quarta-feira, 22 de novembro de 2017

SOLER


Antonio Francisco Javier Jose Soler Ramos, ou simplesmente Padre Antonio Soler, compositor espanhol cujas obras estão enquadradas entre o barroco tardio e o período clássico. 

Nascido em Olot, na província de Girona, na Catalunha, Antonio Soler foi batizado no dia 3 de Dezembro de 1.729.
Aos seis anos de idade, em 1.736, foi levado ao Mosteiro de Montserrat, lá entrou na Escolania (escola de coro), teve aulas com o Benit Esteve, maestro residente, e com o organista Benito Valls.
Catedral La Seu d’ Urgell
Oito anos depois foi designado organista da Catedral La Seu d’ Urgell, ali foi ordenado como subdiácono. Mais tarde, ocupou o posto de Mestre de Capela em Lleida e em El Escorial.
Aos 23 anos foi ordenado padre.
Sua jornada diária de 20 horas era dividida entre orações, contemplações e cultivo da terra. Sem vaidades e numa vida simples.
Rei Carlos III
Infante Don Gabriel
Durante sua vida compôs mais de 500 obras musicais, dentre elas cerca de 150 sonatas, muitas delas escritas para seu aluno, o Infante Don Gabriel, um dos filhos do Rei Carlos III. 
Algumas dessas, aparecem ritmos e frases típicas espanholas.
Não são conhecidos retratos Soler.

As obras mais célebres do Padre Soler são as suas sonatas de teclado, que são comparáveis àquelas compostas por Domenico Scarlatti, com que provavelmente tenha estudado. 
Domenico Scarlatti
Padre Samuel Rubio
No entanto, as obras de Soler são mais variadas do que as de Scarlatti, com algumas peças em três ou quatro movimentos, enquanto as de Scarlatti têm um ou dois movimentos. 
As sonatas de Soler foram catalogadas no século XX pelo Padre Samuel Rubio e, todos com números 'R' atribuídos.
Antonio Soler escreveu concertos, quintetos para órgão e cordas, motetos, missas e peças para solo de órgão.
Os seis quintetos de Soler para quarteto de cordas e órgãos e seus seis concertos para dois órgãos foi o que sobreviveu de sua música de câmara.
Escreveu ainda um tratado sobre modulação musical: Llave de la Modulácion. (processo usado para modificar a tonalidade de um trecho musical ou de uma parte da música).
Seu interesse pela teoria e história da música foi considerável e foi acompanhado de um entusiasmo por outros ramos de aprendizagem, incluindo a matemática.
Ele também foi empregado como consultor na construção de novos órgãos.

Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial
Faleceu no dia 20 de Dezembro de 1783, no Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial.
Aproveite a música

Nenhum comentário:

Postar um comentário