quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ULI JON ROTH

Ulrich Hans Joachim Anton Josef Roth nascido no dia 18 de dezembro de 1954 em Düsseldorf na Alemanha, também conhecido como Uli Jon Roth.
Na infância aprendeu a tocar trompete clássico.
Formou o trio The Somethings, em 1967 juntamente com Bernd Kloss e Fritze Winterfled, Uli Roth assumiu inicialmente como trompetista.
Influenciado por Kloss, começou aprender guitarra, já tocava contrabaixo, ainda que em uma guitarra com apenas quatro cordas. Ao trio juntaram-se Hubert Rybold e Joerg Hoffman, e adotaram o nome de Infinity Blue, que durou até 1971.
A partir dos 16 anos de idade começa a escrever poemas e letras de músicas, influenciado pelo talento de seu pai, o escritor e jornalista Carl-Joseph Roth, falecido em 1972.
Em Fevereiro de 1972, funda a Banda Dawn Road com forte conotação neo-clássica, com repertório próprio composto em sua maioria por Roth e trechos de clássicos como Rachmaninoff, com poucos ensaios e apresentações pois, dedicava quase todo o seu tempo ao estudo de violão clássico.
Em Abril de 1973, Rudolf Schenker convidou Ulrich Roth a reformular o Scorpions que haviam se separado após a saída de Michael Schenker, convenceram Klaus Meine a retomar os vocais, e os demais membros da Dawn Road, Achim Kirschning, Juergen Rosenthal e Francis Buchholz.
Com a banda gravou quatro álbuns e um disco ao vivo. Várias foram as mudanças na formação do grupo, em 1978, quando já tinha alcançado fama mundial, deixou a banda por não concordar com a direção do álbum Lovedrive.
Ulrich crê que estes cinco anos foram fundamentais no seu aprendizado sobre o negócio da música.
Formou então o grupo Electric Sun que durou até 1985, gravando três álbuns inovadores. Misturavam Jimi Hendrix e música clássica. Originalmente era um trio, mas chegou a ter até nove músicos no palco.

no alto: Infinity Blue e Dawn Road
abaixo: Scorpions e Electric Sun
No início dos anos noventa, participou e organizou diversos concertos tributo a Jimi Hendrix que foi a maior influência de Uli como guitarrista. Nestas apresentações Roth sempre se esforçou por apresentar o que era menos conhecido do legado de Jimi ou buscava novas formas para executá-las.
Decidiu então dedicar-se à música clássica. Em 1993 apresentou o Symphonic Rock for Europe, com uma centena de participantes, contando com a Orquestra Sinfônica de Bruxelas, o Coral de Namur, uma banda e quatro tenores. Apresentou a sua primeira sinfonia intitulada Europa Ex Favilla, feita especialmente para o evento, e várias obras da música erudita como Beethoven, Mozart, Mendelssohn e Vivaldi, com arranjos criados por ele.
Symphonic Rock for Europe
Acreditando que a música erudita na atualidade é apresentada sem a devida seriedade com o espírito do tempo e da idade em que vivemos. Equipara as vendas de CDs cada vez menores, ficando por vezes restrito ao mercado virtual. Com isto encontra-se muita dificuldade para encontrar patrocínios para projetos ou gravações envolvendo este tipo de música.
Com isto em mente criou a Sky Orchestra e fundo a sociedade LUX ARTIS projetado para dar abrigo ao verdadeiro espírito da arte e promover um renascimento de valores artísticos dentro dos parâmetros do tempo em que vivemos.
Sky Guitar
Ulrich é um verdadeiro multi-instrumentista que escreve as suas próprias partituras e arranjos musicais. Também é diretor musical, pinta quadros a óleo realistas, escreve poesias, bem como tratados filosóficos.
Inventou seu próprio instrumento original – o lendária Guitarra Sky de seis oitavas.
Detém total controle de sua obra produzindo e dirigindo seus álbuns e vídeos.
Atualmente tem sido inspiração e influência para muitos guitarristas da atualidade, é considerado um músico à frente de seu tempo.
Em 2003 teve seu nome colocado na Calçada da Fama do Rock & Pop Europa Museum, na cidade de Gronau na Alemanha.
Seu método de trabalho sempre primorou pela qualidade, não se preocupa em agradar às exigências do mercado.
Em seus projetos solos evoluiu para se tornar um talentoso e influente guitarrista e arranjador.
De acordo com sua filosofia toda a verdadeira arte, seja musical ou visual, surge a partir de um estado de quietude, como uma tela de nada ou escuridão. Um som emerge do silêncio como a luz emerge da escuridão.
Já compôs quatro sinfonias, dois concertos e inúmeras canções.
Músicas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário