quinta-feira, 5 de maio de 2016

Yo-Yo Ma


Hiao-Tsiun Ma
Yo-Yo Ma, nascido em 07 de Outubro de 1955, é um músico norte-americano nascido na França, de origem chinesa, considerado um dos melhores violoncelistas da história.

Yo-Yo Ma nasceu numa família de origem chinesa com forte influência musical. Sua mãe, Marina Lu, era cantora, e seu pai, Hiao-Tsiun Ma, era maestro, violinista e compositor. 

Yo-Yo Ma começou estudando violino e depois viola, antes de se interessar pelo violoncelo, instrumento que começou a manipular aos quatro anos de idade, com seu pai. 

Depois de um primeiro concerto em Paris, aos seis anos de idade, a família de Yo-Yo Ma se muda para Nova York.


Leonard Rose
Yo-Yo Ma era uma criança prodígio, tendo aparecido na televisão norte-americana com oito anos de idade, em um concerto conduzido por Leonard Bernstein. 

Ele entrou para a Juilliard School (na qual tinha aulas com Leonard Rose), e passou um semestre estudando na Universidade de Columbia antes de se matricular na Universidade de Harvard, mas se questionava sobre se valeria a pena continuar a estudar até que, nos anos 70, o estilo de Pablo Casals o inspirou. 

Myung-Whun Chung
Retorna à França para tocar com a Orquestra Nacional da França e com a Orquestra de Paris, sob a direção de Myung-Whun Chung.


Já desde sua infância e adolescência, Yo-Yo Ma possuía uma fama bastante estável e havia tocado com algumas das melhores orquestras do mundo.

Suas gravações e interpretações das Suítes para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach são particularmente aclamadas.



Yo-Yo e sua irmã


Sua irmã mais velha, Yeou-Cheng Ma, também nascida em Paris, é violinista e junto com Yo-Yo coordena um projeto chamado Children’s Orchestra Society (COS) em Long Island, nos EUA.







Em 1978, Yo-Yo Ma se casou com a violinista Jill Hornor. Eles têm dois filhos, Nicholas e Emily. 

Foto de família
Em janeiro de 2006, Yo-Yo Ma recebeu o título de Mensageiro da Paz ONU, a exemplo de vários outros músicos.

Ele foi premiado com a Medalha Nacional de Artes em 2001, [3] Medalha Presidencial da Liberdade em 2011, e o Polar Music Prize em 2012.
Silk Road Project
Atualmente, Yo-Yo Ma toca com o Silk Road Project, que visa juntar músicos de vários lugares do mundo de países pelos quais passava a histórica Rota da Seda. 


Além de gravações do repertório clássico padrão, ele gravou uma grande variedade de música popular, como blues de raiz norte americano “bluegrass”, melodias tradicionais chineses, os tangos de Astor Piazzolla, e música brasileira. Ele também colaborou com o cantor de jazz Bobby McFerrin.


Apresento aqui o álbum Yo-Yo Ma plays Ennio Morricone de 2004 com gravações de várias trilhas sonoras de filmes de Morricone interpretadas pelo violoncelista e produzido pelo próprio Ennio Morricone
Ennio Morricone

O álbum foi gravado com a Roma Sinfonietta Orchestra e com Gilda Buttà no piano. Morricone foi o responsável também pela orquestração e regência. O disco foi lançado em 28 de setembro de 2004.
Gilda Buttà

O álbum ficou 105 semanas na parada de álbuns clássicos Billboard Top.
As canções apresentadas são:

The Mission

"Gabriel's Oboe"
"The Mission: The Falls"

Giuseppe Tornatore Suite
"The Legend of 1900: Playing Love"
"Cinema Paradiso: Nostalgia"
"Cinema Paradiso: Looking for You"
"Malèna: Main Theme"
"A Pure Formality: Main Theme"

Sergio Leone Suite
"Once Upon a Time in America: Deborah's Theme"
"Once Upon a Time in America: Cockeye's Song"
"Once Upon a Time in America: Main Theme"
"Once Upon a Time in the West: Main Theme"
"The Good, the Bad, and the Ugly: Ecstasy of Gold"

Brian De Palma Suite
"Casualties of War: Main Theme"
"The Untouchables: Death Theme"

Moses and Marco Polo Suite
"Moses: Journey"
"Moses: Main Theme"
"Marco Polo: Main Theme"

The Lady Caliph
"Dinner"
"Nocturne"

Cello & Piano
Legend of 1900 - Playing Love
The Mission - Gabriel's Oboe

Nenhum comentário:

Postar um comentário