quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ANTHONY PHILLIPS

Anthony Edwin Phillips nascido em Chiswick, oeste de Londres, Inglaterra no dia 23 de dezembro de 1951.

Aos quinze anos de idade conheceu Peter Gabriel, Tony Banks e Mike Rutherford na escola secundária em 1967, juntos foram os fundadores da banda Genesis, tendo como baterista John Mayhew substituído mais tarde por Phil Collins.
alto: Moody Blues, King Crimson
abaixo: ELP - Pink Floyd
A banda Genesis foi uma das pioneiros da cena progressiva inglesa, que contava ainda com Moody Blues, King Crimson, Emerson Lake and Palmer e Pink Floyd.

Foi o primeiro guitarrista e backing vocal do grupo, onde permaneceu até 1970. Devido ao pânico que sentia por estar no palco durante as apresentações, por aconselhamento médico, o músico deixou a banda, logo após o lançamento do segundo álbum da banda, Trespass. Disse ele: "Minha experiência na estrada durante os últimos seis meses com o Genesis foram terríveis e tão traumáticos que eu acho que seria a última coisa que eu faria novamente".
O ábum seguinte da banda - Nursery Cryme - o primeiro após a saída de Phillips, contava com duas de suas canções:
- "The Fountain of Salmacis" http://www.youtube.com/watch?v=NpILkBBve7k
Genesis - 1967
Anthony Phillips, Mike Rutherford, Tony Banks, Peter Gabriel & Chris Stewart
Após deixar a banda, Anthony estudou orquestração e harmonia na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, com a licenciatura passou a lecionar piano e vilão na Reeds School and Peper Harrow.
Montou um estúdio caseiro onde realizou gravações com Harry Williamson, Mike Rutherford e Phil Collins, entre outros, que participam de seu primeiro álbum solo The Geese & The Ghost, lançado em 1977.

Desde então Phillips mantém uma longa e relativamente bem-sucedida carreira solo. Gravou numerosas trilhas sonoras, álbuns solo e colaborações. Ele também trabalhou como produtor e engenheiro de gravação.
Não se pode comparar o sucesso da banda Genesis com o seu trabalho solo, entretanto sua contribuição ao rock progressivo deve ser respeitada. Músicos de sua época optaram pelo sucesso fácil, enquanto Anthony Phillips manteve-se fiel aos seus ideais, o que pode ser notado em sua música.
Ele possui 34 álbuns solo, gravados entre 1977 e 2012, mas sua obra com o Genesis continua a ser importante para ele.


 Alguns de seus discos são mais progressivos do que outros, em especial Sides de 1979, e aquele que é considerado sua obra prima Wise after the event de 1978.






Para ouvir as músicas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário