quinta-feira, 11 de agosto de 2016

KOECHLIN


Charles Louis Eugène Koechlin nasceu em Paris no dia 27 de Novembro de 1867, e foi o filho caçula de uma família grande. Foi um compositor, musicólogo, crítico musical e escritor francês. Foi mais conhecido como teórico e professor do que como compositor, apesar de possuir um vasto catálogo de obras, que vêm sendo mais valorizadas em décadas recentes do que durante a vida do compositor.


A origem materna de sua família era a Alsácia, região com a qual ele se identificava. 

Seu avô materno tinha sido o filantropo e fabricante têxtil, dele Charles Koechlin herdou sua consciência social fortemente desenvolvida.


Seu pai morreu quando ele tinha 14. Seu interesse pessoal era pela música, mas a sua família queria que ele tornasse um engenheiro.

Ele entrou na École Polytechnique, em 1887, mas no ano seguinte foi diagnosticado com tuberculose e teve de passar seis meses se recuperando na Argélia. Viu-se obrigado a repetir seu primeiro ano na École e formou-se apenas com notas medíocres.

Os professores: Lefebvre, Taudou, Massenet, Gedalge, Ducoudray (da esquerda para a direita)
Passou a ter aulas particulares de música com Charles Lefebvre, após uma luta com sua família, por fim, entrou para o Conservatório de Paris, em 1890, estudou harmonia com Antoine Taudou. Em 1892, teve aulas de composição com Massenet, de fuga e contraponto com André Gedalge, e com Louis Bourgault-Ducoudray história musical.

Os colegas: Enescu, Hahn, d'Ollone, Rabaub e Schmitt (da esquerda para direita)
Entre os seus colegas de classe estavam George Enescu, Reynaldo Hahn, Max d'Ollone, Henri Rabaud, e Florent Schmitt.

Fauré
A partir de 1896, foi aluno de Gabriel Fauré, tendo como colegas de aulas Maurice Ravel (presente no blog) e Jean Roger-Ducasse. Fauré teve uma grande influência sobre Koechlin, que escreveu a primeira biografia de Fauré, em 1927.
Ravel e Ducasse
Em 1898, orquestrou a suíte Pelléas e Mélisande de Fauré, e em 1900 assistiu o compositor na produção do drama Prometeu ao ar livre.
Após sua graduação Koechlin tornou-se um compositor freelance e professor.

Em 1903 se casou com Suzanne Pierrard.

Começou a trabalhar regularmente como crítico e 1909 para o Chronique des Arts, no ano seguinte foi um dos fundadores, juntamente com Maurice Ravel, do Société Musicale Indépendante.

Desde a sua criação no início dos anos 1930 a sua morte, foi um defensor apaixonado da Sociedade Internacional de Música Contemporânea, tornando-se presidente de sua seção francesa. A partir de 1937, ele foi eleito presidente da Federação Musicale Populaire.

Ele dividia seu tempo entre Paris e casas de campo em Villers-sur-Mer e da Côte d'Azur, mas após o início da I Guerra Mundial, as circunstâncias o forçaram a vender uma de suas casas.

Por ser um vigoroso defensor dos compositores mais jovens e dos novos estilos musicais, ele nunca foi bem sucedido em suas tentativas de obter um cargo de professor, apesar de ser examinador de muitas instituições (por exemplo, os Conservatórios de Bruxelas, Rheims e Marselha).

Roussel - Emmanuel
Ele foi rejeitado para o cargo de professor de contraponto e fuga no Conservatório de Paris em 1926 por 20 votos a dois (os dois sendo Albert Roussel e Maurice Emmanuel), mas a partir de 1935 a 1939, ele foi autorizado a ensinar fuga e polifonia modal no Schola Cantorum.

Goossens
Visitou os Estados Unidos quatro vezes para palestras e lecionar entre 1918-19, 1928, 1929 e 1937. Na segunda e terceira visitas lecionou na Universidade da Califórnia, Berkeley. Em 1929 seu poema sinfônico La Joie Païenne ganhou o Prêmio Hollywood Bowl para Composição e foi apresentado na ocasião sob a batuta de Eugene Goossens.

Koechlin tinha que pagar a preparação das peças orquestrais, e em 1930, ele gastou a maior parte de suas economias na organização de performances de algumas de suas obras orquestrais.

Kipling
Na década de 1940, no entanto, o departamento de música da Rádio belga assumiu a sua causa e transmitiu várias estreias importantes, incluindo a primeira apresentação completa do ciclo Jungle Book.

Durante a sua vida escreveu uma ópera, quatro ballets, corais dentre eles O Livro da Selva, baseado na obra de Kipling, três sinfonias, poemas sinfônicos, numerosas peças para piano.

Conhecido predominantemente como um miniaturista, privilegiando a melodia, com clareza e beleza, em relação aos esquemas formais. 

Suas obras compostas para flauta consistem numa das mais importantes heranças deixadas ao repertório desse instrumento. Obras como as 14 peças para flauta e piano Opus 157 demonstram a sua grande habilidade na concepção de linhas melódicas e seu interesse por texturas monofônicas.

Os alunos: Tailleferre, Désormière, Poulenc, Sauguet e Porter  (da esquerda para direita)
Na lista dos compositores que estudaram com ele temos Germaine Tailleferre, Roger Désormière, Francis Poulenc e Henri Sauguet. Cole Porter estudou orquestração com ele em 1923-24. 

Milhaud
Darius Milhaud, embora nunca tenha sido seu aluno, tornou-se um amigo próximo e considerava que aprendeu mais com Koechlin do que com qualquer outro pedagogo. Koechlin escreveu três livros de texto resumido: um sobre Harmonia (três volumes, 1923-26), um de teoria musical (1932-1934) e um grande tratado sobre o assunto de orquestração (quatro volumes, 1935-1943). Ele também escreveu uma série de trabalhos didáticos menores.


Koechlin era uma figura amada e venerada no meio musical francês, sua longa barba que flui contribuindo para a sua imagem patriarcal. 

Após a descoberta de sua tuberculose em 1888, com a necessidade de construir a sua força levou a se tornar um alpinista, nadador e tenista entusiasta. 

Foi um astrônomo amador e um fotógrafo realizado. Foi um dos grandes místicos entre os compositores franceses, cujo credo pessoal era panteísta, em vez de cristão.

Ele faleceu em 31 de Dezembro de 1950, aos 83 anos de idade, e seu corpo foi sepultado, em sua casa de campo em Le Canadel, Var, na França. 


Na sua sepultura está escrito em francês: “O espírito do meu trabalho e de toda a minha vida é acima de tudo um espírito de liberdade.”

Koechlin disse uma vez: "O artista precisa de uma torre de marfim, não como uma fuga do mundo, mas como um lugar onde ele possa ver o mundo e ser ele mesmo, esta torre é para o artista como um farol que brilha em todo o mundo”.

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