quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Debussy


Claude Achille Debussy nascido em Saint Germain-em-Laye nas proximidades de Paris na França no dia 22 de Agosto de 1862, filho de Manuel Achille Debussy e Victorine Josephine Sophie Manoury. Era o mais velho dos cinco filhos. Em 1867 a família mudou-se para Paris. Seu pai não se fixava em emprego algum, enquanto que sua mãe era costureira sustentava o lar com os poucos recursos que tinha.  A precária educação das crianças foi confiada a sua tia paterna Clémentine Debussy. Apenas Claude teve o triste privilégio de ser educado pela mãe, mulher que jamais suspeitou de sua natureza excepcional.  A educação que transmitiu a Claude se limitou aos rudimentos de leitura, escrita e noções de cálculo. Nunca frequentou a escola. Autodidata, chegou a tornar-se um homem culto, embora revelasse algumas lacunas em sua formação.  Passando uma temporada com a tia Clémentine, sua madrinha, em Cannes, ainda menino, recebeu ali as primeiras aulas de piano.
Mathilde Mauté de Fleurville
E por volta de 1871 conheceu sua professora e incentivadora Madame Mathilde Mauté de Fleurville, uma exímia pianista e ex-aluna de Chopin, que depois de ouvir o menino ao piano, percebendo sua vocação musical, se predispôs a dar-lhe aulas gratuitamente. Ela preparou o jovem para admissão no Conservatório de Paris, foram quase dois anos de preparativos e logicamente Chopin tornou-se, para ele, um dos grandes modelos a serem seguidos. Em outubro de 1872. Debussy contava dez anos ao entrar para a classe de piano de Marmontel. Mas o professor diria depois: "Ele não se interessa muito pelo piano, mas adora música". Aos 11 anos chamava atenção de seus mestres, Ernest Giraud e Albert Lavignac, pela criatividade. Com Durand e Bazille, seus professores de harmonia e acompanhamento, respectivamente, foram diversos dissabores provocados pela incompreensão de seu talento. Debussy não se adaptava ao ensino acadêmico imposto no conservatório. Insucessos nos concursos de piano que participou, fizeram com que desistisse da carreira como concertista, preferindo seguir como compositor. Datam de 1876 as primeiras composições, nascidas de improvisações ao piano.
Em 1884, após receber o Grande Prêmio de Roma de Composição, com o resultado do concurso passou a estudar durante três anos na Villa Medici, por conta do Estado Francês, mas com o compromisso de anualmente compor uma partitura que seria examinada pelos professores do conservatório de Paris. Entretanto tudo o desagradava em Roma, o clima, disciplina, colegas, por várias vezes quis abandonar tudo e voltar para Paris. Lia muito nas horas vagas e tocava Bach ao piano.
Em 1887, na cidade de Paris frequenta as reuniões semanais na casa do poeta Stephane Mallarmé, envolvendo-se com a vanguarda artística e literária. Não gostava da convivência com outros músicos e por vezes se apresentava como jardineiro, isto porque não gostava da música francesa da época, gostava apenas de Massenet. Conhece Gabrielle Dupont, com quem vive junto durante dez anos.
Nadezha von Meck
Em 1892 Debussy começou a compor o Prélude à Aprés-Midi d’un Faune (Prelúdio para a Tarde de um Fauno), partitura concluída dois anos depois e considerada sua primeira obra prima. Em Viena conhece Brahms, no ano seguinte Tristão e Isolda de Wagner deixa o compositor bastante impressionado, Em 1889, toma contato com a música do Oriente.
Nadezhda von Meck, protetora de Tchaikovsky ao ouvir falar de seu talento promissor convidou-o a integrar como pianista um trio musical que apadrinhava, e nesse convívio teve contato com a obra de Mussorgsky que influenciou sua maneira de compor.

Marie Rosalie "Lilly" Texier
Emma Bardac
Casa-se em 19 de Outubro de 1899 com Marie Rosalie Texier, uma costureira.  Entre 1902 e 1904, compõe a maior parte de La Mer. O relacionamento durou apenas cinco anos, entra em sua vida Emma Bardac, esposa de um banqueiro e ex-amante de Gabriel Fauré, com ela inicia uma nova relação sentimental, Rosalie ao saber que fora trocada por outra, mais rica e sofisticada, tenta o suicídio, sem sucesso. O caso provoca um escândalo, sendo criticado por sua atitude, até mesmo pelos amigos mais próximos. Apesar de tudo, consegue o divórcio em 1908 e finalmente casa-se com Emma.

O reconhecimento de seu talento como compositor ocorrera somente em 1902 com a estreia da ópera Pélleas et Melisande. Em 1905, concluiu sua principal obra sinfônica La Mer, que é a impressão musical da imagem e do som do oceano.
Em 30 de Outubro de 1905, havia nascido sua filha com Emma, Claude-Emma Debussy, sua suíte de piano Children’s Corner composta entre 1906 e 1908 é dedicada a pequena Chouchou, apelido de sua filha.
Debussy & Chouchou
Debussy tornou-se inimigo das grandes orquestras, passando a dar mais importância aos acordes isolados, timbres, pausas e ao contraste entre registros. Queria compor com liberdade, fora das regras tradicionais.
Os anos finais de sua vida foram em Paris, marcados pelo aparecimento de um câncer, que tomou conhecimento em 1909. A maior parte de sua obra tardia constitui-se de música de câmara, incluindo três extraordinárias sonatas para violoncelo, para violino e para flauta, viola e harpa. Com o organismo solapado pelo câncer, Debussy trabalhou com notável coragem. A eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, roubou-lhe todo o interesse pela música. Após um ano de silêncio, ele percebeu que tinha de contribuir para a luta da única maneira que podia, "criando com o melhor de minha capacidade um pouco daquela beleza que o inimigo está atacando com tanta fúria." Uma de suas últimas cartas fala de sua "vida de espera - a minha existência sala de espera, eu poderia chamá-la - porque sou um pobre viajante esperando por um trem que não virá." Seu último trabalho, a Sonata para Violino e Piano L 140, foi executado em maio de 1917, com ele ao piano. Ele tocou essa mesma peça em setembro, em Saint-Jean-de-Luz. Foi a última vez que tocou em público. Debussy morreu em 25 de março de 1918, durante o bombardeio de Paris, durante a última ofensiva alemã da Primeira Guerra Mundial. Encontra-se sepultado no Cemitério de Passy, em Paris. Pouco tempo depois, em 14 de julho de 1919, também morreria sua filha, Chouchou, de difteria. Ela foi sepultada no túmulo de seu pai, em Passy.
As suas composições mais conhecidas são: "Claire de Lune" (1890-1905), "Prélude à l'aprés-midi d'un faune" (1894) com que, para Pierre Boulez, começou a Música moderna, e "La Mer" (1905).
A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países. Na França, só se aponta Ravel como influenciado, mas só na juventude, não sendo propriamente discípulo. Influenciados foram também Béla Bartók, Manuel de Falla, Heitor Villa-Lobos e outros. Toda a arte de Debussy foi uma lição de inconformismo.

Como curiosidade: Encontro alguma semelhança entre Riverie e Chovendo na Roseira de Tom Jobim:
https://drive.google.com/drive/folders/0B9F356bpnhA-UWY2Nzh5bWZSNk0?resourcekey=0-RNvWfi_fU5B52TxxQcAuBA&usp=sharing



Como sempre, para ouvir ou baixar, acesse o link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/0B9F356bpnhA-cEthSXNFc1V2YWc?resourcekey=0-o2SDj1vHxCTp21_MnwGjqQ&usp=sharing

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