Francesco Xaverio Geminiani, nascido em Lucca, sua data de
batismo é 05 de dezembro de 1.687 foi um grande violinista e compositor
italiano. Em algumas publicações seu nome do meio está grafado como Saverio.
Filho do famoso violinista Giuliano Geminiani, que foi seu
primeiro professor, tornou-se aluno de Carlo Ambrosio Lonati, apelidado de Il
Gobbo (O Corcunda), um violinista qualificado, estudou contraponto com
Alessandro Scarlatti, posteriormente, e violino com Arcangelo Corelli.
Aos vinte anos, em 1707, substituiu seu pai na Capela
Palatina de Lucca. Em 1711 ele se tornou spalla e regente da Ópera de Nápoles. Após
um breve retorno à sua cidade natal, em 1714 ele foi para Londres, onde suas
performances brilhantes lhe deram, em um curto espaço de tempo, grande
reputação.
Dois anos após sua chegada a Londres, publicou 12 sonatas
para violino, baixo e cravo, que dedicou ao barão Kielmansegge, camareiro do
rei George I. Este trabalho obteve grande sucesso.
Handel |
O barão, que era seu protetor, falou ao rei, e obteve
permissão para que Geminiani executasse algumas de suas produções em sua
presença. Handel, que era o cravista da corte, cedeu parte do seu cravo e ambos fizeram um duo, Geminiani
justificou a proteção de seus amigos.
Em 1727, o cargo de professor de música e compositor no
estado da Irlanda estava vago, e o Conde de Essex indicou o nome de Francesco
Geminiani, mas seu nome foi recusado por ele ser católico. O cargo foi dado a
Mathieu Bubourg que tinha sido seu aluno e recusou a indicação. Enquanto isso,
suas obras publicadas aumentavam a sua reputação. Numa visita que fez a Paris,
entrou em contato com Padre Castel que havia publicado no Journal des Savants
uma análise apologética da unidade harmônica de suas peças musicais, de volta a
Inglaterra, ele traduziu a matéria para o inglês e publicou, silenciando as
críticas.
Esteve outras vezes em Paris, onde lançou edições revisadas
e corrigidas de muitas de suas obras. Em 1755, na Inglaterra lançou uma revista
chamada Harmonical Miscellaney, sem o sucesso que o compositor esperava, e após
duas edições fracassadas desistiu da ideia.
Foi à Irlanda em 1761, onde se encontrou com o seu Bubourg,
então integrante da orquestra do rei, o pupilo fez questão de saudá-lo e
demonstrar toda a gratidão que tinha com o seu antigo mestre.
Francesco Geminiani reunira material durante vários anos
para a publicação de um livro sobre música, entretanto uma serviçal roubou os
manuscritos, o que lhe causou profunda depressão, o que provavelmente causou
sua morte em Dublin no dia 17 de Setembro de 1762.
Geminiani não foi uma unanimidade, alguns o mencionam como
modelo de excelência na música instrumental. Outros que suas composições são
ousadas e inventivas, porém sem ritmo ou melodia. Independente disto Francesco
tentou abandonar o estilo de Corelli, com formas mais modernas, mas mantendo a
pureza do estilo de seu mestre.
Em sua obra de composição se destacam suas sonatas para
violino e baixo contínuo e seus concerti grossi, onde introduziu a viola como
parte do concertino. Para este estilo ele também adaptou algumas sonatas para
violino e baixo de seu mestre Corelli.
Escreveu um tratado sobre a arte do violino em 1751, Art of Playing the Violin, que sumariza a prática do instrumento no século XVIII, sendo uma referência até os dias de hoje.
Seu Guida harmonica (c. 1752) é um dos mais originais tratados de harmonia, dando instruções detalhadas para a realização do baixo continuo. Outras de suas obras teóricas são Art of Accompaniment on the Harpsichord, Organ, etc. (1754), Lessons for the Harpsichord, e Art of Playing the Guitar (1760).
Escreveu um tratado sobre a arte do violino em 1751, Art of Playing the Violin, que sumariza a prática do instrumento no século XVIII, sendo uma referência até os dias de hoje.
Seu Guida harmonica (c. 1752) é um dos mais originais tratados de harmonia, dando instruções detalhadas para a realização do baixo continuo. Outras de suas obras teóricas são Art of Accompaniment on the Harpsichord, Organ, etc. (1754), Lessons for the Harpsichord, e Art of Playing the Guitar (1760).
Francesco
Geminiani foi o primeiro italiano iniciado na Maçonaria, fato ocorrido em 01 de
Fevereiro de 1725 na Queen’s Head Lodge, sendo considerado o mais antigo maçom
da Itália.
Foi diretor artístico da PHILOMUSICAE ET ARCHITECTURAE
SOCIETAS APOLLINIS, sociedade cultural estabelecida em Londres e criada pela
Queen’s Head Lodge, com intuito de patrocinar propagar e desenvolver a música
de câmara em detrimento a música religiosa e operística.
Para ouvir e baixar algumas peças do compositor, clique aqui!
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