRyw5Zw&usp=sharing
Nenhum comentário:
Postar um comentário