quinta-feira, 31 de março de 2016

VIOTTI


Área destacada: Piemonte
Giovanni Battista Viotti, nascido em Fontanetto Po no Reino da Sardenha, hoje província de Vercelli, Piemonte, Itália, no dia 12 de maio de 1755 foi um compositor, maestro e violinista e produtor teatral. Reconhecido por seu virtuosismo.

Sua família era de origem humilde, seu talento musical precoce advém do interesse de seu pai, Felice Viotti, casado com Madalena Milan, um ferreiro e músico amador, que realizava noites musicais na casa da família, tocando trompa, com ele Giovanni deu os primeiros passos de sua formação.

Convidado a participar de um festival religioso em 1766 em Strambino, foi notado pelo bispo, Dom Francesco Rora, que o aconselhou a mudar-se para Turim para estudar na casa da Marquesa de Voghera.

Gaetano Pugnani
Revelando talento musical desde cedo, foi recebido pelo príncipe Alfonso dal Pozzo della Cisterna em Turim onde recebeu uma educação musical que o preparou para ser um aluno de Gaetano Pugnani passou um importante legado cultural para o jovem João Batista, especialmente para a predileção por um tratamento violino particularmente expressivo. 

A primeira atribuição profissional de Viotti remonta à temporada 1773-1774, em que aparece entre os violinos da orquestra do Teatro Regio. Serviu na corte de Savoia, pelo período de 1773 a 1780, Gaetano Pugnani, mestre de Viotti, o levou em uma turnê européia em 1780, tocando pela primeira vez em Genebra e Berna. Com os concertos realizados na Suíça, e estimulado pela fama obtida, Viotti decide continuar a viagem, atuando em Dresden uma audição para o príncipe da Saxônia Frederico Augusto III, e em Berlim, em abril de 1780, na presença de Frederick II e do Príncipe Frederick William Depois de Berlim, Viotti, segue para a Polónia, São Petersburgo, a partir de janeiro 1781 por quase 10 meses, tocando na corte de Catherine II, e em concertos públicos. 

Uma curta passagem em Berlim, Viotti publicou seu primeiro concerto para violino em lá maior, este momento marcou sua separação final de Pugnani, que seguiu o caminho de Turim, enquanto Viotti dirigiu-se para Paris.

Claude Joseph Rouget de Lisle
Em 1781 compôs o Tema e Variações em C maior, uma pontuação que em 1792 ele seria reutilizado por Claude Joseph Rouget de Lisle para a Marselhesa, o hino nacional francês; a paternidade de Viotti foi reconhecido na verdade, apenas em 2013.

Sua primeira aparição pública foi no Concerto Spirituel em 17 de Março de 1782, conhecendo sucesso imediato, foi contratado pela corte de Versalhes. Também em 1782 ele foi iniciado na Maçonaria em Paris Lodge Saint-Jean d'Écosse. 

Fundou a sua própria casa de ópera, o Teatro de Monsieur em 1788, com o patrocínio de Louis-Stanislas-Xavier, conde de Artois, irmão do rei, onde montou várias obras de Luigi Cherubini.

Johann Peter Salomon
Com o advento da Revolução Francesa, ocorre uma guinada radical e, embora tenha rebatizado sua casa de ópera como Théâtre Feydeau suas ligações com a realeza tornaram perigosa sua permanência na França.

Viotti se mudou para Londres, na Inglaterra em Julho de 1792, estreou em 07 de Fevereiro de 1793, no Hanover Square de Johann Peter Salomon, seu sucesso foi ainda maior, dando concertos e recitais como solista e atuando como empresário de óperas.

Quando as relações entre a Inglaterra e a França se deterioraram, foi acusado de jacobinismo e expulso do país, sua saída ocorreu no dia 08 de Março de 1798.

Foi para Hamburgo, onde viveu por quase dois anos, recusando-se a apresentar em público e dedicando-se à atividade de ensino e composição. 

Em julho de 1799, deixou a Alemanha e, em 1801, retornou a Londres, onde dedicou suas energias exclusivamente ao comércio do vinho, que oscilava repetidamente entre sucesso e dificuldades financeiras.

Viotti voltou à vida pública somente em 1813, quando ele apareceu, ao lado de Muzio Clementi e W. Cramer, na lista dos fundadores da Sociedade Filarmônica de Londres, patrocinada pelo Duque de Cambridge, seu amigo e dedicatória do Concerto para Violino No. 27.

Em 1818, graças a um velho conhecido, Monsieur Conde de Provence, ele assumiu o Théâtre Italien, e foi nomeado diretor do muito desejado Opéra de Paris, em 13 de Novembro 1819, trinta anos após o seu primeiro pedido.

Retornou a Londres em 1823, para visitar amigos, ali faleceu no dia 03 de Março de 1824.

Pierre Baillot
Pierre Rode

Viotti foi um grande violinista, mas deixou poucos alunos, entre eles Pierre Rode, August Duranowski e Pierre Baillot, e foi uma influência para Rodolphe Kreutzer.




Tocava em um violino Stradivarius, hoje conhecido como Stradivarius Viotti. 

Stradivarius Viotti
Entre suas composições mais notáveis estão os concertos para seu instrumento, que influíram na produção de Beethoven. Também deixou quartetos de cordas, canções, sonatas e música de câmara em várias formações.

Para ouvir e fazer download de composições de Viotti

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