quarta-feira, 5 de outubro de 2016

WESLEY



Samuel Wesley, organista e compositor, também contemporâneo de Wolfgang Amadeus Mozart. 

Sarah Gwynne
Charles Wesley


Nascido no dia 24 de Fevereiro de 1766, 
em Bristol na Inglaterra, filho de Sarah Gwynne e do Reverendo Charles Wesley, pastor e famoso compositor de hinos da igreja metodista. 




Samuel Wesley (avô)
John Wesley


Neto do poeta Samuel Wesley e sobrinho do também Reverendo John Wesley, o fundador da Igreja Metodista.






Seu irmão mais velho, Charles Wesley, foi também cravista, organista e compositor.

Charles Wesley, irmão

Tocava violino e órgão, trabalhou como maestro e professor de música.

A maioria de suas obras eram composições para a igreja, dentre elas destaca-se o moteto In Exitu Israel e, embora, com a idade de oito anos, alguns o chamavam de "Mozart Inglês", ele nunca alcançou tal eminência.

Antes de completar seus cinco anos de vida, Samuel aprendeu a ler debruçado sobre o oratório Sansão de Handel, pouco tempo depois aprendeu, sem qualquer instrução a escrever.

Um autêntico autodidata.

Samuel mostrou o seu talento musical quando era ainda muito jovem. Influenciado pela audição desde o berço dos estudos de seu irmão.

Entre seis e sete anos de idade, ele foi ensinado a tocar a partir de notação musical desenvolvida por David Williams, um jovem organista de Bath, entretanto, mesmo antes de saber ler ou escrever partituras, compôs algumas partes do oratório “Ruth” que concluiu quando tinha cerca de oito anos de idade, e que foi muito elogiado pelo Dr. Boyce. Ao mesmo tempo, ele aprendeu a tocar violino, instrumento no qual se tornou mestre, mas sua predileção era o órgão.

Em 1777 ele publicou Oito Lições para o Cravo. Antes de atingir a maioridade, ele havia se tornado um bom erudito, adquiriu algum conhecimento de línguas modernas, graças ao seu gosto pela literatura, e já era reconhecido com um grande prodígio tanto no órgão, quanto no piano.

Em 1784, Samuel Wesley entrou para a Igreja Católica Romana.

Três anos mais tarde, numa noite em 1787, caminhava ao longo de Snow Hill, quando sofreu um acidente, cujas consequências afetaram o resto da sua vida, que o levaram a ter alguns hábitos erráticos e excêntricos.

trepanação
Ele caiu em uma escavação profunda das fundações de uma construção, na queda feriu gravemente seu crânio.

Recusou-se a submeter à operação de trepanação, que consiste na abertura de um ou mais buracos no crânio, através de uma broca neurocirúrgica, e sofreu por sete anos de desânimo e irritabilidade nervosa. 

Devido a isso, deixou todas as suas atividades, até mesmo a sua paixão pela música.

Em 1788 Wesley foi iniciado na Maçonaria, na Lodge of Antiquity nº 1 (atual nº 2), excluído três anos mais tarde por não cumprir as obrigações financeiras, mais tarde filiou-se a Somerset House Lodge nº 2. 

Retornou Antiquity em 1811, foi nomeado como o primeiro Grande Organista da Grande Loja Unida da Inglaterra em 1813, pelo Duque de Sussex, então Grão Mestre, ocupou o cargo até 1817 quando renunciou por motivos de saúde, tornou-se membro honorário em 1819.

Em 1793, casa-se com Charlotte Louise Martin, com quem já vivia maritalmente, contrariando a sua conservadora família, o casal teve três filhos, o casamento se desfez quando sua esposa descobriu que ele se envolvia com Sarah Suter, uma adolescente que trabalhava na residência como criada doméstica.

Passou a viver com a jovem, sem nunca ter se casado novamente, tiveram sete filhos.
Entre 1808 e 1809, trocou diversas correspondências com Benjamin Jacob sobre as obras de JS Bach que ele havia descoberto em seus estudos.

Em 1811, Samuel Wesley foi contratado como regente e organista solo do Birmingham Festival, e lecionou na Royal Institution e em outros lugares.

Em 1816 ele sofreu uma recaída de sua doença, e foi obrigado a abandonar o exercício da sua profissão até 1823, quando retomou suas atividades até 1830, tornando-se em 1824, organista da Camden Chapel, na Camden Town, vítima de mais uma crise foi incapaz dar continuidade ao seu trabalho.

O acidente o transformara em uma pessoa de difícil convívio, pois vivia em meio a crises de depressão e de insanidade, numa dessas crises, em 1817, tentou o suicídio, se atirando pela janela, sobreviveu, mas viu-se obrigado a viver com algumas limitações físicas.

Durante sua recuperação se trabalhou com afinco em arranjos e divulgação das obras de J. S. Bach, Samuel se empenhou em propagar o trabalho de Bach, entre músicos ingleses, juntamente com FelixMendelssohn.

Uma de suas últimas aparições foi no concerto da Sacred Harmonic Society, no dia 07 de Agosto de 1834, quando tocou o hino “All go unto one place” que compusera em homenagem ao seu irmão Charles, por ocasião de seu falecimento.

Mendelssohn


Sua derradeira aparição em público ocorreu no dia 12 de Setembro de 1837, Christ Church, na Newgate Street, onde esteve presente no intuito de ouvir a apresentação de Mendelssohn baseada na sua obra e na de Johann Sebastian Bach.


Sepultura de Samuel Wesley

Um mês depois, no dia 11 de Outubro de 1837, faleceu em Londres e foi sepultado no dia 17 de Outubro no cemitério da Old St. Marylebone Church, onde estavam os restos mortais de seus pais, irmã e irmão.


Samuel Sebastian Wesley


Samuel Wesley deixou vários filhos; seu filho mais velho, fruto do casamento, Rev. Charles Wesley, (1795-1859), foi sub-reitor da Chapel Royal, e editor de uma coleção de hinos. Seu filho mais novo, fruto de sua união com Sarah, Samuel Sebastian Wesley (1810-1876), também foi organista talentoso e compositor, que herdou a genialidade de seu pai, o Sebastian do nome é uma homenagem a Bach.



Samuel Wesley foi, indiscutivelmente, o maior organista Inglês do seu dia, e tanto na sua forma de tocar extemporânea e em seu desempenho das fugas de J. S. Bach e G. F. Handel ele era incomparável. 


Suas composições eram numerosas e variadas, e alguns são da mais alta excelência. Sua música instrumental mostra que ele era, até certo ponto, um pioneiro do estilo sinfônico na Inglaterra.

Conheça um pouco de sua obra

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