Joseph Haydn, nascido em
Rohrau, Baixa Áustria no dia 31 de Março de 1732, filho de Mathias Haydn e Maria
Koller, sendo o segundo de filho em uma família de doze irmãos.
Em 1736 teve sua
instrução inicial em Hainburg, posteriormente foi admitido no coro da Catedral
de Santo Estevão em Viena, onde concluiu sua educação musical.
Niccolo Porpora |
Durante alguns
anos atuou como músico de taverna e serenatas populares. Através de Niccolo
Porpora entrou em contato com o grande mundo da música, em 1759 foi nomeado
diretor musical da câmara do conde Morzin da Boêmia.
Casou-se em 1760
com Maria Anna Keller, este matrimônio não durou um único ano. A partir desta
data o compositor passou pelo menos 30 anos de sua vida prestando serviços aos
membros da família Eszterházy, grandes apreciadores de música. Apesar do árduo
trabalho, Haydn se dava por feliz com esse emprego. Na corte, ele dispunha de
bons cantores e instrumentistas que interpretavam as suas obras. Como empregado
dos Eszterházy, seguiu a família por onde fossem: viveu em Eisenstadt, palácio de
inverno em Viena, e em Eszterháza, o grande palácio da família, na Hungria.
Sentido horário: Busto na cidade natal Rohrau; Placa na entrada de Eisenstadt reverenciando a Joseph Haydn; Catedral de Santo Estevão em Viena. |
Datam da década
de 1760, suas primeiras sinfonias, que não sobreviveram no repertório. Nelas
são utilizados elementos da música barroca, conjugando, em pequenas orquestras,
instrumentos de sopro e cordas.
A partir de
1768, atingindo a maturidade, o estilo de Haydn se transforma, tornando-se mais
expressivo com o uso de modulações e contrastes entre os movimentos. Nessas
obras predominam o gosto pela assimetria formal, a nobreza aristocrática e a
jovialidade popular. As seções mais importantes da música instrumental de Haydn
são as sinfonias e quartetos.
Realizava curtas
viagens à Viena, onde tinha amizade com Mozart. Por influência de Leopold
Mozart foi iniciado na mesma Loja que Mozart frequentava, Verdadeira Harmonia,
no dia 11 de Fevereiro de 1786.
Em 1791, com a
morte do príncipe e gozando de mais liberdade na corte, Haydn realizou
inspiradoras viagens à Inglaterra, onde compôs 12 famosas sinfonias. Aclamado
pela sociedade britânica, recebeu da conceituada Oxford University o título
honorário de Doutor em Música.
A repercussão de
sua obra foi grande. Na Áustria todos eram Haydnianos, inclusive o jovem
Mozart. Terminou os seus dias cercado de constantes visitas, admiração e respeito,
transmitindo seus ensinamentos aos jovens, dentre os quais o mais ilustre foi
Beethoven.
Beethoven |
Antes de morrer, Haydn ditou suas lembranças e preparou o catálogo
de suas obras. Faleceu em 31 de maio de 1809, em Viena, quando a cidade foi
ocupada pelas tropas de Napoleão. Foram os próprios oficiais franceses que
formaram a guarda de honra no seu enterro.
No decorrer de
uma importante cerimônia em sua memória, no dia 15 de Junho de 1809, foi
executado o Réquiem de seu amigo Mozart. Os restos mortais de Haydn jazem no
túmulo, localizado na Igreja do Monte (Bergkirche), em Eisenstadt, próximo do
Palácio Esterházy, onde viveu e trabalhou para música.
Túmulo de Joseph Haydn |
Homem do século
aristocrático que não abandonou as raízes populares, católico ligado ao
ambiente racionalista da maçonaria. Assim era Haydn, com personalidade ambígua
que refletia nas tensões dramáticas da forma-sonata. Suas últimas sinfonias são
mais complexas, com o emprego da percussão e novos timbres.
Não há exagero
ao afirmar que Franz Joseph Haydn é um dos maiores compositores do período
clássico. Haydn é o primeiro nome da Tríade Clássica, seguido de Mozart e
Beethoven. A influência que exerceu no desenvolvimento da sonata foi marcante.
Esta era uma das formas mais importantes do classicismo, e continuou a ser utilizada
nos períodos seguintes, tanto no romantismo quanto por compositores do Século XX.
A produção de
Haydn foi imensa, abrangendo cerca de meio século de atividade. Embora tenha
sido compositor essencialmente instrumental, sua produção compreende todos os
gêneros instrumentais e vocais, sacros e profanos. À quantidade enorme se
superpõe à dificuldade de, não se tendo ainda estabelecido uma edição completa
de suas obras, muitas atribuições serem errôneas. Não sendo possível percorrer
uma evolução cronológica, sua obra deve ser considerada em uma divisão básica:
instrumental e vocal. Compôs ao longo de cerca de 50 anos: 104 sinfonias, 83
quartetos, além de dezenas de aberturas, marchas e divertimentos para pequenas
orquestras, vários concertos para cravo e orquestra.
Em suas obras
vocais Haydn não é inovador como foi na música instrumental. Segue,
relativamente, a tradição. Filho de século profano foi também operista. Mas é
na música litúrgica que se destaca mais. Curiosamente, embora cristão
fervoroso, não fez muita distinção entre religioso e o profano. Suas missas
estão carregadas de elementos profanos. Eram consideradas inconvenientes para
liturgia.
Mozart |
As missas de
Haydn, da última fase, revelam a influência de Mozart, não tendo aspecto
litúrgico, mas de sinfonias corais.
Destaque para o
oratório A Criação de 1798, sua maior obra vocal, de grande complexidade
emotiva, demonstra a fração de Tempo em que, no Espaço do Caos, a Luz se fez.
Trecho da partitura de A Criação |
Haydn deixa nesta obra o seu mais alto tributo para o brilhante acervo artístico
da Augusta Ordem. (A abertura desta peça está entre as disponíveis no link).
Segue o link com algumas de suas obras, destaque para Quarteto de Cordas - O imperador - 2º mov 'Poco adagio cantabile' - que é o hino da Alemanha:
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