quarta-feira, 14 de março de 2018

GIARDINI




Felice Giardini foi um compositor e violinista italiano, nascido em Turim no dia 12 de Abril de 1716, conhecido também com Felice de Giardini.

Somis
Seu pai ao perceber que ele era uma criança prodígio, decidiu enviá-lo a Milão, canto, composição e cravo com Paladini em Milão, Felice Giardini voltou a Turim para estudar violino com Giovanni Battista Somis. 

Foi como violinista que alcançou a fama de virtuoso.

Aos doze anos de idade ele já tocava em algumas orquestras de teatro.

Jommelli
Em certa ocasião, Felice Giardini atuava como assistente de concertista, ou seja, líder da orquestra, durante uma ópera, tocou uma passagem solo para violino que o compositor Niccolò Jommelli havia escrito. O jovem músico decidiu demonstrar suas habilidades e improvisou variações que o autor não havia escrito. Embora o público tenha aplaudido alto, Jommelli, que estava presente, não ficou satisfeito e, de repente, levantou-se e deu uma bofetada na cara de Giardini, que anos mais tarde, observou:

- Foi aquela a lição mais instrutiva que já recebi de um grande artista!

Burney
Durante a década de 1750, visitou a Europa como violinista, alcançando muito sucesso em Paris, Berlim e especialmente na Inglaterra, onde ele finalmente se instalou e permaneceu por quarenta anos. 

Ele conseguiu grande notoriedade como intérprete de concertos, professor de violino, cantor e cravo e também como maestro.

Charles Burney descreveu-o como "o maior violinista da Europa".
JC Bach

Em 1752 ele assumiu a direção da orquestra da Ópera italiana, ele ocupou esse cargo em duas outras ocasiões, de 1756 a 1759 e de 1763 a 1764 e deu concertos solo sob os auspícios de Johann Christian Bach de quem era amigo íntimo.

Ele se casou com Maria Caterina Violante Vistris, uma cantora italiana, em agosto de 1753 em Bramham.

De 1774 a 1780 foi o primeiro violino dos Concertos do Pantheon. Ele voltou a dirigir a orquestra de ópera (1776-77, 1782-83), ao mesmo tempo em que foi o mestre de música do Duque de Gloucester e do Duque de Cumberland.

Em 1784, uma breve permanência na Itália, em Nápoles, para dirigir um teatro, mas encontrou contratempos financeiros. 

Retornou a Londres em 1790, onde fundou um conjunto de ópera cômica no Little Theatre de Haymarket, mas novamente falhou como empresário. Os tempos mudaram, e ele não era mais lembrado. 

Partiu então para a Rússia, mas novamente teve pouca sorte, morrendo em Moscou em no dia 08 de Junho de 1796.

De 1751 a 1790, ele publicou em Londres, Paris e Amsterdã, 31 volumes de música instrumental com sonatas para cravo e flauta, duos para dois violinos e para violino e violoncelo; trios, quartetos, quintetos e concertos para violino. Ele também compôs quatro óperas e um oratório: Ruth.

Sua música de câmara combina o chamado Galant Style com o classicismo do meio século 18 de Johann Christian Bach, os Stamitz e a escola de Mannheim.

No Galant Style, a escrita enfatiza as qualidades solo dos instrumentos, em vez de escrita parcial, para criar um todo. 

Giardini, embora escrevesse quartetos de cordas e quartetos para outros instrumentos - uma forma nova e em evolução na época - concentrado em trios de escrita, principalmente aqueles para violino, viola e violoncelo, dos quais ele escreveu pelo menos 18 peças.

A música de Giardini é conhecida entre as igrejas protestantes por seu "Hino italiano" ou "Moscou", que muitas vezes acompanha o texto "Come, Thou Almighty King" ("Venha, o Rei Todo-Poderoso") e também o hino de John Marriott "Thou whose almighty word” ("Você cuja voz todo-poderosa").

Curiosidade: Há uma rua na zona sul de São Paulo, no Jardim Coimbra com o seu nome. 



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