quinta-feira, 17 de maio de 2018

CARULLI


Ferdinando Maria Meinrado Francesco Pascale Rosario Carulli nasceu em Nápoles no dia 9 de fevereiro de 1770, filho de um literato, Michele Carulli.

Foi um dos mais famosos compositores clássicos e violinistas da história, além de ser o autor do método completo para violão mais conhecido no mundo, o qual continua a ser usado.

Fernando Sor
Aprendeu muito cedo solfejo e teoria musical com um padre, que também era um músico amador. 

Teve o violoncelo como seu primeiro instrumento musical, até que aos vinte anos descobriu o violão e desenvolveu seu próprio estilo de tocar. Não há notícias de bons mestres de violão em Nápoles naquele tempo. No entanto, como observa Sávio em seu artigo sobre Carulli (Violão e Mestres nº 5): "Sem dúvida deve ter encontrado professores de pouca projeção que lhe ensinaram os primeiros passos no instrumento".

Carulli era um artista talentoso. Suas apresentações em Nápoles eram tão populares que logo iniciou turnê pela Europa.

Em 1.801, Carulli casou-se com a francesa Marie-Josephine Boyer com quem teve um filho, Gustavo. Anos mais tarde começou a compor em Milão, onde contribuiu com as publicações locais.

Visitou Paris pela primeira vez em 1808, tendo sido recebido com entusiasmo comparável àquele dispensado pelo público parisiense a Sor e a Giuliani. Como concertista, Carulli foi exímio. Na época a cidade era conhecida como a "capital mundial da música".

Gragnani
Estabeleceu-se em Paris pelo restante de sua vida e contribuiu para a fama e a popularidade do violão entre a classe rica parisiense.

Seus contemporâneos elogiaram, entre outras qualidades, sua execução ágil e fluente.

Também em Paris que se tornou seu próprio editor e publicou a maioria de suas obras, aquelas que ele considerava seguras, para a aceitação de outros editores e para o ensino técnico aos iniciantes, além de obras de outros violonistas proeminentes, incluindo Filippo Gragnani de quem era amigo e que mais tarde dedicou três duetos de violão para Carulli, entretanto acredita-se que uma grande parte de suas grandes obras nunca foi publicada.

Pierre Rene Lacote
Carulli foi um dos compositores mais prolíficos do seu tempo, e deixou mais de 300 obras que vão desde os "Solfejos com acompanhamento de violão", passando por concertos para violão e pequena orquestra, até um método para acompanhar o canto ao violão. 

Também compôs algumas peças para violão e piano com seu filho Gustavo. Ele escreveu obras para orquestra de câmara e outros conjuntos.

Carulli propôs mudanças na construção do violão. Com Pierre Rene Lacote, um luthier francês, elaborou mudanças no instrumento, melhorando sua sonoridade.
Violonistas clássicos gravaram muitas de suas obras. Indiscutivelmente a sua peça mais famosa é um dueto de violão e flauta, que foi gravada por Alexandre Lagoya e Jean-Pierre Rampal, embora o Duo Op.34 tenha alcançado fama na Grã-Bretanha como um tema cultuado da ficção científica em "The adventure game" (O Jogo de Aventura - 1980) na TV britânica. O Duo Op. 34 tem muitas versões, sendo a de Julian Bream e John Williams, a mais famosa.

Focado em peças simples, em 1825, Carulli escreveu seu método mundialmente famoso de violão clássico, "Harmonia aplicada ao violão". No momento da publicação, o método era muito popular e teve várias reedições.

Como didata, Carulli inova e seus estudos são ricos de musicalidade espontânea. A inclusão, no seu método, de duos para serem executados por professor e aluno, representa uma nova abordagem didática. 


Sendo o violão um instrumento autossuficiente, o instrumentista é, quase sempre, um solitário em sua arte e por isso a música de conjunto, além de melhorar seu senso rítmico e sua leitura à primeira vista, certamente lhe trará vantagens de ordem psicológica, tirando-o, ainda que ocasionalmente, de sua solidão quase que compulsória.

Escreveu um número considerável de duos para dois violões, alguns dos quais gozam de grande popularidade até em nossos dias. Os 24 estudos que se encontram em seu método são progressivos e excelentes para iniciar o aluno no aprendizado da dinâmica e do fraseado, bases de uma boa interpretação.

Na década de 1830, muitos violonistas europeus seguiram para Paris, aparentemente, "atraídos pela sua personalidade". Com tantos outros músicos em Paris, Carulli trabalhou mais com o ensino, e logo teve membros da nobreza parisiense entre seus alunos.


Carulli faleceu em 17 de fevereiro de 1.841.

Curiosidade:

Conheça um pouco de sua obra

Nenhum comentário:

Postar um comentário