quinta-feira, 22 de junho de 2017

STRADELLA


Alessandro Stradella foi um cantor, professor de canto, violinista e compositor italiano do período barroco, nascido no dia 03 de Abril de 1.639 em Nepi, perto de Viterbo. E muito popular na República de Veneza, um dos músicos mais talentosos do século XVII.
Marchese di Vignola
Pouco se sabe sobre a sua infância e adolescência.

Sabe-se que nasceu numa família da nobreza e teria estudado música na cidade de Bolonha, mas desconhecesse seu professor ou professores. 

Entretanto toda documentação existente da época é escassa ou contraditória, até mesmo inexistente.

Era filho do Cavaleiro Marco Antonio Stradella de Piacenza, vice-marquês e governador de Vignola para o Príncipe Boncompagni, que não desejava viver naquela região quando recebeu o título de Marchese di Vignola, entre 1642-1643, foi destituído do posto, quando perdeu o castelo para as tropas papais, após vários dias de resistência ao cerco impingido.

É sabido que viveu em Roma a partir de 1653, onde foi pajem do Duque de Lante até 1661. 

Nesta corte teve contato com personalidades da cidade, e por esses contatos, recebeu uma encomenda da Arciconfraternita del Santissimo Crocifisso para compor o seu primeiro oratório.

Por ser de família nobre não necessitava de patrono, mecenas ou qualquer instituição que o bancasse, assim era totalmente autônomo, embora suas composições fossem feitas por encomendas.

Papa Clemente X

Alessandro Scarlatti
Por volta de 1670-1672, seu Il Biante, uma azione drammatica, foi realizado em homenagem ao Papa Clemente X.

Há dúvidas de que fosse realmente um cantor já que os grandes cantores italianos do século XVII eram quase exclusivamente castrados.

Sua técnica de composição era notável, e quase igual à de Alessandro Scarlatti, que em seus primeiros anos era muito influenciado por Stradella.

Il Moro Per Amore - San Giovanni Battista
Suas melhores óperas são Il Floridoro, também conhecida como Il Moro per amore, e Il Trespolo tutore, uma ópera cômica em três atos.

Sua música sacra tem menor importância, com ressalva ao Oratório S. Giovanni Battista.

Em 1677, foi a Veneza contratado por um nobre poderoso, Aloysius Contareno, como o tutor musical de sua amante, Agnese Van Uffele, também chamada Ortensia. 

Contareno apresenta Stradelli a Ortensia
Ela e Stradella começaram um caso e fugiram de Veneza juntos para Turim, ficando sobre a proteção de Marie Jeanne Baptiste de Savoy-Nemours, a regente da Sabóia.
Aloysius Contareno

Contareno seguiu e instruiu o Arcebispo eles deveriam se casar ou que ela fosse mandada para um convento. 

Os dois se casaram em outubro, entretanto, depois de assinar o contrato, ele foi atacado por trás, em 10 de outubro, por dois assassinos contratados, que o acreditavam morto quando o deixaram na rua, no entanto ele sobreviveu.

Em 1678, Stradella fugiu para Gênova, onde se encontrou com Lonati, e foi pago para compor música para a nobreza local e para o Teatro Falconi.

Fachada da Basílica
Em 25 de Fevereiro de 1682, ele foi esfaqueado na Piazza Banchi. Suas infidelidades eram bem conhecidas, e um nobre da família Lomellini contratou o assassino que acabou com a vida de Stradella, a identidade do assassino nunca foi descoberta.

Stradella foi sepultado na Basílica Santa Maria delle Vigne em Genova, na Itália.

De acordo com Sedley Taylor, em seu livro, The Indebtedness Of Handel To Works By Other Composers, sua serenata para vozes e duas orquestras, Qual prodigo ch'io, miri, foi usada por Handel como a base em Israel no Egito, conforme uma análise detalhada que publicou, em que aponta várias outras peças do compositor presentes na obra de Handel.

Arcangelo Corelli
O seu maior feito é originar o concerto grosso: enquanto Corelli na sua Op. 6 foi o primeiro a publicar obras sob este título, Stradella claramente usa o formato mais cedo em um de seus Sonate di viole.

Como os dois se conheciam, é provável uma influência direta.


A melhor coleção de obras de Stradella existente é a da Biblioteca Estense em Modena, que contém 148 manuscritos, incluindo quatro óperas, seis oratórios e várias outras composições.
Fachada Atual da Biblioteca e os manuscritos
Stradella compôs 27 peças instrumentais separadas, a maioria para cordas e baixo contínuo, e tipicamente no formato sonata da chiesa.
Marie Jeanne Baptiste de Savoy-Nemours

Ele escreveu duas cantatas para sua protetora, Marie Jeanne Baptiste de Savoy-Nemours, a regente de Savoy, Se del pianeta ardente e Sciogliete i dolci nodi.



Sua vida colorida e sua morte sangrenta ordenada pela poderosa família Lomellini forneceram a base para óperas biográficas como Stradella (Paris, 1837) de Louis Niedermeyer e Alessandro Stradella (Hamburgo, 1844) por Friedrich von Flotow.


O escritor americano Francis Marion Crawford também produziu uma novela altamente romantizada do caso de Stradella e Vôo de Veneza, intitulado Stradella (Macmillan 1909).

Divirta-se

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