Área destacada: Piemonte |
Giovanni Battista Viotti, nascido em Fontanetto Po no Reino
da Sardenha, hoje província de Vercelli, Piemonte, Itália, no dia 12 de maio de
1755 foi um compositor, maestro e violinista e produtor teatral. Reconhecido
por seu virtuosismo.
Sua família era de origem humilde, seu talento musical
precoce advém do interesse de seu pai, Felice Viotti, casado com Madalena
Milan, um ferreiro e músico amador, que realizava noites musicais na casa da
família, tocando trompa, com ele Giovanni deu os primeiros passos de sua
formação.
Convidado a participar de um festival religioso em 1766 em
Strambino, foi notado pelo bispo, Dom Francesco Rora, que o aconselhou a
mudar-se para Turim para estudar na casa da Marquesa de Voghera.
Gaetano Pugnani |
Revelando talento musical desde cedo, foi recebido pelo
príncipe Alfonso dal Pozzo della Cisterna em Turim onde recebeu uma educação
musical que o preparou para ser um aluno de Gaetano Pugnani passou um
importante legado cultural para o jovem João Batista, especialmente para a
predileção por um tratamento violino particularmente expressivo.
A primeira
atribuição profissional de Viotti remonta à temporada 1773-1774, em que aparece
entre os violinos da orquestra do Teatro Regio. Serviu na corte de Savoia, pelo
período de 1773 a 1780, Gaetano Pugnani, mestre de Viotti, o levou em uma turnê
européia em 1780, tocando pela primeira vez em Genebra e Berna. Com os
concertos realizados na Suíça, e estimulado pela fama obtida, Viotti decide
continuar a viagem, atuando em Dresden uma audição para o príncipe da Saxônia
Frederico Augusto III, e em Berlim, em abril de 1780, na presença de Frederick
II e do Príncipe Frederick William Depois de Berlim, Viotti, segue para a
Polónia, São Petersburgo, a partir de janeiro 1781 por quase 10 meses, tocando
na corte de Catherine II, e em concertos públicos.
Uma curta passagem em
Berlim, Viotti publicou seu primeiro concerto para violino em lá maior, este
momento marcou sua separação final de Pugnani, que seguiu o caminho de Turim, enquanto
Viotti dirigiu-se para Paris.
Claude Joseph Rouget de Lisle |
Em 1781 compôs o Tema e Variações em C maior, uma pontuação
que em 1792 ele seria reutilizado por Claude Joseph Rouget de Lisle para a Marselhesa, o hino nacional francês; a paternidade de Viotti foi reconhecido na verdade, apenas em 2013.
Sua primeira aparição pública foi no Concerto Spirituel em 17
de Março de 1782, conhecendo sucesso imediato, foi contratado pela corte de
Versalhes. Também em 1782 ele foi iniciado na Maçonaria em Paris Lodge
Saint-Jean d'Écosse.
Fundou a sua própria casa de ópera, o Teatro de Monsieur
em 1788, com o patrocínio de Louis-Stanislas-Xavier, conde de Artois, irmão do
rei, onde montou várias obras de Luigi Cherubini.
Johann Peter Salomon |
Com o advento da Revolução Francesa, ocorre uma guinada
radical e, embora tenha rebatizado sua casa de ópera como Théâtre Feydeau suas
ligações com a realeza tornaram perigosa sua permanência na França.
Viotti se
mudou para Londres, na Inglaterra em Julho de 1792, estreou em 07 de Fevereiro
de 1793, no Hanover Square de Johann Peter Salomon, seu sucesso foi ainda
maior, dando concertos e recitais como solista e atuando como empresário de
óperas.
Quando as relações entre a Inglaterra e a França se
deterioraram, foi acusado de jacobinismo e expulso do país, sua saída ocorreu
no dia 08 de Março de 1798.
Foi para Hamburgo, onde viveu por quase dois anos,
recusando-se a apresentar em público e dedicando-se à atividade de ensino e
composição.
Em julho de 1799, deixou a Alemanha e, em 1801, retornou a Londres,
onde dedicou suas energias exclusivamente ao comércio do vinho, que oscilava repetidamente entre sucesso e dificuldades financeiras.
Viotti voltou à vida pública somente em 1813, quando ele
apareceu, ao lado de Muzio Clementi e W. Cramer, na lista dos fundadores da
Sociedade Filarmônica de Londres, patrocinada pelo Duque de Cambridge, seu
amigo e dedicatória do Concerto para Violino No. 27.
Em 1818, graças a um velho conhecido, Monsieur Conde de
Provence, ele assumiu o Théâtre Italien, e foi
nomeado diretor do muito desejado Opéra de Paris, em 13 de Novembro 1819, trinta anos
após o seu primeiro pedido.
Retornou a Londres em 1823, para visitar amigos, ali faleceu
no dia 03 de Março de 1824.
Pierre Baillot |
Pierre Rode |
Viotti foi um grande violinista, mas deixou poucos alunos,
entre eles Pierre Rode, August Duranowski e Pierre Baillot, e foi uma
influência para Rodolphe Kreutzer.
Tocava em um violino Stradivarius, hoje
conhecido como Stradivarius Viotti.
Stradivarius Viotti |
Entre suas composições mais notáveis estão
os concertos para seu instrumento, que influíram na produção de Beethoven.
Também deixou quartetos de cordas, canções, sonatas e música de câmara em
várias formações.
Para ouvir e fazer download de composições de Viotti
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