quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

MARK KNOPFLER

Mark Freuder Knopfler nascido em 12 de agosto de 1949, na cidade de Glasgow na Escócia. 
Na adolescência seu sonho de consumo era uma Fender Stratocaster Fiesta Red, similar a utilizada pelo guitarrista Hank Marvin, mas acabou no lugar adquirindo uma Hofner Super Solid por, na época, 50 libras.

Hank Marvin e a Fender Stratocaster Fiesta Red - o sonho de consumo, e a Hofner Super Solid sua primeira guitarra.
Durante os anos 60 participou de bandas de jovens, enquanto era influenciado pelo estilo de cantores como Elvis Presley e guitarristas como Scotty Moore, James Burton que tocavam com Elvis, B.B. King, Django Reinhardt, Hank Marvin, e Chet Atkins, com quem mais tarde trabalharia.

Elvis, Scotty Moore e James Burton
B.B. King e Django Reinhardt

Cursou jornalismo durante um ano, foi contratado como repórter júnior em Leeds para o Yorkshire Evening Post. Dois anos mais tarde, decidido a concluir seus estudos, integrou a turma de Inglês na Universidade de Leeds, graduando-se em 1973. Então se mudou para Londres.
Nessa época entrou para a banda Brewer’s Droop. Uma noite quando estava com seus amigos, o único instrumento disponível era um violão velho com o braço empenado e com cordas ‘extra-light’ para torná-lo tocável. Mesmo assim, Mark achou que era impossível de tocar a não ser que ele usasse os seus dedos da mão direita de uma forma diferente. Ele disse numa entrevista anos depois, “Foi quando eu encontrei a minha ‘voz’ na guitarra”.
O estilo de tocar sem palhetas seria um dos mais definitivos traços de seu trabalho. Knopfler é um dos melhores guitarristas que tocam fingerstyle, sem palheta. Sua técnica pouco comum o colocou na 26° posição da lista dos “100 Melhores Guitarristas de Todos os Tempos”,lançada pela revista Rolling Stone.
Em meados dos anos 70, Knopfler devotava a maior parte das suas energias musicais ao grupo Café Racers, tempos depois, com Pick Withers como baterista, David Knopfler na guitarra rítmica e John Illsley como baixista eles mudaram o nome para Dire Straits devido a situação financeira dos integrantes da banda na época. Dire Straits significa algo como ‘Tremendos Apuros’.
Mark e David Knopfler, Pick Withers e John Ilsley
a primeira formação do Dire Straits

A banda alcançou sucesso primeiro fora do Reino Unido, incluindo Europa e América do Norte após o lançamento do primeiro álbum.
Durante 1983 e 1984 Knopfler esteve envolvido com projetos paralelos, incluindo a composição e produção da trilha sonora do filme Local Hero, que obteve excelente recepção crítica , seguido pelas trilhas dos filmes Cal e Comfort and Joy.
Produziu o álbum Infidels, de Bob Dylan, além de Aztec Camera e Willy DeVille; ele também escreveu Private Dancer para o álbum de Tina Turner, do mesmo nome.
O maior sucesso do Dire Straits estaria no quinto álbum de estúdio, Brothers in Arms lançado em maio de 1985, o álbum alcançou status internacional, vendendo mais de 30 milhões de cópias no mundo todo . Credita-se ao álbum também o fato de ter sido o primeiro CD a vender mais de um milhão de cópias, contribuindo de sobremodo a popularização deste tipo de mídia.



Em 1989 Knopfler formou o conjunto de "The Notting Hillbillies", com Brendan Croker, Steve Phillips e Guy Fletcherque estaria no lado oposto do espectro comercial. Fortemente alinhado com a música norte-americana de raiz, como folk, blues e country, o conjunto resultaria em um álbum, "Missing... Presumed Having a Good Time" e uma turnê de pequeno porte, durante os anos 1990.

A ênfase de Mark na música country o levaria à participação do álbum conjunto "Neck and Neck", ao lado de Chet Atkins; o álbum mais tarde receberia 3 premiações Grammy.


A espécie de dinossauro Masiakasaurus knopfleri recebeu seu nome em homenagem a Mark Knopfler. Os paleontologistas estavam ouvindo um CD do Dire Straits com descobriram a espécie.

Guitarra Favorita: Entre as suas 70 guitarras, está uma Fender Stratocaster de 1954, uma das primeiras a serem feitas, a qual ele deu o nome de “Jurassic Strat.


Mark Knopfler segue em carreira solo, lançando discos, produzindo trilhas sonoras, e participações em diversos shows e eventos com outros artistas.

Para ouvir algumas músicas das trilhas sonoras e albuns solos, acesse ao link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/0B9F356bpnhA-V2R5eVlDeGVsOGs?resourcekey=0-kwlKRA8KtlQ3zDy_EMHkwg&usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário