quarta-feira, 29 de abril de 2015

Johann Nepomuk HUMMEL


Johann Nepomuk Hummel, pianista e compositor austríaco de origem eslovaca, nascido no dia 14 de Novembro de 1.778, Pressburgo atual Brastilava na Eslováquia, e que na época pertencia ao reino austríaco, filho Margarethe Sommer Hummel  e Josef Hummel que fora diretor da Escola Imperial Militar de Música em Viena e maestro da Orquestra do Teatro Schikaneder. Durante dois anos Hummel foi discípulo de Wolfgang Amadeus Mozart, que se oferecera para dar aulas gratuitamente ao menino, impressionado com a sua vocação musical. Aos nove anos fez sua primeira aparição em público num dos concertos de Mozart.
O pai de Hummel, em seguida, levou-o em uma turnê europeia, em Londres, teve aulas com Muzio Clementi por quatro anos.
Os professores: Mozart - Clementi - Albrechtsberger - Haydn e Salieri
da esquerda para a direita
Em 1791, Joseph Haydn, que estava em Londres, compôs a Sonata em A bemol para Hummel, que tocou a obra no Hanover Square Rooms, na presença de Haydn. Ao término Haydn agradeceu ao jovem e lhe deu um guinéu (moeda de ouro).

guinéu

O terror causado pela Revolução Francesa fez com que cancelasse uma turnê planejada pela Espanha e França. Retornou a Viena, a partir desta época teve aulas com Johann Georg Albrechtsberger, Joseph Haydn, e Antonio Salieri.
Beethoven
Nessa época, o jovem Ludwig van Beethoven chegou a Viena e teve aulas de Haydn e Albrechtsberger, tornando-se um colega e um amigo. A chegada de Beethoven, foi dito, quase destruiu a sua auto-confiança. Uma amizade marcada por altos e baixos, a amizade mútua desenvolvida em reconciliação e respeito.
Elisabeth Rockel
Em 1804, Hummel sucedeu a Joseph Haydn como Mestre de Capela do príncipe Esterházy em Eisenstadt. Permaneceu na função durante sete anos, até de ser demitido por negligenciar seus deveres. Após isso, ele visitou a Rússia e a Europa e se casou com a cantora de ópera Elisabeth Rockel, em 1813. Eles tiveram dois filhos. Teria sido para ela que Beethoven escreveu Fur Elise.
Em 1819 ocupou o cargo de Mestre de Capela em Stuttgart e Weimar, onde formou uma estreita amizade com Goethe e Schiller, colegas do teatro de Weimar. Durante a estada de Hummel em Weimar, ele fez da cidade a capital musical europeia, convidando os melhores músicos da época para visitar e tocarem lá. Ele criou um dos primeiros programas de aposentadoria aos músicos, com turnês beneficentes. Foi também um dos primeiros a lutar por direitos autorais musicais contra a pirataria intelectual.
Antes da morte de Beethoven, ocorrida em 1827, Hummel visitou-o em Viena, por várias vezes, acompanhado de sua esposa Elisabeth e seu aluno Ferdinand Hiller.

Hummel publicou o Curso Teórico e Prático de Instrução Sobre a Arte de Tocar Pianoforte em 1828, que vendeu milhares de cópias em poucos dias de sua publicação.
A técnica pianística do final do século 19 foi influenciada por Hummel, através de sua instrução de Carl Czerny, que mais tarde ensinou Franz Liszt. Czerny foi aluno de Beethoven, mas ao ouvir Hummel, trocou de professor.

Schubert
Mais tarde tornou-se amigo de Franz Schubert que conheceu em concerto dedicado à memória de Beethoven. Schubert dedicou suas últimas três sonatas para piano à Hummel. No entanto, uma vez que ambos os compositores estavam mortos no momento da primeira publicação das sonatas, os editores mudaram a dedicatória para Robert Schumann, que ainda estava ativo na época.

Chopin                                Schumann

A influência de Hummel também é notada nas primeiras obras de Frédéric Chopin e Robert Schumann.
Franz Lizst
Franz Liszt quis estudar com Hummel, mas o seu pai, Adam Liszt, se recusou a pagar o alto valor cobrado por Hummel, Liszt acabou estudando com Czerny.


Os alunos: Carl Czerny, Friedrich Silcher, Ferdinand Hiller, Sigismond Thalberg. Felix Mendelsssohn, Adolf von Henselt
(da esquerda para direita)

Czerny, Friedrich Silcher, Ferdinand Hiller, Sigismond Thalberg, Felix Mendelssohn e Adolf von Henselt estavam entre os alunos mais proeminentes de Hummel.
Meyerbeer

No final de sua vida, Hummel viu o surgimento de uma nova escola de jovens compositores e virtuosos, e viu sua própria música saindo de moda. Sua técnica em estilo disciplinado e limpo, e seu classicismo equilibrado, se opuseram a ele para a escola crescente de bravura tempestuoso exibida pelos gostos de Giacomo Meyerbeer e Liszt. Compondo cada vez menos, mas ainda altamente respeitado e admirado, Hummel morreu tranquilamente em Weimar em 17 de outubro de 1837.
Sua música foi rapidamente esquecida. Mais tarde, durante o renascimento clássico do início do século 20, Hummel foi preterido, assim como Haydn teve que esperar até a segunda metade do século 20, Hummel foi ofuscado por Mozart.
Ele era maçom e em seu testamento deixou uma parcela considerável de seu famoso jardim em Weimar a sua loja maçônica Anna Amalia zu den Drei Rosen. (Goethe também foi um membro deste influente loja).




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