quarta-feira, 6 de julho de 2016

BEAUTIFUL DREAMER


Que tal ouvir um disco com o singelo título BEAUTIFUL DREAMER e o subtítulo “Lullabies the whole world loves”. Na capa uma jovem mãe com uma bebezinha no colo dormindo profundamente. Suspeito, não?
Bom este disco existe, foi lançado em 1993, e tem 12 faixas muito interessantes, e no conjunto realmente servem não só para dar aquela relaxada e puxar uma soneca. Mas também para uma pausa para meditação e introspecção. Todas as peças são orquestradas.

Vamos então às faixas:
Brahms
  1. Lullaby – Johann Brahms, o título original da canção é Wiegenlied: Guten Abend, gute Nacht, Op. 49, nº 4 – publicada em 1868, é uma das canções mais usadas pelos pais para ninar os seus bebes e um dos temas mais famosos e reconhecidos no mundo. Foi dedicada a Bertha Faber por ocasião do nascimento de seu segundo filho, sua amiga, por quem Brahms foi apaixonado na juventude.
    Partitura de Schlafe, mein Prinzchen
  2. Sleep, My Little Prince, Sleep – Bernhard Flies, um compositor pouco conhecido nascido na Alemanha em 1770, seu título original é Schlafe, mein Prinzchen, schlaf ein, há algumas controvérsias sobre a canção ser realmente de sua autoria, estudos recentes apontam que seu compositor seria de fato, Johann Friedrich Anton Fleischmann, entretanto esta canção já foi atribuída erroneamente a Wolfgang Amadeus Mozart, com o número K350 no catálogo Köchel.
    Capa da partitura de Too Ra Loo Ro Loo Ral
  3. Too Ra Loo Ro Loo Ral - James Royce Shannon, é uma canção americana de origem irlandesa escrita em 1913 para o musical Tin Pan Alley Shameen Dhu. A gravação original da canção feita por Chauncey Olcott alcançou a posição # 1 nas paradas musicais. E repetiu o sucesso com Bing Crosby em 1944 vendendo mais de um milhão de cópias e alcançou a quarta posição na Billboard.
    Gershwin
  4. Summertime – Gershwin, a canção é uma das partes mais conhecidas da peça Porgy & Bess de 1935, um jazz standard muito popular, considerada uma das melhores canções do autor. Gershwin declarou que essa música foi baseada em uma canção ucraniana de ninar, Oi Khodyt Son Kolo Vikon (Um Sonho Passa Pela Janela).
    Ned Washington, Leigh Harline & Walt Disney
  5. When you wish upon a star – parceria de Leigh Harline e Ned Washington, para a adaptação de Walt Disney para Pinóquio em 1940. Cantada no desenho pelo Grilo Falante. A canção é um dos ícones da Walt Disney Co.
    Harold Arlen & Edgard Yipsel "Yip" Harburg 
  6. Over the Rainbow – parceria de Harold Arlen e Edgar Yipsel "Yip" Harburg é uma das canções mais famosas da década de 1930. Escrita para o filme o Mágico de Oz, é citada como uma personificação da esperança e dos sonhos da juventude sobre um mundo melhor.
    Robert Schumann
  7. Traumerie – Robert Schumann, parte da Opus 15 do compositor, conhecida como Cenas da Infância, no original Kinderszenen, composto em 1838. Um conjunto de 12 peças, originalmente era trinta, exprimindo as reminiscências da infância. Numa resposta a forma que Clara Schumann costumava trata-lo como criança. Traumerei é uma das peças mais famosas do compositor alemão. Numa tradução livre Traumerei seria A Sonhar.
    Ponce
  8. Estrellita – Manuel Ponce, escrita em 1912 é a mais famosa peça do compositor mexicano, não é uma canção de amor, e sim de saudade.
    Engelbert Humperdinck
  9. Prayer – Engelbert Humperdinck, a música faz parte da ópera infantil Hänsel und Gretel, João e Maria – em português, baseado no conto dos irmãos Grimm composta entre 1891 e 1892 é um dos temas mais famosos da peça. O título em alemão é Abendsegen, também conhecida como Evening Prayer.
    Sir Joseph Barnby
  10. Sweet and Low – Sir Joseph Barnby, originalmente um poema de Alfred Lord Tennyson, publicado em 1847, considerada uma de suas canções mais famosas, o arranjo para coral foi composto em 1863.
    G.H.Clutsam
  11. Ma Curly Headed Baby - George Howard Clutsam, uma das várias composições populares do compositor australiano, teve a sua primeira gravação em 1912 com a cantora Marguerite Dunlap, arranjo para voz e orquestra, pelo selo Victor, de acordo com a Discography of American Historical Recordings.
    Abraham Goldfaden
  12. Sasins and Almonds - é uma canção de ninar tradicional judaica popularizado no arranjo por Abraham Goldfaden. É uma canção de ninar comum entre os judeus Ashkenazi europeus.
    Grieg
  13. Solvejg’s song – Edvard Grieg, escrita em 1875 pelo compositor norueguês, como uma das canções que compõem a música incidental para a peça Peer Gynt de Henrik Ibsen, ela aparece no terceiro ato. Posteriormente ela apareceria também em sua Suíte nº 2 – Opus 55. Uma canção simples e extrema beleza.
    S.Foster
  14. Beautiful Dreamer – Stephen Foster, considerado o pai da música norte americana, autor de clássicos populares como "Oh! Susanna", "Camptown Races", "Old Folks at Home", "My Old Kentucky Home", "Jeanie with the Light Brown Hair", "Old Black Joe", e "Beautiful Dreamer", não se sabe ao certo quando foi composta se em 1862 ou 1864, foi publicada postumamente, uma das mais belas serenatas do autor, uma canção com tema repetitivo tocado em arpejos, a versão apresentada pelo arranjo de Mantovani a deixou extremamente relaxante.


Vale a pena a audição e boa introspecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário